Provérbios 30:25

As formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida.

Por Let God be True.

O sábio Agur usou outra pequena criatura para o nosso aprendizado. Formigas são criaturas sociais vivendo em colônias que podem conter milhares de formigas. Nós as consideramos uma das criaturas mais fracas de todas, mas elas têm grande sabedoria que muitos homens não têm. Elas trabalham bastante quando as coisas vão bem; e com um olho sábio no futuro, elas economizam para os dias mais difíceis! 

Salomão também usou a formiga para ilustrar a sabedoria econômica, quando ele exortou o seu filho para considerar a diligência e a iniciativa delas sem qualquer supervisão, e a providência delas para preparar e armazenar para o futuro (Pv 6:6-8). Veja os comentários de Provérbios 6:6 e 6:7. Leitor, você é sábio como uma formiga, ou consegue aprender uma lição delas? Você tem um programa de poupança regular? 

Apesar das formigas serem bastante fracas – você pode esmagá-las aos milhares com o seu pé – elas usam a sabedoria para se protegerem e se preservarem. Na verdade elas prosperam com a sabedoria delas! No verão, elas trabalham com diligência para estocar todo o alimento possível, o que elas comem no outono e na primavera, quando estão no subsolo. Geralmente elas hibernam no inverno. 

Homens sábios não gastam tudo que ganham; só tolos fazem isso (Pv 21:20). Economizar um pouco dos seus ganhos não é uma recomendação ou uma sugestão – é um mandamento do SENHOR. Devemos aprender das formigas; (Pv 6:6-8; 30:25); as economias nos protegem de perigos não previstos no futuro (Pv 27:12). Não poupar uma parte dos seus ganhos é um desperdício pecaminoso (Pv 12:27; 27:24). 

Economizar precisa ser uma prioridade em sua vida, não uma opção para a sobra de dinheiro depois de efetuadas as despesas. Se um compromisso de economizar não é realizado antes de ocorrer o gasto, a economia nunca ocorrerá. Pagar contas é pagar a outros; economizar dinheiro é pagar a si mesmo. A economia piedosa é a seguinte: pague a Deus primeiro (dízimos e ofertas), pague a si mesmo em segundo lugar (poupanças consistentes), e viva do resto. Não há necessidade de orçamentos elaborados ou modelos financeiros – viva do resto! 

O que você economiza é o que você paga a si mesmo! O que você gasta é o que você paga a outros! Quanto é que você tem pelos anos de suor, esforço, dificuldade e frustração de trabalho? Você não tem nada para mostrar aqueles anos todos, exceto a sua poupança e os seus bens. Pagar alguma coisa a si mesmo – poupando uma parcela dos seus ganhos – está começando a fazer sentido: Obrigado, formigas! 

Economizar menos de 10% dos seus ganhos brutos é brincadeira! Homens sábios economizarão pelo menos 10%. A mudança no estilo de vida para proporcionar uma poupança de 10% é insignificante, se a prudência é praticada em outras áreas. Muitos empregadores hoje em dia estão dispostos da contribuir com a mesma quantia que você contribui para um plano de previdência privada. Um simples programa de poupança é fácil. Você paga primeiramente a Deus (10% ou mais), a si mesmo em segundo lugar (10% ou mais) e viva do que sobrou. Vivendo de 80%, você aprende a apreciar mais as coisas (Pv 27:7)! 

A poupança cria outros benefícios – capital! Veja o importante comentário de Provérbios 14:4. Todo homem terá algumas oportunidades em sua vida – chamados na Bíblia de tempo e sorte – para ganhar muito dinheiro (Ec 9:11). Mas você precisa ter capital – economias – para tirar vantagem destas oportunidades. Alguns chamam este investimento capital de semente de milho, pois ela é a semente que pode ser plantada para uma futura colheita. A sabedoria da formiga nos tem dado uma lição de poupança e investimento! 

Nunca mexa na sua poupança! É para o futuro – emergências inesperadas e oportunidades! Se as formigas tirassem férias e comessem o alimento armazenado, elas morreriam no outono e no inverno, quando necessitariam desses alimentos armazenados. Se você precisa de dinheiro para cobrir despesas inesperadas durante o ano, é porque ele vem da sua administração do dinheiro e outros fundos de reserva; ele não vem da sua poupança. Seu capital reservado não é para ser mexido; sua semente de milho não é para ser comido! 

Se você investe o seu capital de forma conservadora e com sabedoria, ele crescerá durante todas as horas do dia e da noite. Se você adquire ações, você está ganhando juros a cada segundo de cada dia e de cada noite (Mt 25:26-27). Se você compra ações, você tem muitas pessoas em muitas companhias em volta do mundo trabalhando para você todos os dias e todas as noites. Você está alavancando a sua habilidade limitada e esforço pelas habilidades e esforços multiplicados de muitos outros. Obrigado, formigas! 

Sucesso financeiro exige diligência, disciplina, sacrifício, consistência e tempo. As formigas praticam bem estes cinco princípios (Pv 6:6-8; 30:5). Diligência é trabalhar bastante para maximizar a sua receita. Disciplina é pagar primeiro ao Senhor e em segundo lugar a você mesmo, antes de começar a gastar um só centavo. Sacrifício é ficar sem alguns brinquedos e outros supérfluos que você deseja. Consistência é fazer isso sem interrupção durante os seus anos produtivos. O tempo é o que permite que a poupança aumente! 

Se o seu patrimônio é pequeno e suas economias insignificantes, leitor, é porque você ignorou as formigas e a sabedoria de Salomão. Você nunca ouviu que deveria economizar pelo menos 10% da sua receita para o futuro – para emergências e oportunidades? Você nunca ouviu? Ou você é mais tolo do que as formigas, que economizam sem que haja um governante ou guia? 

Se preparando para o seu futuro eterno é muito melhor do que para o seu futuro financeiro. Aqui temos sabedoria em sua forma mais brilhante e pura. Como o servo injusto se protegeu contra o desemprego, Jesus exortou as Suas crianças para se protegerem daquela grande prestação de contas que ocorrerá no último dia (Lc 16:1-16). Você já olhou para o futuro e preparou um bom alicerce contra o tempo por vir (ITm 6:17-19)? O Senhor Jesus Cristo virá logo, e você vai enfrentar uma emergência como nunca vista! Economize para quando vier.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios