Então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.Provérbios 2:5

Por Let God be True.

É possível entender o temor do SENHOR. É possível encontrar o conhecimento de Deus. Estas duas grandes bênçãos podem ser obtidas. Mas nenhuma delas é possível sem a abordagem correta. Nenhum preço terreno ou meio humano os dará a você. Deus os dá a você, e Ele só os dará àqueles que o buscam da maneira certa. 

O homem que entende o temor do SENHOR e que encontra o conhecimento de Deus é verdadeiramente abençoado (Sl 77:11; Sl 112:1-3; Sl 128:1-6). Estas duas coisas maravilhosas foram ocultas da maioria dos homens e os demais geralmente deixam de usar os meios para obtê-las. Temos aqui duas coisas que vale a pena levar você a vender os seus bens de forma a adquirir o campo onde elas se encontram (Mt 13:44-46). 

O nosso provérbio de hoje conclui uma pequena lista de exigências necessárias à obtenção da sabedoria (Pv 2:1-5). E a falha de cada homem no cumprimento de uma ou mais dessas condições é o que o impede de obter um tesouro que excede a qualquer outro nesta terra. Grandes homens têm desejado o entendimento e o conhecimento divino, mas só alguns chegaram a achá-los. Estes estão disponíveis para qualquer homem que se dispõe a cumprir as simples condições. 

“Se aceitares as minhas palavras” é a primeira condição (Pv 2:1). É necessário um espírito educável para aprender. Todo aprendizado exige a instrução, mas os homens encontram dificuldades em ouvir os outros. Eles creem que as suas opiniões são melhores! Eles querem ensinar ao invés de ouvir! Eles preferem questionar, discutir, debater e resistir. Só alguns poucos são suficientemente nobres para ouvir e receber ensinamentos. Cornélio e os Bereanos são dois exemplos do nobre recebimento da instrução (At 10:33; At 17:11). Um homem com um caráter assim vai adorar a pregação – e quanto mais dura ela for, melhor (Ne 8:1-12; ITs 5:21; IITm 4:3-4). 

“Esconderes contigo os meus mandamentos” é a segunda condição (Pv 2:1). Quando lhe é ensinado alguma coisa, você precisa retê-lo. Muitos homens já ouviram coisas maravilhosas, mas elas atravessam suas mentes vazias. Não ficam ali. Você esconde a palavra de Deus em seus corações quando você recapitula tantas vezes quantas forem necessárias para se lembrar dela (Sl 119:11). Não podemos deixar as coisas boas escaparem (Hb 2:1-3), ou nós perderemos os benefícios delas (ICo 15:2). Paulo repreendeu os santos hebreus por precisarem ouvir novamente os princípios básicos do evangelho (Hb 5:12-14). 

“Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido” é a terceira condição (Pv 2:2). Ouça com submissão, aceitando humildemente a correção. Aprendizado e sabedoria exigem que você admita que esteja errado. Humilhe-se; incline-se; e sobriamente identifica as falhas na sua vida. Aplique a correção a si mesmo, não nos outros. Dobre o seu coração e ouvidos à repreensão e à correção daquele que é sábio. Somente os zombadores que estão no caminho da destruição odeiam a correção (Pv 9:8; Pv 13:13; Pv 15:31-32; Ec 7:5). 

“Para inclinares o coração ao entendimento” é a quarta condição (Pv 2:2). Sabedoria é a maior busca da vida, e ela merece e exige fervente dedicação. O seu coração é o trono de suas afeições e você deve se apaixonar na busca do entendimento. Uma atitude despreocupada para com a sabedoria não funcionará. Você não pode dormir nesta aula e esperar ser aprovado. O amor pela sabedoria é necessário (Pv 8:17; Pv 18:1; Ec 1:13; Dn 10:12; IITs 2:10-12). 

“E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,” é a quinta condição: (Pv 2:3). A sabedoria é uma dádiva de Deus, e Ele a dará liberalmente àqueles que a pedirem (Tg 1:5). Mas poucos clamam verdadeiramente por sabedoria. O sonho que oferecia qualquer desejo a Salomão nada mais era do que a oferta permanente de Deus oferecendo a sabedoria àqueles que a pedem. Até mesmo o estudo da palavra de Deus, que não é somente ciência ou arte, o homem de Deus é dependente do SENHOR para abrir os seus olhos e contemplar as maravilhas dela (Sl 119:18; Ef 1:17). 

“Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,” é a sexta condição (Pv 2:4). Deus odeia o preguiçoso, que não demonstra nem a sabedoria ou o zelo das formigas. Ele não dará nada ao homem preguiçoso. Ele ordena que os homens preguiçosos morram de fome (Pv 20:4; IITs 3:10). Estudar é um trabalho cansativo (Ec 12:12; IITm 2:15). Mas a recompensa vale bem o esforço! Ler, rever, meditar, memorizar e orar é trabalho duro; mas que tesouro escondido jamais foi encontrado largado ali na soleira da porta! 

Leitor, você tem aí os seis passos simples para entender o temor do SENHOR e encontrar o conhecimento de Deus. Ouça, revise, submeta, deseje, ore e busque pela sabedoria. Você a obterá. Ignorar uma ou mais destas condições e você nunca a obterá. O que você tem na sua vida que o impede de ter sabedoria? O que está na sua alma que o impede de alcançar a sabedoria? 

Orgulhoso demais para ouvir? Preguiçoso demais para repensar? Teimoso demais para se submeter? Carnal demais para deseja-la fervorosamente? Ocupado demais para orar? Distraído demais com outros prazeres para buscá-la? Então morra tolo! A sabedoria não será escarnecida; suas calamidades estão a caminho; e não haverá nenhuma misericórdia vinda do céu (Pv 1:20-31). Ele até tirará de você aquilo que você pensa que tem (Lc 8:18). Veja os comentários de Provérbios 1:26. 

O nosso abençoado Senhor Jesus Cristo, ainda criança, se aplicava em tomar estes mesmos passos (Lc 2:42-51). E por eles, Ele cresceu em sabedoria e favor diante de Deus e dos homens (Lc 2:52). Se você seguir o Seu exemplo e aprender com Ele, você encontrará e conhecerá os grandes mistérios do universo e dos tesouros escondidos da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:2-3).

E ai, gostou do  artigo? Que tal abençoar minha vida? Tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida. Desde já, obrigado por sua Generosidade, e que Deus o abençoe cada vez mais!

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios