Já parou pra pensar que sua vida espiritual é afetada pela qualidade das horas que você passa dormindo? Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é essencial para se ter disposição e bom humor no dia seguinte, mas creio que poucas pessoas, pararam para observar que o sono afeta também a vida espiritual.

Se uma pessoa fica 24 horas sem dormir, passa a sofrer de confusão mental, falta de memória, raciocínio e coordenação motora lenta,hipoglicemia, irritabilidade, dificuldade de concentração, queda da imunidade do organismo e alguns casos, desmaios e delírios. Quando a falta de sono é crônica, os males causados a saúde pioram; Aumentam as chances de desenvolver diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, impotência sexual, mal humor crônico e transtornos de ansiedade.Como se vê, os males causados pela falta de horas de sono são destrutíveis a saúde do corpo e da mente, mas e quanto ao espírito? Como um cristão é afetado em sua vida espiritual, quando não dorme horas suficientes para a recomposição do organismo ?

Alguns dias atrás, tive este problema. Não estava conseguindo dormir horas suficientes  para o descanso do meu corpo. Para tentar corrigir a situação, passei a dormir durante o dia, não foi o suficiente, na verdade, piorou a situação, ao ponto de se tornar uma bola de neve: Eu não dormia bem a noite, acordava cedo e de tarde tentava compensar as horas mal dormidas a noite; Quando conseguia, ficava sem sono na hora em que deveria estar dormindo; Demorou algum tempo, mas logo comecei a notar os padrões e cheguei algumas conclusões dos efeitos da privação de sono na minha vida espiritual.

A primeira coisa que percebi é que a pessoa se torna vítima fácil para o ataque do inimigo; Satanás conhece bem o ser humano, sabe que este não consegue pensar corretamente se estiver com sono; Ele orienta os demônios a oferecerem ofertas e tentações malignas, justamente quando você não está 100% no controle de suas faculdades mentais, aliás, tudo o que ele quer é que você não julgue a oferta que ele esta oferecendo, que não pese na balança de sua consciência, os efeitos do pecado a longo prazo; Observe em MT 4, a tentação de Jesus; A bíblia relata que o senhor estava em jejum de comida  por 40 dias, contudo, não estava com sono, aliás, se tem algo que deixa uma pessoa com sono é a fome, quando lemos as respostas do mestre para o diabo, observamos que são coerentes com as perguntas e indagações malignas, o que significa, que o senhor Jesus estava dormindo bem.

A segunda dificuldade que a falta de sono causo na minha vida espiritual foi uma propensão para a murmuração; A falta de sono causa a irritabilidade e o mau humor, entretanto, nos cristãos causa também o ato de reclamar de Deus e da vida; Chega a ser até engraçado, mas nas noites em que não durmo bem, já acordo sabendo que o inimigo lançará idéias, sugestões e me fará relembrar memórias que me causam dúvida, auto comiseração e complexo de vítima, tudo isso para que eu venha a murmurar contra Deus, ou me revoltar contra sua soberania; É interessante! Se no dia anterior, eu estive otimista, alegre e motivado, a privação do sono acaba por fazer com que no dia seguinte, eu esteja carrancudo, mau humorado e pessimista; Nestes dias, é comum surgirem indagações em minha mente, tipo estás: O que estou fazendo com minha vida? Vale apena ser cristão? Por que não tenho alcançado o que almejo? Não demora muito e começa o processo de vitimismo. Logo to com idéias do tipo: Deus não tá nem ai comigo, ou O senhor se esqueceu de mim,  a forma dramática: Deus me trata de forma mais dura do que trata os outros, ou ainda mais dramático: Deus me trata como um cão; Depois da seção de auto vitimização começa aquilo que a bíblia chama de dardos inflamáveis lançados pelo maligno, são  idéias e decisões de revolta, de sair da igreja, de mandar um monte de gente tomar naquele lugar, de ligar o modo ‘foda-se todo mundo‘; Geralmente, essas idéias vem acompanhadas de memórias de erros e pecados que você cometeu tempos atrás, são coisas que você normalmente não se lembraria, contudo, de repente voltam a tona; são pecados e erros que você confessou ao senhor e pediu o seu perdão, entretanto, o inimigo o acusa novamente, tenta pregar em sua mente a idéia de que você não foi liberto disso e daquilo outro, outras vezes, tenta pregar em sua mente que você não pode mudar um defeito porque é uma maldição ou mal exemplo que  pegou dos seus pais, em todos os casos, tenta diminuir a sua fé em Deus. Quando você menos espera, esta murmurando contra Deus em sua mente,esta culpando seus pais pelos seus problemas, outras vezes, esta com raiva de seu patrão ou colegas de trabalho, sem ter um motivo aparente; Se você permitir que demônios possam atacar sua fé, sem que haja uma reação de sua parte, logo, a murmuração rompe a barreira da mente e vem a tona através de palavras contra Deus, sua família, seu emprego e etc;

O terceiro efeito que a privação do sono causou na minha vida com Deus, foi a falta de discernimento espiritual. O espírito santo utiliza elementos do cotidiano para comunicar-se com o cristão, contudo, é necessário que o cristão perceba a ação divina. Entretanto, um dos principais efeitos da falta de sono ou da sonolência é a falta de atenção aos detalhes, logo, não é possível estar totalmente atento ao mundo espiritual a sua volta; Quando não se esta atento a voz divina, é comum o cristão perder oportunidades de honrar o nome de Deus, ou de falar do evangelho de Jesus; Eu, infelizmente,  perdi algumas oportunidades de evangelizar pessoas por não esta atento ao mundo espiritual, por não perceber que eram situações que o senhor havia criado para que eu pudesse falar de Jesus para a pessoa; Só quando você recobre a sensibilidade espiritual é que percebe a oportunidade perdida;

Conclusão

Evite dormir tarde. Evite situações ou atividades que façam com que você perca seu sono. A sua vida espiritual é afetada pela horas em que você dorme; Não obstante, a bíblia relata vários exemplos de heróis bíblicos que receberam mensagens divina através de sonhos quando dormiam boas horas de sono. O jovem José recebeu de Deus, a revelação que seria o chefe de sua família, enquanto dormia; Seu pai Jacó,  havia conhecido a bondade de Deus através de um sonho; Jeová falou com reis pagãos, como Faraó e Nabucodonosor e Abimeleque quando estes dormiam; O profeta Samuel ouviu a voz de Deus, enquanto estava deitado em sua cama, procurando dormir; Gideão tomou coragem para lutar contra os midianitas, quando ouvi o relato de um sonho; Salomão foi visitado duas por Deus  enquanto dormia; Ele consegui pedir sabedoria a Deus dormindo e recebeu do senhor a resposta deitado em sua cama; José, o padrasto de Jesus, foi exortado a receber Maria como mulher, durante um sonho, mais tarde, foi avisado para fugir da fúria de Herodes para Egito, novamente, através de um sonho; Os três magos do oriente foram divinamente avisados para não regressarem a Herodes, através de um sonho comum aos três, em uma mesma noite; A mulher de Pilatos foi avisada por Deus da inocência de Jesus por um sonho; Pedro foi liberto da prisão enquanto dormia; Todos estes casos demonstram que uma boa noite de sono é uma ferramenta que Deus usa para agir no mundo espiritual.

Não permita que aparelhos tecnológicos, pessoas, festas ou compromissos banais, interfira no seu sono. A sua vida espiritual depende disso!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios