Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Tm 4.2

Ela se espalha em ritmo veloz! O contágio é fácil, rápido e até mesmo prazeroso ao paciente; A morte é lenta, silenciosa e agonizante. A peste que mais causa mortes de cristãos em todo mundo é antiga, há relatos bíblicos de sua ação e de seus sintomas, entretanto, por mais conhecida que seja, o mundo cristão não consegui extermina – lá de seu meio e somente a volta de Cristo nas nuvens, porá fim ao reinado de miséria e morte espiritual que a peste, conhecida por Hipocrisia, tem causado ao cristianismo.

A palavra Hipocrisia era utilizada para designar um muro pintado de branco. Uma forma que os corretores de imóveis da época do império romano utilizavam para vender prédios e casas com problemas estruturais para clientes ignorantes. Se tinha uma rachadura ou mofo, simplesmente pintava-se as paredes e os locais com os problemas visíveis com tinta branca; Esta tinta era na maior parte das vezes derivada de cal, um produto caro na época; quando o desavisado comprador chegava para inspecionar a casa, acabava por se deslumbrar com as paredes brancas, não percebendo o que estava por baixo da tinta; Sua ignorância seria premiada algum tempo depois quando a água e vento denunciassem os problemas estruturais escondidos debaixo da tinta branca. Com tempo a palavra ganhou os contornos conceituais que tem na atualidade; Algo escondido, falso, dissimulado. O hipócrita esconde os verdadeiros sentimentos.

A Hipocrisia mata mais cristãos do que satanás e todos os seus servos mataram ao longo da história humana! Mas como isso ocorre? Através das incongruências de palavras e ações! Eu finjo adorar a Deus agarrado no pecado. Incongruência! Eu finjo ser cristão enquanto secretamente amo o pecado. Incongruência! Eu louvo a Deus com os meus lábios, mas brinco com fantasias sexuais contrárias a vontade de Deus em minha mente. Incongruência! Eu busco me aproximar de Deus com a mente suja de pecados. Incongruência! Sabendo quem é Deus e conhecendo sua lei, contudo, sendo torturado pelo prazer do pecado que Ele Odeia. Incongruência! A dor da alma de um cristão atingido pela Hipocrisia é horrível! A Incongruência nada mais é do que  uma mentira, uma falsificação de sentimentos!

A bíblia relata a destruição causada pela Hipocrisia na vida de Davi, um servo de Deus. Depois que causou a morte de Urias, um dos seus melhores soldados, a fim de encobrir seu adultério com a esposa deste, Davi, sofreu uma das piores sessões de tortura que um ser humano pode passar: A agonia causada pela Hipocrisia religiosa!

Quem via o rei Davi louvando a Deus não imaginava como a alma dele estava atribulada; o salmista que escreveu que o senhor era seu pastor no salmo 23, estava angustiado pelo seu pastor, saber o quão desprezível ele era! A Hipocrisia o torturava horrivelmente ao ponto dele declarar no salmo 51, que ela estava diante dele o tempo todo; Em outras palavras, Davi tentava voltar a uma vida que vivia antes do pecado, mas todas as vezes que buscava isso, sua consciência o acusava. Na hora em que ia cear, a sua frente, estava Bate-Seba, lembrando-lhe seu pecado. Ia-se deitar lembrava-se do leito maculado com o pecado sexual; Quando passava em revista seu exército, lembrava que um de seus valentes, havia sido morto por ordem sua; Quando voltava ao palácio real, via na face de seus servos, o julgamento velado, de quem conhecia seus pecados; Mas o pior era quando tentava louvar ou orar à Deus, a culpa,vergonha e o medo o impediam de terminar a oração ou adoração alçada ao Senhor.

Assim como Davi, milhões de cristãos foram e são torturados pela Hipocrisia. O estranho é que a mesma não se manifesta enquanto estão em casa, no trabalho ou se divertindo, ela surge no local em que deveria trazer conforto e paz: A casa de Deus! O conflito interno é grande demais para que se possa adorar a Deus com liberdade; O medo, a culpa e a vergonha formam as cordas do pecado que o escraviza; É impossível adorar a Deus, com a consciência assolada pela acusação! O novo homem nascido do poder da palavra e da ação do espírito santo acusa o velho homem do pecado e refém da natureza humana, de descer da cruz e cuspir na face de Cristo! Enquanto sua mente batalha para se concentrar na adoração à Deus, sua consciência lhe diz que é digno de morte e do inferno! Ó miserável cristão que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

A partir daqui começa o estágio final da morte causada pela Hipocrisia; O paciente vitimado pela peste fica à escolha: fingir que tudo vai bem, apesar de que o pecado lhe corrói os ossos, ou simplesmente se afastar da presença de Deus; Neste momento, boa parte dos cristãos deseja não terem conhecido a palavra de Deus e nem a graça de Cristo! Começa então o processo de cauterização paulatina da mente; Aos poucos vão perdendo a sensibilidade espiritual; O pecado já não enoja mais; Se na primeira vez, em que pecou, sentiu constrangimento e vergonha, agora, já não o sente mais; Entretanto, a parte ainda viva da consciência lhe diz que esta errado, que precisa renunciar o pecado, nestas horas, o louvor santo do justo e a palavra de Deus são como alfinetes que cutucam o tecido vivo trazendo comichão e desconforto ao Hipócrita.

Mas como foi que isso tudo começou? Sempre começa com um simples pecado. Algo até inocente aos olhos do mundo. Uma mentirinha aqui, umas ‘ficadas’ ali, um pornozinho ‘inocente’, uma mãozinha boba por ‘lá’; Quando o cristão infectado pela Hipocrisia percebe(Se é que chegou a perceber) a doença em si, o estágio é transitório entre a fase inicial e fase avançada. A palavra de Deus revela-lhe seu mais escondido pecado – ou se arrepende e deixa – ou passa a pintar os muros de branco na vida espiritual!

Mas o que fazer quando se esta infectado pela Hipocrisia? O apóstolo Paulo nos deu a resposta! Ele mesmo sofreu com a peste, por isso sabia qual era a melhor cura: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” A vacina contra a Hipocrisia envolve viver em Cristo Jesus; Mas como isso é possível? Somente através do arrependimento de pecado, contudo, não basta só arrepender-se, observe a parte final do versículo. É preciso andar segundo o espírito de Deus, ou seja, é necessário fazer tudo aquilo que é contrário a vontade da natureza humana.

Guarde sua mente contra a Hipocrisia! Deus não importa com o que diz seus lábios, se a sua mente esta cheia do contrário. De nada adianta eu condenar o pecado com minha boca e viver pensado nele. Isso vale pra mim e pra você! As regiões mais escuras e tenebrosas do inferno estão marcadas para os cristãos que oram em público com os corações cheios de adultério!(2PE 2.13-19) Humilhe-se diante Deus, reconheça que você é miserável pecador e merecedor do inferno. Deus busca o sacrifício de um coração quebrantado e contrito!(SL 51.17).

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios