Provérbios 4:2  Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.  

Por Let God be True.

O pai tem um papel importantíssimo. Ele é o principal professor de uma família. Um pai preguiçoso prejudica seus filhos mais do que qualquer outro fator isolado. Davi, o pai de Salomão o tinha ensinado e ele, por seu turno ensinou a seus filhos. O que você fazer para edificar pais pelo padrão deste versículo?

Pais devem ensinar boa doutrina; eles sabem que a doutrina deles é boa; eles devem incutir em seus filhos que ela é boa; e os seus filhos devem guardá-la. Doutrina é ensinar e instruir, ou um sistema de princípios, o qual é dado como sendo a verdade final num determinado assunto. Para que seja boa doutrina, ela deve ser instrução ou princípios baseados na palavra de Deus.

Pais piedosos não são homens confundidos ou tímidos. Eles sabem que têm a verdade e a sabedoria que o mundo não tem, e eles a transmitem com autoridade aos seus filhos. Deus disse a Abraão, “Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo; …” (Gn 18:19).

Moisés ordenou pais a ensinarem os seus filhos. Ele ordenou, “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.” (Dt 6:6-7). 

Josué declarou à toda a nação de Israel, “… escolhei, hoje, a quem sirvais: … Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15). Nunca passou pela sua mente que ele deveria consultar o “PTA” (associação de pais e professores), PETA (pessoas pelo tratamento ético dos animais), ACLU (união das liberdades civis americanas), UM (nações unidas), ou a sua mulher ou os seus filhos qual deveria ser a religião que deveriam ter. Ele tomou a decisão por eles. Que grande pai!

Davi disse à sua família, “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.” (Sl 34:11). Esta instrução doutrinária de pai para filho pode ter efeitos de longo alcance. “Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.” (Jl 1:3). Ela pode dirigir quatro gerações – ou mais!

Onde estão os pais? Um pai mundano típico permite que sua mulher aborte a sua primeira gravidez, se divorcia quando a única criança sobrevivente tem 7 anos, e durante os seus finais de semana que passa com a filha, aprova o bate bato evolucionista como verdade, o amor próprio como sendo ótimo, e o vegetarianismo como sendo a sabedoria vindo do Leste. Ele aprova a decisão dela em assumir o lesbianismo aos 15 anos, e permite que ela faça uma tatuagem na testa e ‘piercing’ em outras partes do corpo. Ele é um assassino e safado. Deus o julgará severamente por corromper a primeira e maior função importante que a sua filha irá encontrar durante a vida. Ele mesmo não possui doutrina, e ainda permite que ela acredite em mentiras. Ela será parte da estatística de uma geração perversa.

Onde estão os pais? O típico pai de hoje manda os filhos à Escola Dominical para que uma mulher os ensinem, assiste à participação deles na liga da organização internacional de baseball para crianças e jovens, bloqueia canais adultos na televisão a cabo, leva pra casa um fluxo de dinheiro suficiente para a subsistência de três família modestas, os encaminha para universidades seculares e paga as despesas de um grande casamento. Ele é AWOL – “Absent Without Official Leave” (termo militar usado nas forças armadas de países onde se fala inglês, aplicado a desertores – ausentes sem autorização oficial)!

Os pais são uma espécie desprezada! São humilhados na escola, ridicularizados na televisão, zombados em filmes e ignorados nos tribunais. Em casa eles são intimidados por esposas dominadoras, que “precisam dizer alguma coisa.” Eles são o alvo da maioria das piadas de família. As crianças aprendem a evitá-los, conspiram contra eles, roubam dele, os apaziguam e os ignoram. 

Os verdadeiros pais rirem da conspiração. Eles têm uma função e um mandato de Deus, e vão executar as suas tarefas com confiança e zelo. Não temem a homem algum, e muito menos as suas esposas e filhos. Eles sabem que possuem mais verdade e sabedoria do que todo o comitê escolar (organização nas escolas compostas com representantes dos alunos que tratam das questões relacionadas com a escola, levando em consideração os interesses dos alunos), somados. Eles dizem com ousadia, “Eu lhe dou boa doutrina! 

Eles estabelecem limites e regras para as crianças na tenra idade. Eles ensinam cuidadosamente o que precisa ser feito e o que eles nunca podem fazer. Eles os questionam a respeito de suas vidas, fazem o acompanhamento das suas instruções, e impõem a sua autoridade e regras para o benefício deles. Eles afirmam com autoridade, “Não me desobedeçam,” e fazem tudo que é possível para fazer com que eles lembrem disso. 

Quais são os seus compêndios e manuais? A Palavra de Deus, a Santa Bíblia, as Escrituras inspiradas! Sabem que tudo o mais é mero disparate e tolice, o tagarelar de idiotas egoístas apaixonados por si mesmos (Is 8:20; ITm 6:3-5,20-21). Desprezam qualquer opinião contrária à Palavra de Deus (Sl 119:98-100,128). Sabem que possuem sabedoria, justiça e vida para criar homens e grandes nações (Dt 4:5-10; 6:24-25; 32:46-47). 

Onde estão os pastores para darem aos pais o santo exemplo? Eles renunciaram às suas responsabilidades delegando-os aos ministros de músicas, esportes e de programas de construção. Eles são intimidados pelo comitê de diáconos e advertidos pelas suas diretorias denominacionais de forma a manter uma mensagem diluída para que seja politicamente correta e manterem uma frequência de pessoas não regeneradas. 

Os pais são uma espécie desprezada! Seus heróis na fé – poderosos homens que trovejavam doutrina sã – são ridicularizados ou ridicularizados como tiranos neandertais desligados do seu lado feminino, que pregavam uma visão masculina de Deus e o conceito psicologicamente danoso do inferno. Geralmente lhes é dado dez minutos para pregar nos cultos nos cultos, a ouvintes sonolentos, de sandálias e camisetas sem manga, e só depois do término do tempo tomado pelas apresentações de teatros infantis, danças interpretativas, rap de Jesus e angariadores de fundos. 

Os verdadeiros pastores riem da conspiração. Eles também têm uma função e mandato do céu, e eles vão altissonantemente tocar a trombeta do arrependimento, da renovação e da justiça. Eles não se incomodam com os números, sabendo que apenas oito estavam na arca e vinte e três milhões nas águas do dilúvio! Eles vão pregar a palavra intensamente, ao invés dos resultados das pesquisas de marketing mostrando a exigência universal por fábulas e entretenimento (IITm 4:1-4). 

Quais são os seus compêndios e manuais? A mesma Palavra de Deus, a Santa Bíblia, e as Escrituras inspiradas. Eles sabem que estão perfeitamente preparados para qualquer e todo trabalho ministerial, simplesmente com a Bíblia (IITm 3:16-17). Eles não são demovidos dos seus objetivos por homens ou anjos pregando ou sugerindo qualquer outra coisa (Jó 32:6-10; Gl 1:6-9; IICo 2:17; 4:1-2; 11:3-5,13-15). 

Leitor, você ama a sã doutrina? Ou você faz parte do movimento feminino para substituir a pregação bíblica por entretenimento ou sessões de compartilhamento? Você aguentaria ficar o dia inteiro ouvindo a Palavra de Deus lido de um modo nítido e apropriado (Ne 8:1-8)? Você faria isso? Você choraria por causa dos seus pecados, mas celebraria com alegria o entendimento recebido (Ne 8:9-12)? Você pediria o mesmo tipo de culto nos sete dias seguintes (Ne 8:13-18)? 

Você sabe encontrar a sã doutrina? Ela só é encontrada na Bíblia. É o seu dever vasculhar as Escrituras fielmente para verificar se aquilo que você está ouvindo é correto (At 17:11). É seu dever provar todas as coisas e reter aquilo que for bom (ITs 5:21). E assim, é seu dever para disputar de maneira séria por aquela religião apostólica entregue uma vez por todas aos santos (Jd 1:3). 

Pai, a verdade e a justiça de Deus estão à sua disposição. Você deve ensinar os seus filhos; você deve fazer isto confiada e dogmaticamente; e você deve exigir o seu cumprimento. O futuro da sua família depende disso. Levante-se e seja contado entre os poderosos homens de valor de Deus! 

Filho, seu pai sabe muito mais do que você possa imaginar. Dê ouvidos a ele. Quando ele transmite a Palavra de Deus e a sua doutrina, preste atenção! Humilhe-se! Não abandone – esquecer, negligenciar ou desconsiderar – a sua lei. Honre a seu pai pelo esforço dele. Agradeça-o. 

Pastor, você é embaixador e guardião do povo e da igreja Dele. Você tem a boa doutrina, pois as escrituras são benéficas e muito mais para do que isto. Pregue a palavra (IITm 4:1-4)! Guerreie com os seus ouvintes para tirar deles todo pensamento insensato contrário à doutrina Dele ((IICo 10:4-6). Seja um fogo e um martelo (Jr 23:28-30). O Senhor seja contigo!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios