Oi leitor, você sabe o que é escatologia? Ta ligado que a bíblia foi escrita com uma boa quantidade de capítulos e versículos relacionados a este conceito, o conceito escatológico. Bem pra quem não sabe o que é escatologia, a palavra significa estudo das coisas que ocorreram no fim do mundo. Pelo significado da palavra, já dá pra ter uma ideia do que se trata, não é? Como escrevi, anteriormente, a bíblia tem vários capítulos tratando do que acontecerá nos últimos dias da história humana, só pra se ter uma ideia, a um livro inteiro, Apocalipse, que nos dá algumas ideias do que acontecerá.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 7º lição da CPAD para a classe de Jovens do 2º trimestre de 2018.

Lições Bíblicas 2° Trimestre de 2018 - Jovens Professor – CPAD

Agora leitor, pense e responda: Porque devemos saber sobre os dias finais da história humana? Já parou pra pensar nisso. Do porquê a bíblia nos avisar sobre o final de tudo? Uma das coisas mais intrigantes a respeito da escatologia é que por mais que saibamos o que ocorrerá, não sabemos quando acontecerá realmente e o mais importante: É impossível impedir que os acontecimentos previstos pela bíblia ocorram.Muitos cristãos sentem medo ou angústia quando ouvem sobre assuntos escatológicos, tais sentimentos revelam que não estão em comunhão com Cristo, pois a comunhão traz  paz a mente do cristão. O fato é que Deus pela sua misericórdia permitiu ao ser humano ter um vislumbre dos dias finais, para que creia na sua palavra e busque refugio em Cristo Jesus.

Um dos acontecimentos escatológicos mais importantes,é o arrebatamento da igreja de Cristo. A palavra arrebatamento significa ‘retirado repentinamente com força’, isso significa que Jesus irá retirar sua igreja da terra de forma rápida e sem aviso prévio. O próprio Jesus falou sobre o arrebatamento(não utilizou esta palavra) nos evangelhos, principalmente no escrito por Mateus, no capitulo 24 e verso 27: “Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.” Repare que ele utiliza o exemplo do fenômeno natural conhecido como relâmpago, para explicar como seria o seu 2º advento a terra. Este fenômeno é conhecido pela rapidez da ação.

Ok. Até aqui se o leitor não sabia o que era escatologia e o porque de estuda-ló, já deve ter uma idéia do que se trata o assunto e da importância que tem para o cristianismo. Contudo o  título fala sobre esperança, por quê? Este texto é um resumo da 7º lição de jovens do 2º trimestre de 2018, cujo assunto principal são as cartas de Paulo aos cristãos Tessalonicenses, sendo que estas cartas são conhecidas pelo contexto escatológico que ensinam; O fato é que o apóstolo Paulo escreveu sobre o arrebatamento da igreja aos cristãos de Tessalônica, porque estes tinham dúvidas sobre o aconteceriam, caso morressem, antes da 2º volta de Cristo à terra, Paulo lhes explicou que aqueles que morreram em Cristo, seriam ressuscitados e que se uniriam uma vez mais aos que estavam vivos, a fim de se encontrarem com Jesus no céu. Este fato é a maior esperança do Evangelho de Cristo, nós venceremos a morte e seremos transformados em novas criaturas. Além disso, o apostolo queria fundamentar a esperança dos cristãos tessalonicenses, caso este fossem consultados a respeito do futuro, assim teriam um sólido argumento acerca do que estava porvir; Outra importante preocupação que Paulo tinha com seus filhos na fé, era que por nãos saberem o que aconteceria após a morte, acabassem se desolando pela vida e perdessem a alegria de viver; Infelizmente tem se ouvido falar de casos de suicídios entre cristãos evangélicos, até mesmo entre pastores, estes casos refletem a falta de esperança em dias melhores que tem se abatido sobre muitos evangélicos, é como se perdêssemos a referencia do céus; Paulo orientado pelo espirito santo renovou a esperança e solidificou a certeza na mentes dos cristãos tessalonicenses contra o suicídio e falta de fé em Deus através da explicação do conceito de arrebatamento e ressurreição dos mortos em Cristo. Infelizmente, os casos de suicídios entre cristãos evangélicos tem uma única explicação: “Se esperarmos de Deus apenas nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens.” 1 Corintios 15.19

PRECISAMOS PENSAR ACERCA DAS ULTIMAS COISAS?

Pense ai leitor, você acha que os conceitos que apresentei acima são importantes para sua vida? Uma coisa que me chama atenção é que todos nós precisamos viver por fé. Desde uma pessoa que se diz ateu, passando por um cientista evolucionista e até mesmo um adorador confesso de Satanás, todos precisam ter fé naquilo que professam. Em um debate entre cristão, ateu e um evolucionista, vencerá aquele que tem mais fé nas teses que prega. A importância que damos ao estudo da escatologia e ao arrebatamento da igreja esta ligada ao nível de fé que temos nestas profecias futuras. Se realmente cremos que a trombeta de Deus soará e nós, os vivos, a ouviremos e encontraremos com o Senhor nas nuvens, devemos falar mais sobre este assunto em nossas reuniões e aos nossos colegas e amigos;

A verdade é que muitas vezes nos esquecemos disso. Pense quantas vezes nesta semana, você que é cristão, pensou ou comentou, na volta de Cristo à terra? Lembre-se quanto mais fé temos em um assunto, melhor o conhecemos e sempre falamos nele. O ponto que quero ressaltar é que assim como as 10 virgens(ver Mateus 25) adormeceram no caminho para a festa nupcial, assim também, nós estamos desapercebidos que Cristo pode voltar em piscar de olhos.Entretanto, que possamos ouvir a voz daquele que clama – Ai vem o noivo, sai-lhes ao encontro! Que a nossa lamparina que significa a leitura da palavra de Deus, esteja afiada e que a nossa fé, simbolizada pelo azeite, não sirva apenas para nós, mas que a luz produzida pela nossa fé na palavra de Deus, guie a nós e a todos quanto desejam se encontrar com Cristo. Lembre-se disso leitor, a sua fé na palavra de Deus, produz luz que serve para você e para as pessoas que estão ao seu redor!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios