Alguns dias atrás, um amigo me apresentou um livro em PDF, chamado” 12 dias para atualizar sua vida”, No início, confesso que não dei muita bola, mas passados alguns dias, estava numa pausa no trabalho e olhando os arquivos no celular, encontrei o PDF do tal livro, resolvi abrir e ler ao menos o primeiro capítulo antes de apaga-ló da memória de meu Smartphone. Foi uma sábia decisão, e por falar em decisão sábia, decidi comprar o e-book do livro na Amazon, afinal, se aquele livro estava gerando valor espiritual e emocional para minha vida, nada mais justo do que gerar valor financeiro para o autor, sem falar que sou também escritor, logo ficar com essas ratarias de PDF de outros autores, é como semear uma semente no campo da desonestidade, depois não adianta reclamar que estão pirateando meus livros.

12 dias atualizar

Voltando ao livro. Foi um dos melhores livros que já li em minha vida. E olha que já li uma pancada de bons livros. Acontece que foram poucos que me tocaram e fizeram com que eu tivesse vontade de reler novamente, para gravar a mensagem contida no texto. Creio que neste ano, foi o segundo livro que me causou esta impressão. O primeiro é obvio, pra quem lê este blog a algum tempo; Pra quem não lê, estou falando da bíblia. Agora leitor, diz ai: o que você faz, quando descobre algo de grande valor espiritual e emocional para sua vida? Guarda apenas para si ou divide com o próximo? Eu decidi dividir o que aprendi no livro com você. Estarei fazendo uma resenha de cada capitulo pelos próximos dias. Vamos lá!

CAPITULO 1. QUEM É VOCÊ?

De inicio, parece uma pergunta meio besta, né? Mas logo, entendi o ponto que o autor queria chegar. Geralmente temos uma boa impressão de nós mesmo, contudo, nem sempre somos aquilo que pensamos que somos… a frase ficou meio Dilma Rousself né… Mas o conceito que Brunet, defende,  é que somos aquilo que fazemos quando ninguém esta nos olhando. Em outras palavras,podemos ser mal vistos ou bem vistos pela sociedade ao nosso redor, a isso damos o nome de reputação, contudo a minha reputação não diz quem sou eu, o verdadeiro eu, se revela quando estou só em meus pensamentos e nas minhas ações. Enquanto, lia este trecho, me ocorreu algo: Cedo ou tarde, o meu verdadeiro Eu, irá aparecer para o mundo. Um bom exemplo bíblico desta tese é o caso de Davi. Pensa nisso, enquanto estava no campo cuidando das ovelhas, o rapaz aprendeu  a tocar harpa, recitar poesia e ainda aprendeu a lutar contra leões e ursos, contudo , ele nunca contou a sua família sobre seus feitos de coragem e valentia, até que Deus criou uma situação para revelar ao mundo, o verdadeiro Davi, um rapaz que não só matava leões e ursos, mas também gigante e filisteus.

ICP-ideia central permanente

O titulo do livro fala sobre a atualização de nossa vida, mas como podemos atualiza-lá? Precisamos descobrir o porque estamos no mundo. Deus não permitiu que você e eu nascêssemos apenas por um acaso. Cada pessoa tem um propósito estabelecido por Deus em seu plano humanitário. Infelizmente, nem todos aceitam participar do plano de Deus; voltemos a Davi; O plano de Deus para Davi, era torna-ló, um homem que inspirasse exemplo de gratidão e obediência a Deus; Para isso, foi necessário que Davi tivesse papel de destaque na sociedade de Israel, logo, o ideal que movia Davi, era ser um pessoa que levasse o povo de israel a obedecer e adorar  a Jeová; A partir deste ideal, Davi construiu a sua vida. Ele sabia o que desejava, ele sabia onde deveria chegar; Deus convocará o jovem pastor, quando o Juiz Samuel  ungiu-o, rei de Israel; Davi aceitou o proposito de Deus e lutou por vê-ló realizado.

Agora tem um detalhe: Até se torna rei de Israel, Davi passou por vários perrengues. Teve que fugir por diversas vezes; Viu a própria família em apuros, devido ao seu propósito de vida; Foi obrigado a lutar, quando não desejava; Foi obrigado a viver no deserto para não morrer; Teve que montar uma quadrilha de homens fora da lei, para fazer frente aos seus inimigos; E o mais importante, teve que lutar contra sua natureza humana, por duas vezes, para não perder a sua integridade diante de Deus, quando teve a oportunidade de matar  Saul e assumir o trono em seu lugar.

Se você conhece a história de Davi, sabe que ele foi um rei bem sucedido, apesar de seus erros pessoais e familiares, mas como foi que ele chegou lá, apesar dos problemas que enfrentou? Resposta: ICP- Ideia Central Permanente,em outras palavras, sua mente estava focada em seu propósito permanente. Quando estamos com mindset correto, dentro daquilo que Deus tem para nós, os problemas e as dificuldades do dia-a-dia, são treinamentos para que possamos ser bem sucedidos no propósito de nossa vida. Obviamente, quando Davi foi ungido rei sobre Israel, o profeta Samuel, não lhe disse, nada à respeito das provas e tribulações que ele passaria até chegar a conquista do seu propósito, mas imagine que Deus tivesse revelado isso a Samuel e este tivesse dito a Davi. Será que Davi, teria coragem de enfrentar a jornada até a realização da profecia? Neste ponto, o autor ressalta uma lição: Deus nós dá uma dica ou vislumbre do que Ele irá fazer em nossas vidas, mas nunca nós diz como isto vai ocorrer;

Legado e Existência

Outra importante lição que tirei deste 1º capitulo, envolve a dicotomia: reputação/integridade. Nem sempre é possível ter uma boa reputação acompanhada de uma integridade moral, José é um exemplo bíblico disso. Ele perdeu sua boa reputação devido a difamação de sua patroa, contudo manteve sua integridade diante de Deus. Muitas vezes erramos, quando queremos manter nossa reputação a todo custo, frente a um erro ou pecado, a fim de que a imagem, que tentamos projetar para as pessoas, continue ilibada. Entretanto, Deus não se deixa escarnecer, se você planta, vai ter que colher. Uma hora ou outra, sua bela reputação é desmanchada pela desocultação de sua vida real. Davi, por exemplo, passou por isso, quando teve o seu caso com Bate Seba, exposto ao publico, entretanto, ele também deixou  um fio de esperança: O fim é sempre melhor do que o começo. As pessoas não se lembrarão do começo de sua trajetória, elas sempre lembra-se do final. Davi começou bem, mas teve problemas no percurso, contudo terminou sua trajetória de bem com Deus, Salomão, por outro lado, começou bem sua trajetória, contudo, a bíblia relata que ele terminou seus dias, longe de Deus e fazendo oposto que seu pai fizera.

Este trecho me chamou atenção. Cometi erros no passado, que ainda me envergonho por eles, alguns destes erros, ainda hoje, sofro as consequências de minha ação, entretanto, é maravilhoso você saber que é possível mudar sua trajetória, não é porque você pecou no passado, que o seu legado será negativo.Lembre-se disso:  Deus é especialista em transformar gente que não presta, em vencedores !

Conclusão

Atualização só ocorre com sacrifício. Não é posso mudar meu comportamento, sem que haja dor. Não é atoa que é difícil mudar a própria vida! A nossa natureza humana evita a dor e desconforto sempre que possível. Todas vezes que precisamos arrancar um defeito ou um vicio ou mania, lutamos contra o maior inimigo do evangelho de Cristo, o Eu. Entretanto, o autor(Tiago Brunet) chama atenção para um detalhe: Toda dor, todo sacrifício é suportável, se estivermos com o nosso ICP focado. Um exemplo: Uma mulher grávida, fica com o corpo deformado, por 9 meses: nariz e pés achatados, 30 quilos acima do peso, dificuldade para dormir, até que chega, a pior das dores, a dor do parto. Porém, depois que recebe seu filho, com saúde em, seus braços, logo, esquece, a dor que o sacrifício da gestação lhe causou,  a prova disso é que, geralmente, a mulher costuma ter outros filhos;

Quem é Tiago Brunet?

tiago brunet

Bem, leitor, o livro é top! Recomendo que leia. Aliás, nada rataria!,  vai lá na Amazon e abençoa o autor. E por falar nele, quando li o livro, achei que fosse apenas um coach ou palestrante motivacional, dias depois, descobri que o cara é também pastor e pregador do evangelho! Nada mal né…

Assim que puder estarei resenhando aqui, os próximos capítulos do livro, até lá,  fique na Paz!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq