O que fazer, quando tudo esta dando errado? O que fazer, quando seus planos vão por água abaixo? O que fazer, quando as esperanças se esvaem? O que fazer, quando não se encontra saída para a crise? O que fazer, quando a confiança é abalada? O que fazer, quando se é rejeitado? O que fazer, quando um tiro no céu da boca parece ser a solução para sua vida miserável?

Se você esta lendo este texto, saiba que eu escrevo com intuito de ajudar pessoas, que como eu, passam por dias difíceis. Dias, em que simplesmente seria bom não ter acordado. Dias, em que sua mente é atacada por idéias suicidas. Dias, em que você se acha um total fracassado, um peso morto.  Há momentos que você sente que sua vida entrou em um beco sem saída, aos poucos, as alternativas que você tinha para uma mudança de vida, vão se esgotando, uma a uma, diante de seus olhos, sem que você possa fazer alguma coisa para mudar a situação. São  momentos em que temos o chamado choque de Realidade: Na sua mente você imagina a sua vida de um jeito, contudo, quando percebe o caminho que as coisas estão tomando, bate o desespero; Não era nada disso que você queria para si; Você criou  uma imagem mental de sua vida,entretanto, a realidade é diferente de sua mentalização.

Assim como qualquer outra pessoa, eu tenho dias bons e dias ruins. Eu tenho sonhos e tenho obstáculos que me  impedem de alcança-lós.  Eu tenho virtudes e tenho defeitos. Eu tenho vitórias e também coleciono derrotas. Eu tenho dias de paz, mas também tenho dias de guerra. Eu tenho dias em que vejo minha vida de forma otimista, entretanto, tem dias em que me sinto um fracassado. Em dias assim, em que estou com a minha fé enfraquecida, há um texto na bíblia que ajuda a me sentir melhor,  com a fé renovada e ânimo para seguir enfrente. Quero  compartilha-ló com você.

ÊXODO 14.9-16

E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote,diante de Baal-Zefom.E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Este texto bíblico relata o momento em que a nação de Israel foi cercada pelo exército egípcio, entre as montanhas do deserto e o mar vermelho. Para quem não conhece a história, aqui vai um breve resumo.

 O povo hebreu viveu no Egito por 430 anos, do quais,  aproximadamente 300 anos foram vividos como escravos dos egípcios.  Finalmente, após muito sofrimento foram libertos da escravidão por Deus, através de Moisés, que os prometeu levar para uma terra chamada Canaã; Assim que foram declarados libertos, saíram do meio dos egípcios e rumaram em direção à terra prometida, contudo, a invés de irem pelo caminho comum e conhecido, Deus os guiou para o meio do deserto, precisamente, para um local que era um beco sem saída para um grande número de pessoas, animais e bagagens;

Este local ficava perto de uma fortaleza egípcia; O caminho que os hebreus fizeram os levava para a praia do mar vermelho, desta forma, a única possibilidade de saída era retornar pelo mesmo caminho. Quem olhasse aquela imensa multidão tomando aquele caminho em direção a praia, imaginaria que eles estivessem perdidos no deserto. Foi esta a conclusão que Faraó e seus seguidores tiveram, quando descobriram o local para onde os hebreus rumavam. Rapidamente o exército e a cavalaria egípcia foram convocados para perseguir os ex-escravos hebreus, a fim de que pudessem ser obrigados a retornar ao cativeiro; Em poucos dias os exércitos egípcios sob comando do Faraó, em pessoa, se aproximaram do local onde os hebreus estavam encurralados, estes, quando viram seus antigos senhores se aproximando, entraram em pânico e em desespero, logo, estavam mal dizendo Moisés e a Deus que os haviam tirado do Egito.

O medo dos hebreus não era infundado; Eles sabiam que os egípcios não precisavam levar cativos todos os escravos, bastariam apenas os adultos; Além disso, quando ainda eram escravos, Deus havia enviado sobre o Egito, dez pragas, sendo que a última causará dor e sofrimento terrível aos pais egípcios; Seus filhos primogênitos foram mortos pelo anjo destruidor; Estes pais culpavam os hebreus pela mortandade e muitos deles estavam servindo ao exército egípcio naquele momento, como não precisavam trazer de volta as crianças, nem os velhos e os doentes, era a oportunidade perfeita para a vingança.

Agora observe alguns pontos interessantes desta história e compare com o que você e eu vivemos:

1º Os hebreus tinham acabado de sair da escravidão para a liberdade, quando foram cercados;

Quantas vezes achamos que pequenas vitórias são sinais de que a nossa vida vai mudar para melhor, quando, do nada, aquela vitória se torna efêmera, frente ao novo obstáculo que temos a nossa frente? Muitas vezes até pensamos que melhor teria sido continuar na situação anterior em que estávamos. Isso vale para todas as áreas da nossa vida. Seja aquele trabalho que parecia ser promissor e que não deu certo e no fim você acabou desempregado, com as contas acumulando e sem ter como pagar, ou ainda, aquela pessoa que você imaginava que seria o amor de sua vida, contudo, foi uma decepção, ao ponto de você se arrepender de ter conhecido a pessoa, ou então, aquela amizade que foi desfeita devido à quebra de confiança que você tinha na pessoa; todas estas situações são parecidas com a que os hebreus passaram, quando saíram do Egito; No início de tudo, parecia ser algo bom, que traria alegria, contudo, se transformou em motivo de tristeza.

2º Os hebreus não conheciam o caminho certo para Canaã.

Com exceção de Moisés, nenhum outro hebreu, havia saído do Egito antes. Eles não sabiam como era a terra para onde iam; Eles não sabiam qual era o caminho adequado; A bíblia relata que o próprio Deus os levou para o beco sem saída na praia, contudo, apenas Moisés entendia e sabia o que Deus estava fazendo. Muitas vezes passamos por situações semelhantes, não sabemos qual é o caminho adequado para alcançamos nossos objetivos; Muitas vezes, fazemos como o povo de Israel, confiamos nas experiências de alguém que nunca foi em Canaã, para que possamos chegar em nossa terra prometida; O problema é que na maior parte das vezes, as experiências alheias servem apenas como exemplo de fé e não como mapa para o nosso objetivo, logo, quando percebemos que aquelas experiências não se aplicam aos obstáculos que estão em nossa frente, entramos em desespero.

3º Os hebreus estavam sem saída. O que fizeram?

O povo hebreu só se deu conta que estavam cercados, quando viram o exército egípcio se aproximando de sua retaguarda.  A gente só percebe que estamos ficando sem opções na vida, justamente, quando percebemos que não estamos progredindo como imaginávamos; O povo Hebreu, por não conhecer o deserto egípcio, achava que os seus antigos senhores havia ficado a muitos quilômetros para trás, contudo, foram surpreendidos ao verem seus algozes se aproximando em rápida velocidade. Naquele momento, toda a nação teve um choque de realidade. A liberdade não era fácil de ser obtida. Mas agora o que fazer? Se entregar a escravidão não é mais uma opção. Uma vez livre, você, não quer voltar para suas correntes novamente. O que resta é seguir em frente, mar adentro; Melhor é se afogar do que voltar a antiga vida de escravo. A bíblia relata que neste momento, Moisés tocou nas águas com seu cajado e após uma longa noite de espera, ao amanhecer do dia, o mar vermelho estava aberto ao meio formando um caminho com dois muros de águas ao redor, permitindo que o povo hebreu atravessasse com pés enxutos;

Agora observe alguns detalhes: O mar foi aberto durante a noite, através de um forte vento vindo do leste; Enquanto isso ocorria, o povo hebreu ouvia agoniado, o relinchar dos cavalos egípcios, os soldados egípcios gritando ameaças, o afiar das espadas e lanças egípcias, entretanto, eles não entendiam o porquê dos egípcios não se aproximarem para o combate; A bíblia relata que havia fortes trevas entre o exército egípcio e a retaguarda hebréia, porém, o povo hebreu não sabia deste detalhe, eles viam  seu acampamento iluminado pela coluna de fogo e imaginavam que o inimigo também conseguia os ver. As mesmas coisas ocorrem com as nossas vidas. Deus já esta trabalhando em nosso milagre, só que não conseguimos perceber ou ver isto acontecendo, o vento leste começou a dividir mar na extremidade oposta da praia onde os hebreus estavam encurralados, ou seja, no momento em que Moisés tocou nas águas, a virada na vida dos hebreus começou só que foi necessário uma longa noite para que eles pudessem ver os resultados; Enquanto isso, conseguimos ouvir e  até mesmo ver os nossos antigos medos e frustrações  se aproximando de nós; Muitas vezes ouvimos dizer que pessoas conhecidas ficaram desempregadas, logo, achamos que será a nossa vez; Ou então,vemos aquela pessoa que mal nos causou, sendo feliz ,enquanto ainda,  sentimos a dor na ferida que ela abriu em nossa vida passada; Tudo isto são as vozes dos egípcios, tentado nos fazer entrar em desespero.  Entretanto, apesar de não vermos a mudança que desejamos em nossa vida, Deus pela sua graça, nós dá um sinal: O forte vento que sopra contra nós é mesmo vento que vai abrir o mar a nossa frente;

4º O que significa o cajado e o mar em nossas vidas?

A bíblia relata que foi através do cajado de Moisés que mar foi aberto, mas qual é o significado do cajado em nossa vida?  Se pararmos para analisar a vida de Moisés, veremos que o cajado o acompanhou desde a época em que ele era pastor de ovelhas; Através do Cajado, Moisés operou milagres e sinais diante de Faraó; Foi através do Cajado que Deus aumentou a confiança de Moisés para se apresentar diante de Faraó; Foi através do Cajado que Moisés adquiriu a confiança do povo hebreu; O cajado significa uma habilidade, dom, profissão ou função que exercemos bem. É através desta nossa habilidade, dom ou profissão que Deus vai mudar a nossa vida. Através do nosso cajado, conseguiremos iniciar o processo do milagre em  nossas vidas; Através de nosso cajado, iremos conquistar a confiança e o carinho das pessoas ao nosso redor; Mas e o mar, o que ele significa? São todos aqueles obstáculos humanamente intransponíveis; Sem que haja uma intervenção artificial ou divina, morremos na praia e não conseguimos atravessa-lós; O mar em sua vida pode ser um preconceito negativo do qual você é vítima; O mar em sua vida pode ser uma deficiência física ou cognitiva que te coloca abaixo do desempenho das outras pessoas; O mar em sua vida pode ser a falta de oportunidades para  mostrar seu potencial; O mar em sua vida pode ser a falta de experiência profissional, afetiva e psicológica; O mar em sua vida pode ser a escravidão do pecado, que te impede de se aproximar de Deus; O mar em sua vida pode ser vícios que te destroem pouco-a-pouco; O fato é que todos nós temos um mar para enfrentar e somente a fé em Deus, nós dará ousadia para usar o nosso cajado para dividir as águas ao meio.

5º Por que Deus nos leva para becos sem saída?

A bíblia relata que Deus instruiu Moisés, para que este guiasse o povo hebreu para aquela praia específica; Moisés sabia o motivo de estar guiando o povo para um beco sem saída; O Senhor Deus havia lhe dito que usaria aquela situação para que seu Nome fosse glorificado perante o povo hebreu, também, havia dito a Moisés, que destruiria todo o exército egípcio diante dos hebreus, porém, Deus não havia falado como faria isso. Moisés imaginava que o Senhor iria utilizar, uma ou várias das pragas que fizera cair sobre Egito, para destruir Faraó e sua tropa, contudo, foi surpreendido quando o Senhor explicou-lhe que afogaria Faraó e seu exército nas águas do mar vermelho. Em nossas vidas ficamos sem entender o porquê de acabamos em situações, em que não vemos saídas, contudo, na maior parte das vezes, o Senhor Deus permitiu ou nos guiou até a praia de nosso mar vermelho, para que seu Nome seja glorificado em nossa vida; Nosso maior problema é que costumamos querer pautar ou explicar à Deus como ele deve abrir o mar que esta a nossa frente; Geralmente queremos que Deus abra  o mar como ele abriu na vida de uma outra pessoa, exatamente do mesmo modo e jeito, contudo, entramos em desespero  e até mesmo mal dizemos, quando o Senhor Deus age diferente de nossas expectativas, seguindo o seu próprio plano de ação;

Conclusão

Não será apenas uma vez, que você vai se  senti r em um beco sem saída, em sua vida. Enquanto sua vitória estiver sendo gerada, você passará por dias ruins, em que a vontade de ter morrido na época de sua escravidão, será maior do que a vontade de viver a liberdade prometida; Assim como hebreus, você não vai perceber a mudança em sua vida ocorrendo, em meio a ventania que te assola, contudo, creia a mudança esta chegando, o mar esta se abrindo; As coisas não serão ruins para sempre; Você ainda vai sair desta fossa em que se encontra preso. Deus transforma CAOS EM BENÇÃO; Ele permitiu que você chegasse a beira do mar, ele não vai deixar você morrer na praia. Creia! Creia! Creia!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios