Sabedoria não é o mesmo que inteligência. Uma pessoa pode ser extremamente inteligente, porém irremediavelmente tola. Sabedoria envolve respeito ao senhor Deus e sua lei, inteligência,por sua vez, envolve aprender, conhecer e compreender determinados conceitos em uma área específica.

O psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das múltiplas inteligências, isto é, diferentes campos de conhecimento em que uma pessoa pode se destacar: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intrapessoal e interpessoal, naturalista e existencial. A definição de sabedoria, envolve a habilidade de saber lidar com situações adversas, onde você consegue agradar a Deus e aos homens ao seu redor é neste ponto que descobrimos que sabedoria e inteligência não são as mesmas coisas. Ser inteligente no campo lógico-matemático, não me torna uma pessoa fácil de conviver e nem uma pessoa simpática com o próximo. No fim senão consigo viver bem com as pessoas ao meu redor… Por  maior que seja meu QI(quociente de inteligência) e não sou uma pessoa sábia.

Por Let God be True.

Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo.

Provérbios 17:10

Você precisa de um teste de QS (Quociente de Sabedoria). Esqueça o seu QI (Quociente de Inteligência) que tem uma relação inversa ao QS. Salomão, o homem mais sábio que existiu, também estava incomensuravelmente fora de todas as escalas de QI. Ele podia sentar e falar durante horas a respeito de qualquer assunto aos homens mais espertos do mundo (IRs 4:29-34). Mas ele não dava valor algum por inteligência em comparação com a sabedoria. A sabedoria é, de longe, muito mais importante. Ele escreveu esta comparação simples para medir a sua sabedoria: quão bem você recebe uma repreensão? 

Inteligência é a habilidade de colocar blocos amarelos em baldes amarelos sem muitos erros antes da hora do lanche de biscoitos e leite. Sabedoria é a habilidade de agradar tanto a Deus quanto aos homens nas situações excepcionais diários que você nunca teve que enfrentar antes. A sabedoria excede a inteligência na mesma medida que a luz excede a escuridão. Homens sábios são grandes homens. Você está pronto? Temos, a seguir, um teste de tempo. Em apenas dez minutos o seu quociente de sabedoria será revelado! 

Deus não tem o mínimo respeito pela inteligência humana. Ele escolheu homens com pouca inteligência para serem Seus filhos, para que Ele possa esmagar o orgulho dos inteligentes (ICo 1:26-29). Ele ri e zomba daquilo que se chama de inteligência dos homens (ICo 1:19-20; 3:18-20). Ele sabe que foram os homens mais inteligentes em Israel que crucificaram o Seu Filho, e Ele sabe que são os homens mais inteligentes nesta nação que pensam que os nossos ancestrais eram macacos e a NEA (Associação Nacional Norte Americana de Editores) não são uma WMD (Weapons of Mass Destruction = Armas de Destruição em Massa). 

O que você faz quando você é repreendido? Homens inteligentes ficam irritados e se justificam com o placar de jogos do passado com blocos amarelos. Homens sem inteligência simplesmente fitam com um olhar apático, imaginando quando é que vão poder voltar à secção de esportes do jornal. Homens sábios, independente do seu grau de inteligência, consideram seriamente a repreensão, se submetem humildemente, tomam a decisão de uma mudança imediata, e amam aquele que os repreendeu. 

Considerando que todos os homens vieram a este mundo totalmente indefesos e ignorantes, e que as suas vidas têm uma duração média de 70 anos, temos aqui o fator que indica o maior potencial para a grandeza. O desenvolvimento e o progresso de um homem em sua curta duração de vida exigem mudanças frequentes e significantes. As mudanças exigem correção e repreensão. Os homens marcados para a grandeza amam quando lhes dizem que estão errados e rapidamente aproveitam a oportunidade para progredirem e se aperfeiçoarem. 

Você aceita bem a repreensão? Você só precisa que lhe digam uma única vez que você está errado para fazê-lo mudar a sua conduta? Você precisa que lhe digam muitas vezes? Ou cem açoites como punição dos homens e de Deus só o endurecem? Este é o teste de ácido da sabedoria. Como é que você recebe a repreensão? Um homem sábio é aperfeiçoado por uma única repreensão, mas o tolo não muda, mesmo quando recebe punição devastadora. A arrogância e a teimosia do tolo são tão grandes, que ele não pode e não quer aprender. Onde você se coloca na escala do QS? 

“Meia palavra basta para um bom entendedor” é uma fraca expressão nossa semelhante a este provérbio. Um homem sábio só precisa de uma única correção ou repreensão para aprender e mudar o seu comportamento. Um tolo oferece resistência, se rebela, e rejeita a correção e a repreensão. Ele eriça os pelos, defensivamente, quando você diz que ele está errado – seja no seu interior, no seu rosto, na sua linguagem corporal ou nas suas palavras. Ele não tem vontade alguma de ser sábio. 

Claro, o tolo nunca tem uma resposta sábia para justificar os seus erros; ele simplesmente não gosta de ouvir alguém dizer a ele que está errado. É por isso que ele é um tolo. Mesmo que Deus, ou homens, ou ambos lhe dêem cem açoites, ele continua com a sua rebelião de teimosia. Ele é esperto demais para ser sábio – ele -e um tolo. Ninguém vai corrigi-lo. Ele está fora do alcance de uma ajuda ou de uma esperança (Pv 27:22). 

Crianças, quando concordam e obedecem aos seus pais quando eles dizem para você fazer algo que você está disposto a fazer prova o egoísmo. Só quando os seus pais dizem que você está errado e precisa mudar alguma coisa que lhe é precioso, é que você demonstra a sua sabedoria. Quanto você tem de sabedoria? 

Leitores cristãos dizem “Amém” quando o pastor prega alguma coisa que já estão propensos a acreditar não prova nada. Distribuir uma fita ou um esboço de um sermão agradável não prova nada. O abençoado Deus enviou os seus pastores para o trabalho de repreensão e de correção (IITm 3:16-17). Homens sábios amarão a repreensão tanto quanto aquele que o repreende (Pv 9:8; 19:25; Sl 141:5). 

Que perfeito teste de QS! Somente um homem sábio passa no teste! Tolos se revelam todas as vezes! Toda família os têm: cada igreja os tem! Não importa o quanto o homem de Deus enfatiza a questão, o tolo inteligente senta confortavelmente e se considera sábio, comprovando que ele é um perdedor (Pv 26:12). O tolo idiota sonha acordado com os placares dos esportes que ele leu aquela manhã. 

Como é comum nestes provérbios de Salomão, a única grande medida de um tolo ou de um homem sábio é a sua habilidade em receber e seguir instruções. Leitor, você deve perguntar a si mesmo à vista de Deus, “Quão boa é a minha disposição de receber repreensão dos meus pais, pastores e conselheiros?” É imperativo que você descubra seu QS e o aperfeiçoe hoje aceitando bem as repreensões. 

Deus aperfeiçoou a sabedoria em Seus filhos, independente de idade ou de inteligência. A fé inocente elogiada pelo nosso Senhor é a simples confiança que a Palavra de Deus e os representantes de Deus – sejam eles pais, pastores ou outros – existem para serem obedecidos. Esta tendência sábia em prol da grandeza resume o aprendizado de uma maneira simples – Deus disse; eu creio; isto resolve a questão! 

A sabedoria está à disposição para qualquer um que a deseja. Tudo que você tem a fazer é sair do frio e se apossar dela (Pv 9:1-6). A sabedoria é recebida quando você rejeita os seus próprios pensamentos, e os de outros tolos, passando a ser humildemente corrigido, repreendido e reprovado por Deus e pela Suja Palavra. A rebelião é como a feitiçaria e a teimosia é como a idolatria, diante da santa visão do grande e terrível Deus (ISm 15:23). 

E as consequências são terríveis (ISm 15:23). A medida final da sabedoria e da tolice diz respeito a como você recebe a Pessoa e a reprovação do Senhor Jesus Cristo. Ele reconhece que o Seu Pai tinha ocultado a verdadeira sabedoria dos homens inteligentes deste mundo de forma a revelá-la aos Seus bebês escolhidos (Mt 11:25-27). A sua sabedoria para o dia de hoje é a de se humilhar diante do Senhor Jesus Cristo e de reconhecê-lo como Seu Senhor e Rei, ficando provado pela sua ansiedade de receber as repreensões Dele (Ap 3:19).

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias