Provérbios 6:27: Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem?

Por Let God be True.

Você conhece a resposta óbvia a esta pergunta retórica. Deve ser um enfático, Não! Um homem não pode por um fogo no seu peito e manter a sua roupa a salvo do mesmo. Um fogo tão perto do corpo de um homem não só cingiria as suas roupas, mas os queimaria seriamente. E isto é tão verdadeiro quanto o homem que se envolve sexualmente com a mulher de outro homem que queimará a sua vida! 

Salomão avisou o seu filho a respeito do perigo da mulher estranha – uma mulher prostituta ou adúltera (Pv 6:23-35). Ele queria que o seu filho soubesse que o adultério certamente traria severas consequências, muito parecido com a queima da roupa do homem que abraça o fogo! O pecado de adultério certamente incendiará a sua vida tão certo quanto um fogo no seu peito queimará as suas roupas! 

De que forma o adultério queima um homem? O ponto principal do aviso aqui é a reputação do adúltero – ele não será inocente, pois um pecado tão grande não pode ser facilmente esquecido (Pv 6:29). Os homens não desprezam um ladrão se ele roubar por estar com fome – seu crime é compreensível mesmo sendo ele punido (Pv 6:30-31). Mas os homens não podem entender ou aceitar um estranho que rouba a valiosa e pessoal intimidade pessoal de suas esposas (Pv 6:32-35).

O provérbio faz uma pergunta simples: você conhece a resposta óbvia. Uma pergunta retórica é uma ferramenta poderosa de raciocínio persuasivo. Você não tem dúvida alguma ao visualizar um homem abraçando o fogo ao peito – suas roupas certamente se queimarão! A figura deve ser transferida para o adultério – o homem segurando a mulher de outro homem certamente ficará queimado de uma maneira semelhante! Ele sofrerá consequências duras e severas por violar o casamento de outro homem. 

Você conhece a resposta ao provérbio e você conhece a sua aplicação. Mas muitos mentem a respeito desta lição óbvia! Hollywood vende filmes apelando aos desejos e fantasias sexuais e, por este motivo, eles não podem mostrar as consequências do adultério; ao invés disso eles o inserem em quase todos os filmes que produzem. Querem fazer você acreditar que o fogo não queimará as suas roupas! São mentirosos vorazes, dirigidos pelo diabo para promover os desejos sexuais pecaminosos para encher seus bolsos cobiçosos. 

Alguns psicólogos afirmam que um caso pode dar vida ao seu casamento. A indústria musical, através do estilo de vida e líricos, o apresentam como sendo a única forma excitante de amor. As novelas não existiriam sem ele. Romances novelescas criam fantasias sexuais para ele. As casas noturnas criam um local para começar um caso. Eufemismos com “tendo um caso” ou “tendo um amante” esconde suas consequências. Eles estão mentindo para você! O adultério fere da mesma forma que o fogo queima a roupa! Corra! 

O maior mentiroso a respeito do adultério está dentro de você – seu coração pecaminoso o herdou de Adão. Se você lhe dá a mínima liberdade, ele lhe dirá que você pode escapar com o adultério e que a excitação vale a pena (Jr 17:9). Se você conhece o seu coração você está parcialmente protegido. Se não, você precisa conhecê-lo. Então você precisa rejeitar qualquer homem ou médium que sugere ou ensina que o adultério é seguro. Não é (Hb 13:4)! 

Se você já cometeu adultério, você já sabe que este provérbio é verdadeiro, a não ser que Deus o entregou a uma mente condenável e encerrou a sua consciência (Rm 1:18-32; Ef 4:17-19). Se você sabe que é culpado e sabe que pecou, Deus pode facilmente perdoá-lo em Cristo Jesus. Nunca se esqueça de que Ele veio a este mundo por causa dos pecadores e muitas meretrizes perdoadas se encontravam entre os Seus seguidores (ITm 1:15; Mt 21:31). 

Se o seu sentimento de culpa está lhe esmagando, lembre-se de adúlteras e adúlteros arrependidos na Bíblia. Deus perdoou a Davi e o usou poderosamente depois do adultério com Bate-Seba e do assassinato do seu marido. O Senhor Jesus Cristo aceitou meretrizes no seu reino, escolheu a adúltera de Samaria para ser evangelizada naquela cidade, perdoou a mulher que foi flagrada em adultério pelos fariseus, e apareceu para Maria Madalena depois de Sua ressurreição! Gloria! Como é que Ele pode fazer isto? Porque Ele tomou o pecado de adultério sobre Si mesmo na cruz do Calvário! Aqueles que se encontram Nele nunca mais serão queimados (Is 54:4-12; ICo 6:9-11)!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios