Por que Jesus comparou a ação do Espírito Santo ao soprar do vento? Pelo fato de que o vento é a única força da natureza que não pode ser controlado pelo homem; Rios, montanhas, eletricidade e o fogo podem ser controlados, desviados, contornados e apagados por tecnologias e esforços humanos, com exceção do vento; Este elemento pode ser aproveitado, mas não conduzido, controlado ou reduzido a uma vontade humana-o vento sopra onde quer-esta expressão, no contexto bíblico, significa que ação divina ocorre sob os termos divinos, Deus age segundo sua própria convicção e termos, cabe ao ser humano aceitá-los.

O que podemos fazer para aproveitar a força do vento de Deus?

O homem fez barcos a vela, usinas eólicas, dirigíveis e balões, mas em todos estas tecnologias, o vento, uma corrente natural de ar, não pode ser controlado, apenas aproveitado em beneficio de um empreendimento; O exemplo vale para o Espírito Santo de Deus, podemos ser cheios do Espírito Santo, mas jamais conheceremos completamente a sua forma de trabalhar e agir, podemos sentir sua presença, ter um vislumbre de sua ação no som que emite, mas o máximo que podemos fazer é tirar proveito de sua presença entre nós, para que possamos cumprir o IDE de Jesus em nossas vidas.

Mas como podemos alcançá-lo? A primeira coisa que devemos ter em mente é que não corremos atrás do vento, ele vem até nós! Isso significa que nada que eu faça, será suficiente para que possa encontrar a rota que vento esta e me alinhar a sua velocidade, porém, eu posso me preparar para sua chegada e retirar proveito dela e isso fazemos observando os locais por onde o vento já passou; Em termos bíblicos, eu não posso tomar o Espirito Santo para mim, mas posso me adequar aos seus termos para que ele venha até minha vida. E que termos são estes? O termos de Atos dos Apóstolos 2:

1. Crer e Obedecer a Jesus.

A primeira regra é esta, você precisa crer em Jesus. Precisa crer em sua promessa de Jo 14.16, que enviaria um outro consolador, alguém que estaria com você para sempre. Porém, a fé vem acompanhada da obediência. O primeiro ato de obediência exigido por Cristo é que você espere a hora e o local que ele define como propício a ação do vento divino. Não cabe a você dizer quando e onde vai ser cheio por Deus, é Deus quem decide isso. Porém, você deve esperar com perseverança o vento que vem de Deus. Voltando a Atos dos Apóstolos 2, os discípulos oravam continuamente em favor do cumprimento da promessa de Jesus Cristo, além disso, obedeciam ao mandamento do Mestre, em relação ao local que deveriam estar, isto é, Jerusalém.

2.Ore, Independente do que Aconteça.

Enquanto os discípulos oravam e buscavam o outro Consolador, a cidade de Jerusalém, estava em festa. Centena de milhares de pessoas vinham de diferentes partes do mundo antigo, para comemoração anual da festa de Pentecostes, cujo objetivo era agradecer a Deus pelas colheitas, no entanto, os 120 cristãos remanescentes do grupo de 500 pessoas, decidiram orar continuamente até que a promessa fosse cumprida e após 7 dias de oração, foram revestidos do Espirito Santo de Deus. O ponto importante é que Jesus havia ascendido 7 dias antes aos céus, e havia ordenado a todos seus discípulos que ficassem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder divino, mas porque 380 desobedeceram? Pode ser que o cuidado com os afazeres domésticos, com o trabalho em servir aos turistas tenham tirado a importância de buscar a promessa do outro Consolador, porém, aqueles, que independentemente do que estava acontecendo, continuaram a buscar, foram alcançados pelo Vento veemente e impetuoso vindo do céu.

3. Saiba Qual é sua Missão.

Imediatamente após o batismo espiritual coletivo, todos os cristãos começaram a glorificar a Deus em diversas linguás, chamando atenção do povo presente em Jerusalém para a festa de Pentecostes. Naquele momento, pessoas que nunca tinham ouvido falar de Jesus Cristo, vieram a conhecer a mais nova ‘seita’ que surgira em Jerusalém; O fato é que alegria incontida por gritos e vozes altas chamaram atenção de toda a cidade, confluindo para o local, milhares de pessoas, logo, o apóstolo Pedro tomou a palavra e pregou o evangelho de Jesus, convertendo 3 mil pessoas a Cristo. Neste ponto fica ressaltado o objetivo de sermos cheios do Espirito de Deus: Cumprir a missão geral da igreja na Terra. Isto é glorificar a Deus e fazer notório o evangelho de Cristo a todas as pessoas. Enquanto não tivemos este interesse, não poderemos cumprir os termos e regras para recebermos o revestimento de poder de Deus.

E ai, gostou do  artigo? Que tal abençoar minha vida? Tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida. Desde já, obrigado por sua Generosidade, e que Deus o abençoe cada vez mais!

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios