Como chegar ao lugar que desejamos? Como alcançar o sonho de vida? A resposta correta é estabelecer metas e prazos em relação aos esforços que faremos para alcançar nosso objetivo, porém, e se tivermos ajuda para chegar ao destino final? Esta é a proposta do livro Rumo ao Lugar Desejado, do escritor Tiago Brunet.

rumo ao lugar desejado

Se você já visitou o blog antes, deve ter reparado que existem outros resumos de livros do autor, por aqui. Então já deve saber, que divido os capítulos por tópicos interessantes. Segue ai a lista:

DINHEIRO É EMOCIONAL

12 DIAS PARA ATUALIZAR A SUA VIDA- A ARTE DA COMUNICAÇÃO

12 DIAS PARA ATUALIZAR A SUA VIDA- O CÓDIGO DA SABEDORIA

12 DIAS PARA ATUALIZAR SUA VIDA- O PODER DE UM MENTOR

12 DIAS PARA ATUALIZAR A SUA VIDA

Cap. 1 O poder do conhecimento

  1. Pegue esta frase, e coloca em sua mente: “Uma oportunidade não vale nada, se você não tem conhecimento para aproveitá-la. Em outras, palavras, antes de correr atrás de oportunidades, corra atrás de conhecimento; Mas de que tipo de conhecimento, estamos falando? Conhecimento prático! Estamos virando um país de teóricos, no momento, temos mais de 1 milhão de advogados e outro 1 milhão de pedagogo, agora, quantas destas pessoas tem conhecimentos práticos da profissão que escolheram? Que ver fica pior? Quantas delas, conseguem fazer dinheiro na área de atuação? Doí, né? Pois é, isso ai vale pra mim.
  2. O conhecimento liberta! Porém, o conhecimento dito aqui, não é aquele que é repassado em uma sala de aula, mas o conhecimento pessoal, sobre seus limites, sobre como aproveitar as oportunidades que surgem; Pessoas como Warren Buffet, Bill Gates, Abílio Diniz, Jorge Paulo Lemann, Sílvio Santos são Antifrágil, se eles perdessem tudo o que tem, em pouco tempo, estariam ricos novamente. O motivo é que eles conhecem o caminho da riqueza, eles buscarão obter conhecimento no passado e trilharão o caminho do sucesso, através do conhecimento sobre seus respectivos negócios, e uma vez trilhado este caminho, nunca mais se esquece.
  3. A diferença entre o rico e o pobre não está no bolso e sim na mentalidade ou melhor, no conhecimento prático em obter riqueza. Se pegar o Bill Gates e tirar todos os bens dele, e abandoná-lo em um local ermo, em pouco tempo, ele se reconstruirá, e voltara a fazer dinheiro. Pessoas como ele, são semelhantes ao servo bom e fiel, da parábola dos talentos, em Mt 25. 14-30, que recebeu 5 talentos e fez mais 5 talentos, com os que recebeu, sendo por isso elogiado por seu senhor. Por outro lado se alguém der 1 milhão de reais a uma pessoa com uma mentalidade de escravo, ela gastara tudo, em pouco tempo, tentando suprir o que a vida lhe negou, inclusive, sentimentos e emoções que não podem ser adquiridos por meios financeiros, como o amor de um pai; esta pessoa ficará pobre novamente e o pior: ainda ficará endividada, pois tentará, manter o nível de vida adquirido com a riqueza, sem que haja entrada de novas receitas.
  4. Quanto mais você fala, mais poder você dá, a quem o escuta; em outras palavras, informação é poder! Portanto escolha bem, a quem você dará poder sobre sua vida. Fale menos e escute mais. A sabedoria habita com o silêncio! Uma pessoa sábia não é manipulável por muito tempo!

Cap 2. Coaching Multifocal

  1. A diferença entre um coach e um psicólogo: se você está com sentimentos e emoções desordenadas, procure um psicólogo. Se você não sabe quem é, e nem para onde esta indo, não tem metas ou foco profissional ou pessoal, procure um coach. Coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas de que precisam para se tornarem completas. Não é possível ser completo, se você é feliz em apenas uma área da vida. Precisamos de um equilíbrio entre corpo, mente e inteligência existencial para sentimo-nos realizados. Coaching multifocal é uma mescla de teorias e ciências, como psicologia, neurociência, administração, empreendedorismo e inteligência multifocal.
  2. Coaching não é PNL(programação neurolinguística) mas trabalha com ela. Coaching não é autoajuda; Coaching não é psicologia ou psicanálise; Coaching não é mentoring, mas trabalha com mentorias; Coaching não é um curso; Coaching é uma filosofia de vida, antes de alguém aplicar a metodologia em alguém, precisa aplicá-la em sua própria vida;
  3. O coaching tem 3 pilares: levar uma pessoa do ponto A ao ponto B(sair do lugar atual para o lugar desejado); auxiliar na tomada de decisões; e quebrar as crenças limitantes;
  4. É impossível separar o coaching dos princípios milenares da bíblia, o motivo é que a bíblia é livro com mais PNL NO MUNDO;’
  5. Inteligencia existencial é saber o seu propósito de vida na terra. Este propósito é o que nos conecta com aquilo que não é natural. Estar conectado com o Criador não tem a ver com religião e sim com a finalidade, para qual fomos colocados no mundo.

Cap 3. Inteligencia Financeira

  1. Riqueza não é mesmo que segurança financeira; se você deseja ter um bom carro, ter a casa própria, fazer viagem internacional, ter um bom plano de saúde privado, colocar seus filhos em uma boa escola, ter seguro de vida, etc; tudo isso não é riqueza e sim segurança financeira. Ter segurança financeira nada mais é que sua renda principal, seja suficiente para cobrir seus gastos e sobre 10% para investimentos mensais.
  2. Renda principal é sua receita mensal por meio de seu trabalho principal. Renda extra é receita que entra de tudo aquilo que você gera por fora do trabalho principal. Renda passiva é aquela que você já criou, e independentemente do seu empenho futuro, ela será certa.
  3. Independência financeira é quando seus investimentos geram lucros maiores que sua despesa. Você já não trabalha pelo dinheiro, o dinheiro trabalha para você.
  4. A liberdade financeira é quando conquistamos a segurança financeira e a independência financeira, neste estágio, a pessoa não precisa ser esforçar mais para pagar as contas, porém ela decide continuar produzindo e abrindo novas oportunidades de renda. Uma pessoa motivada apenas por dinheiro, se tornar insatisfeita, quando alcança o nível da liberdade financeira, pois percebe que apenas dinheiro, não te torna uma pessoa realizada.
  5. Pare de gastar mais do que ganha; somente quem gasta menos do que ganha e investe a diferença, prospera. A principal causa do gastar mais do que se ganha são as mazelas emocionais. Se você não controlar suas emoções, elas controlaram o seu dinheiro. Não precisamos do dinheiro em si, mas sim das coisas que podemos adquirir com ele, entretanto, o que realmente nos fazem felizes e realizados não podem ser comprados com dinheiro.
  6. Aprenda a investir; existem no Brasil algumas dezenas de bons investimentos, porém a poupança não é um deles. Os melhores investimentos são em você mesmo e uma network, ou seja, rede de amizade.
  7. Os três estágios da vida humana são: necessidade, abundância e superabundância. A necessidade é estagio inicial de cada ser humano, que obriga a empreender e a buscar a segurança financeira; o estagio da necessidade é essencial para amadurecer conceitos, e fortalecer objetivos, além disso, serve para conhecimento próprio e para definição de sonhos.
  8. O estagio da abundância é quando alcançamos a independência financeira, este é estagio mais perigoso de todos, porque começamos a experimentar coisas que demonstram quem realmente somos. Se nossas emoções não forem treinadas e controladas no estágio da necessidade, elas se tornaram destrutivas no estágio da abundância, feriremos as pessoas ao nosso redor e até mesmo, cometeremos suicídio, como vários ricos e famosos; o estágio da abundância é como um trampolim, que pode te catapulta de volta ao estagio da necessidade, quanto ao estagio da superabundância, tudo vai depender de suas reações e comportamento, frente a fartura que você nunca teve.
  9. O estágio da superabundância é quando alcançamos a liberdade financeira. Quem chega neste estagio, dificilmente volta estágios atrás, porém, se voltarem ao estagio anterior, estas pessoas conseguem se reinventar novamente para voltar ao estagio da superabundância;
  10. O correto nem sempre é conveniente; o que você faz, não é mais importante do que como você faz. Para ter recursos financeiros eu preciso saber o quanto eu quero. O que paga minha qualidade de vida. A forma que você ganha dinheiro é determina se sua vida é destrutiva ou saudável. Lembre-se O como é mais importante do que O quanto. Você pode ganhar bilhões de dólares como Pablo Escobar, mas não adianta muito, se você vive como um rato e morre como um animal caçado.

     

    Imagine ser rejeitado por sua família, ser escravizado, ser punido com a prisão por um crime que não cometeu, e ainda assim, superar tudo isso e alcançar seu sonho? Conheça a surpreendente história de José, e as lições que podemos tirar dela, para vencemos os obstáculos de nossa vida!

    jose-pq

Cap 4. Empreendedorismo no Século 21

  1. Como podemos construir uma nação desenvolvida e próspera, senão investimos em educação financeira ainda infância? Ou como podemos esperar sair do buraco econômico em que estamos, senão valorizamos os empreendedores e pessoas de negócios?
  2. Os brasileiros são o povo com maior facilidade para se adaptar a uma nova cultura, regras e leis. Isso significa que temos uma grande oportunidade para tornamo-nos o povo mais internacionalizado do mundo. Isso significa que temos capacidade de fazer negócio com o mundo todo.
  3. Entender antes de empreender: uma armadilha de nossa mente, é achar que já sabemos como fazer algo que imaginamos ser muito bom. A pior escolha possível é achar que uma ideia genial vai dar certo, só porque é uma boa ideia; é necessário entender bem sobre o negócio ou ideia pelo qual investiremos dinheiro e tempo;
  4. Monte uma equipe eficaz: o maior treinador de líderes que a humanidade conheceu começou sua missão, montando uma equipe para lhe assessorar. Investir em pessoas é uma das tarefas mais árduas do líder. É extremamente cansativo e frustrante treinar uma pessoa, investir tempo e recurso para depois, sofrer uma decepção com ela. Porém não existe, outro meio de ser um empreendedor de sucesso; você precisa de outras pessoas para alcançar o seu lugar desejado. A persistência em formar seu staff recompensara sua vida com a liberdade financeira.
  5. Foco em resultados: é pelos frutos que se conhece a árvore, e se conhece um empreendedor pelos seus resultados. Não adianta nada ter um currículo repleto de títulos acadêmicos, sem resultados práticos no mundo real. Mais vale um funcionário sem formação acadêmica, mais que gera resultados positivos, do que um bacharel, sem experiência prática do negócio.
  6. Desenvolver liderança: grandes lideres não nascem com carisma natural e irrefreável, eles são forjados ao longo da vida; o mesmo se aplica a mim e a você, liderança pode ser adquirida ao longo do tempo, desde que estejamos dispostos a servir de exemplo.
  7. Para que eu possa ter resultados positivos, preciso adotar hábitos que me levem aqueles resultados. Não se pode plantar melancia e esperar colher abacate.
  8. Muitas vezes estamos tristes e achamo-nos derrotado, porém, são fantasmas que existem apenas na nossa cabeça; a maior parte das pessoas não nos veem assim. Na maior parte das vezes, os sentimentos de derrota são apenas individuais e conhecido apenas pelo paciente.

Cap 5. Marketing Pessoa e Corporativo

  1. Apenas talento não te coloca no lugar desejado, é preciso saber falar bem de si mesmo. José era um excelente administrador, porém, ele também sabia falar bem de si mesmo. No fim, foi o seu marketing pessoal que convenceu faraó a tirá-lo da prisão e colocá-lo como governador do Egito.
  2. Um detalhe faz grande diferença na conquista de um objetivo; lembre-se disso: uma boa apresentação pessoal vale mais do que um título acadêmico! A primeira impressão é a que fica, portanto, no primeiro encontro, um aperto de mão, um olhar confiante, roupa adequada a situação e bom nível de voz, fazem grande diferença! Isso é chamado de magnetismo pessoal.
  3. Nunca desperdice uma oportunidade. Mesmo que você não acredite em marketing, ele existe; sua próxima oportunidade pode surgir quando você for a esquina comprar pão; lembre-se do exemplo de José, ele acordou como prisioneiro, foi levado a presença do rei para tentar traduzir o significado de seus sonhos, e foi ai, que ele percebeu a sua grande oportunidade;

Cap 6. O Dom de Servir

  1. a maior parte de nossa angustia pode ser remediada através do serviço voluntário ao próximo. Além disso, demonstra aos outros, nossa grandeza. É provável que ao servir aos outros, você acabe ficando rico, como consequência direta das palavras de Jesus, que certa vez, disse que aquele que desejasse ser o maior, deveria servir a todos; homens como Mark Zuckenberg, Sergey Brin e Larry Page não precisaram cobrar por seus serviços, mas se tornaram homens extremamente ricos, por servirem gratuitamente, bilhões de pessoas.
  2. Cuidado com a falta de satisfação. Se você não consegue estar satisfeito com o que tem, a falta de saciedade gera transtornos psíquicos e existenciais. O melhor antídoto contra a falta de satisfação pessoal é servindo ao próximo, naquilo que lhe é possível.
  3. Quem não lidera a si mesmo, não pode liderar uma família; e quem não lidera bem sua família, não está apto para liderar em esfera alguma. Quem não governa a si mesmo, não pode governar mais nada!
  4. Faça mais do que sua obrigação! Isso lhe abrirá inúmeras portas. Davi não venceu Golias em uma batalha, porque foi obrigado, mas porque resolveu ajudar a um exército amedrontado; ele não tinha obrigação alguma de lutar, simplesmente tinha chegado ali, para dar comida aos irmãos e levar informações sobre eles ao seu pai, contudo, ao deparar-se com o gigante, resolveu fazer mais do que lhe fora proposto; o resultado é que se tornou genro do rei e toda sua família foi isenta de impostos.

Cap 7. Os Cinco Conselhos da Nobreza

  1. A nobreza é notável. Os nobres são preparados desde pequenos para prosperar, governar e viver de forma ética perante seus súditos. Tente imaginar a rainha da Inglaterra bêbada? Ou o imperador do Japão falando um palavrão? Ambos foram treinados ao longo da vida, para evitarem situações vergonhosas para a instituição a qual representam.
  2. Deixe as coisas ilícitas; não tem jeito, tudo o que esta escondido, um dia será revelado. Quer seja por você ou por outra pessoa. Porém aplicando este princípio, ao tema do livro Rumo ao lugar desejado, significa que só conseguiremos obter a verdadeira prosperidade quando deixarmos de ocultar, camuflar coisas, hábitos ou defeitos errados em nossa vida, em nossos negócios e em nossos relacionamentos. A solução é sempre reconhecer o erro, confessá-lo e abandoná-lo.
  3. Um bom nome vale mais que grandes riquezas. O nosso maior patrimônio, somos nós mesmos, e deste patrimônio, um dos maiores tesouros é a nossa reputação. Portas são fechadas e oportunidades são perdidas quando o nosso nome esta manchado. Devemos construir mais do que um bom nome perante a sociedade, devemos construir uma sólida integridade, até porque nomes podem ser manchados, porém somente uma pessoa com uma sólida integridade, tem a capacidade de se levantar, após ter sua reputação manchada. Lembre-se: Todos só lembram como uma pessoa terminou sua vida.
  4. Torne-se especialista no que você faz; o mundo requer pessoas com especialidade em um tema ou serviço; o que mais temos são teóricos com pouco conhecimento prático do assunto; especialistas são pessoas que vão além da teoria, eles são quem validam se uma teoria é correta ou não;
  5. Busque conselho; há sempre alguém mais sábio do que nós, em qualquer assunto; não importa que você seja o maior especialista do mundo em uma matéria, ainda assim, alguém vai perceber, pensar ou concluir sobre algo ou alguma coisa, que você se quer imaginou ou testou, portanto, busque conselho. Ame a repreensão por mais que ela doa; ninguém gosta de ser repreendido, porém, necessitamos ser contrariados para que possamos amadurecer emocionalmente;

     

    Falando em verdadeira riqueza, Elias foi um dos caras mais ricos para com Deus, aparentemente, não tendo muita coisa. Descubra mais sobre a vida deste cara, e as lições que ele pode te ensinar!

    Elias foi um dos caras mais resilientes da Bíblia, justamente, porque soube suportar as dificuldades da vida, mais nem sempre foi assim… que ver? As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

    elias-pq

Conclusão

  1. Onde há um espantalho, há um campo precioso. O medo sempre estará ali, funcionando como um espanta sonho à frente de um campo pronto para colheita. Os fatores limitantes que te impedem de prosseguir são os que guardam as maiores recompensas de felicidade e prosperidade, caso, sejam vencidos e superados!
  2. Admitir um erro pode ser, seu maior acerto. Só consegue perdoar e pedir perdão quem está apto a crescer emocionalmente. A maneira como você enfrenta as críticas e conflitos, dizem se você está apto a ser um líder ou mais uma vítima.
  3. Treine seu olhar para fazer do pouco, muito. Lembre-se: quem não consegue desfrutar do arroz e do feijão, não se alegrará com o caviar.
  4. Tenha ambição e não ganância. A ambição é saudável quando o propósito é coletivo, porém a ganância é sempre egocêntrica, individual e maligna. O ganancioso sempre buscara ter o máximo que puder morder, para si mesmo. Uma pessoa gananciosa jamais prospera, pois a prosperidade não está ligada ao dinheiro e sim a servir pessoas!
  5. O lugar desejado não é para qualquer um! Depois que você vence na vida, é preciso tomar alguns cuidados; o principal é com a raiz de amargura! Inexplicavelmente, feridas antes cicatrizadas, reabrem, e antigos desejos de vingança ressurge em uma mente, outrora, doadora de perdão. Somente, quem consegue resistir, ao desejo de tirania presente no coração humano, pode viver o resto dos seus dias no lugar desejado. Lembre-se de José!

Agradecimento Especial

Ler Rumo ao lugar desejado, foi uma experiência enriquecedora; assim como os demais livros de Brunet, este é livro, torna o leitor mais sábio e o faz repensar a vida; excelente indicação para jovens solteiros ou casados. Porém, meu conhecimento só foi aumentado, graças ao empréstimo do livro, pela minha amiga Débora Carvalho. Obrigado, que Deus lhe abençoe cada dia mais.

Anúncios