A maior honra que um general romano vitorioso podia receber de seus compatriotas era o direito ao triunfo. O triunfo consistia de uma procissão  de 4 km  saindo do campo de marte e indo até o templo de Júpiter capitolino, onde o triunfante sacrificava 2 bois brancos aos deuses romanos; Após a cerimônia começava os banquetes e jogos pagos com o espólio conquistado na guerra, sendo feito um banquete para o povo e outro mais sofisticado para a elite romana. Apesar de ser uma pratica romana antiga, a marcha triunfal ainda é comum em nossos dias, por exemplo, quando um time de esportes ganha uma competição , geralmente, saem em procissão em sua cidade com o troféu conquistado em carro alto seguido de milhares de pessoas, ou ainda, quando um político ganha eleição costuma fazer este tipo de ato, ou ainda, as paradas e desfiles militares realizadas em dias simbólicos e comemorativos; tudo isso  são atos derivados da marcha romana.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 8º lição da CPAD para a classe de Jovens do 1º trimestre de 2018.

REVISTA IOVENS 1° TRIMESTRE 2018
Comentarista: Natalino Neves

O senhor Jesus também teve a sua marcha triunfal. Contudo, foi uma marcha diferente em vários aspectos, se comparamos, as marchas romanas de sua época; Em primeiro lugar, a marcha triunfal de Cristo comemorava a fase final de seu bem sucedido ministério; Sua missão estava se encerrando, faltava apenas o ato final na cruz e sua posterior ressurreição para que houvesse reconciliação entre Deus e  o homem; As palavras da multidão eram proféticas quando diziam Hosana ao filho de Davi, significando salva-nos filho de Davi! De fato era o que senhor Jesus faria; Em  segundo lugar, a marcha de Jesus, simbolizava a conquista e inicio do reino de Deus na terra, não é um reino composto de terras,cidades,fortalezas e exércitos, mas um reino de pessoas, fé e acima tudo é um reino espiritual; Em terceiro lugar, a marcha triunfal de Jesus era diferente na forma em que este se apresentava a multidão; Enquanto  as marchas romanas eram oportunidades de publicidade para  o triunfalista demonstrar sua riqueza, glória e poder militar, Jesus, fez questão de demonstrar humildade; Os romanos triunfalistas entravam na cidade com um séquito composto por seus escravos e prisioneiros de guerra, seguido por seus soldados; Jesus entra em Jerusalém seguido por uma multidão que espontaneamente o seguia, com seus discípulos ao seu lado; Os romanos triunfalistas, seguiam o cortejo de triunfo, montados em uma carruagem puxadas por 4 cavalos, sendo que os imperadores  romanos usavam cavalos brancos(na mitologia romana, apenas os deuses podiam usar), com isso, queriam se fazer iguais aos deuses romanos Júpiter e Apolo, reclamando para si adoração da multidão; Jesus, escolheu um filhote de jumento, um animal de uso civil, deixando claro que seu reino não consistia de saques,roubos e assaltos militares, mas sim de trabalho, esforço e dedicação a uma causa superior;

O que os judeus esperavam de Jesus?

Pouco antes de iniciar a procissão, a mãe de João e Tiago, pediu a Jesus que colocassem seus filhos ao seu lado quando este se tornasse rei. Jesus respondeu, que apenas Deus sabia quem estaria ao seu lado e caso alguns deles quisessem se fazer importantes em seu reino, deveriam servi bem aos outros; O fato é que até mesmo os discípulos acreditavam que Jesus estabeleceria um reino terreno; No caminho para Jerusalém eles estavam histéricos, afinal, acreditavam que quando entrasse na cidade, Jesus expulsaria as tropas romanas e reivindicaria o trono de Davi para si; A decepção dos discípulos  foi grande, quando perceberam que Jesus não faria isso; Judas Iscariotes, sentindo  muita raiva e ódio do senhor por não ter tomado o poder quando estava ao seu alcance, decidiu por fim ao tempo que ele considerava perdido em sua vida seguindo a Jesus, para isso, resolveu entregar  o mestre aos seus inimigos e de brinde levar algum dinheiro pra casa; No final daquela semana Jesus estava morto,entretanto, Seu reino acabava de se estabelecer definitivamente na terra!

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios