Pra quem não sabe, esta resenha é sobre o quarto capítulo, do livro 12 dias para atualizar a sua vida;Decidi resenhar todos os capítulos do livro, porque de alguma forma, todos eles me chamaram atenção  e creio que posso ajudar outras pessoas, através das lições que aprendi.

12 dias atualizar

Se você não leu as resenhas dos outros capítulos anteriores, segue abaixo os links:

12 DIAS PARA ATUALIZAR A SUA VIDA

12 DIAS PARA ATUALIZAR SUA VIDA- O PODER DE UM MENTOR

12 DIAS PARA ATUALIZAR A SUA VIDA- O CÓDIGO DA SABEDORIA

Imagine a situação: você com a Varolinda; Papo vai, papo vem; a conversa tá fluindo, de repente, você fala algo sem pensar, pejorativo ou sem noção, você se corrige, mas nota que depois da bola fora, a conversa fica morna; daqui a pouco a moça ‘lembra’ que já passou da hora de estar em casa, que os pais não gostam que chegue tarde, e coisa tal… você sabe que é uma meia verdade, mas fazer o que soldado, depois, da palavra mal expressada e mal entendida? É mais uma que fica de ‘experiência de combate’.

“Sessenta por cento de seus problemas corporativos e familiares ocorrem por falta de comunicação ou por má comunicação.”

Tiago Brunet começa este capítulo com este dado interessante; Tem ideia do que 60% significa? Ele tá dizendo que a cada 5 problemas de relacionamento, seja em casa, no trabalho ou na paquera que não dá certo, 3 são causados por má comunicação de ideias e palavras ou pela falta delas;

Em outras palavras, erros de comunicação custam pessoas, relacionamentos, oportunidades de negócio e empregos(que o diga eu).

Linguagem Corporal ou PNL

Já parou pra pensar, que seu corpo ‘fala’ com maior persuasão do que suas palavras? A verdade é que poucas pessoas se dão conta disso; o pior é que mesmo sabendo, não cuidamos de nossa linguagem corporal;

Já reparou que um único movimento de seu corpo pode colocar todas suas palavras a perder? Um único gesto visto de longe e mal interpretado, pode ocasionar inúmeras dores de cabeças? Pois é; quando falamos, as pessoas reparam mais nossa linguagem corporal do que nossas palavras, mesmo, que esta leitura não seja feita de forma consciente, ainda assim, o subconsciente de nossos ouvintes esta trabalhando em cima de nossos movimentos corporais.

A Primeira Impressão é Ainda é a que Fica

O tempo passa, mais o ditado popular continua de pé: “A primeira impressão é a que fica”. Por mais que busquemos não julgar o livro pela capa, continuamos a tirar conclusões das pessoas que conhecemos, nos 2 primeiros minutos de conversas; Obviamente que o tempo revela se nossas impressões sobre a pessoa em análise, estão ou não corretas, porém, é importante guardamos em mente que uma boa conversa inicial, ajuda a formar uma relação pessoal proveitosa para ambas as partes.

Outro ponto importante sobre a primeira conversa ou impressão que tiramos de uma pessoa, é que todo relacionamento amoroso começa na interpretação de quem é a pessoa com o qual relacionamos, sendo que este ‘quem’ nos é transmitido pela forma com que a pessoa se comunica conosco, tanto em linguagem verbal, quanto em linguagem corporal;

Nas palavras de Brunet, “O aperto de mão, o olho no olho, a segurança nas palavras e a tonalidade da voz causam a famosa primeira impressão.”

Como se Apresentar a Alguém

Tiago Brunet deixa um importante conselho de como podemos abordar uma pessoa no cotidiano:

1.Cuidado com a linguagem corporal. Não adianta querer entabular uma conversa se o seu corpo dá sinais de que não está confortável com a situação.

2.Prudência no assunto que utilizará para iniciar a conversa. Dependendo do assunto, podemos ofender a pessoa que desejamos iniciar uma amizade.

3.Ao iniciar a conversa, chame a pessoa pelo Nome e mantenha contato visual amistoso. Chamar a pessoa pelo nome, tem importância significativa em prender atenção da pessoa na conversa.

4.Faça perguntas que inclua a pessoa na conversa, de forma que ela, se sinta segura em responder a questão e valorizada por você, em desejar ouvir a opinião dela.

5. Ouça em silêncio a pessoa falando. Mantenha contato visual e intercale no dialogo, nos momentos que a pessoa abrir este espaço a você.

Lendo assim, passo a passo, parece simples, mas já reparou a dificuldade que temos em executar as etapas 4 e 5?

Gerenciamento de Palavras

Já reparou que algumas palavras têm poder de anular tudo quanto falamos anteriormente a elas? O uso da conjunção adversativa ‘mas’ anula tudo quanto foi dita antes dela. Quer ver? Qual é o homem que já não ouvi de uma moça –Fulano você é gente boa, é bonito, legal, mas… É estranho, nosso cérebro fica preso ao que vem depois do ‘mas’, podemos elogiar ou ser elogiado, só que o ‘mas’ anula tudo.

O que podemos fazer para substituir o ‘mas’? Podemos trocar a palavra ‘mas’ pelas palavras ‘e se’. O motivo de evitarmos o uso desta palavra, segundo Brunet, “Essa é uma palavra de negação, de cancelamento. Deve ser evitada por alguém que tem uma vida atualizada.” Olha mudança que produz uma única palavra: “Fulano, você é gente boa, eu gosto de você, como profissional você é excelente, e se começasse a chegar nos horários determinados pela diretoria, sua produtividade iria triplicar, e você evitaria desgastes com os colegas.”

Outra palavra que devemos aprender a gerenciar o seu uso é o NÃO. Ninguém gosta de ouvir o não, de ter seu desejo ou pedido negado, entretanto é impossível vivermos sem dizer não as pessoas ao nosso redor; Este problema se acentua quando se trata de crianças, parece que o não, aumenta a vontade dos infantes em fazer o que lhes foi proibido.(se bem que não é só crianças que tem este problema, que o diga Adão e Eva, que não resistiram ao desejo de comer do fruto proibido por Deus)

Quando dizemos não para crianças, levamos o cérebro delas a pensar nas possibilidades do porque da negação, o que acaba aumentando a curiosidade em descobrir a razão da negação, que por sua vez aumenta o apetite a desobedecer a ordem expressa; A melhor forma de lidar com este problema é dar ordens e comandos incentivando o lado positivo do que desejamos que a criança faça; Por Exemplo: Joãozinho, mamãe vai sair. Comporte-se. Leia um livro ou assista a um programa educativo. João, fique apenas no seu quarto.

Outro importante gerenciamento de palavras são as palavras que falamos nos momentos em que estamos com raiva ou em que somos confrontados por pessoas furiosas; O peso de nossas palavras podem detonar uma bomba relógio ou desarmar lá. Nas palavras de Salomão,“A resposta calma desvia a fúria” (Provérbios 15.1).

Por fim, o melhor gerenciamento que podemos fazer de nossas palavras são a falta delas. O silêncio é uma forma de comunicação. Quanto mais falamos, mais revelamos quem somos as pessoas, e quanto mais as pessoas nos conhece, mais poder tem sobre nossas vidas. Não é atoa que o apóstolo Tiago escreveu, “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo”.

E ai gostou deste capítulo? O autor também ressalta como devemos fazer uma abordagem estratégica, além disso, enumera exemplos famosos de má comunicação de ideias por comunicadores habilidosos, ressaltando que nunca conseguiremos estar completamente imune a ser mal entendido, contudo, se esforçando para diminuir as chances de ‘escorregar’ em nossas palavras e expressões.

Quem é Tiago Brunet?

tiago brunet

Bem, leitor, o livro é top! Recomendo que leia. Aliás, nada rataria!,  vai lá na Amazon  e abençoa o autor. E por falar nele, quando li o livro, achei que fosse apenas um coach ou palestrante motivacional, dias depois, descobri que o cara é também pastor e pregador do evangelho! Nada mal né…

Assim que puder estarei resenhando aqui, os próximos capítulos do livro, até lá,  fique na Paz!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios