Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.

Provérbios 8:25

Por Let God be True.

Quão velha é a sabedoria? Mais velha do que os montes! Antes de Deus criar as montanhas e formar os montes, Ele teve a infinita sabedoria, a qual Ele usou na formação da terra (Pv 8:22-23). Ele oferece esta sabedoria para o homem para que o homem tenha sucesso na vida (Pv 8:10-21). Não importa quão antigo você considera as montanhas ou os montes, Deus possuía infinita sabedoria muito antes de eles serem formados. 

Provérbios 8 é uma extensa personificação de Salomão para a sabedoria como sendo uma mulher. Ela é identificada no primeiro versículo pelo correspondente pronome feminino, e o último versículo registra duas menções dos pronomes pessoais “me/mim” (Pv 8:1,36) O capítulo tem uma introdução (Pv 8:1-9), uma descrição dos benefícios da sabedoria (Pv 8:10-21), o direito de propriedade da sabedoria, do SENHOR Jeová, desde a eternidade. (Pv 8:22-31), e um apelo de encerramento ao homem (Pv 8:32-36). 

A língua inglesa tem uma expressão idiomática, “Older than the hills.” (Mais velho do que os montes). É um coloquialismo para aquilo que é muito velho. O tamanho, a estabilidade e a força das montanhas e montes indicam suas antigas origens e grande permanência e, por isso, os homens compararam coisas com a idade dos montes para enfatizar quão velhas elas são. Deus fez o mesmo em Suas inspiradas escrituras (Jó 15:7-8; 38:4-11; Sl 90:2; 102:25-28; Hb 1:10) E ele glorificou a sabedoria para você neste provérbio ao declarar a Sua possessão dela antes Dele formar as montanhas e montes, quando Ele criou a terra.

As palavras, “Antes que os montes fossem firmados,” não descrevem a eterna geração do Filho de Deus. Por dois fatos, este versículo não ensina, de forma alguma, a filiação eterna de Jesus Cristo. Primeiramente, a filiação eterna é uma heresia de homens, inventada pelo especulador teológico chamado Origen (por volta de 185-254 d.C.), para tornar a Bíblia mais compatível com a filosofia grega. Ele corrompeu João 1:1 para ensinar que o Verbo de Deus é meramente “um deus”. 

Jesus é Jeová! Ele é o Deus Onipotente, Deus em carne, Emanuel – Deus Conosco (Is 7:14; 9:6; Mt 1:23; Jo 1:1,14; Jo 8:58) Ele não é um deus gerado pela teoria pagã da eterna geração, não importa o que ensinam os Torres de Vigilia (ou Testemunhas de Jeová como são mais conhecidos) ensinam, ou o que a N.A.S.B. – New American Standard Bible (Nova Bíblia Básica Americana) declara em Jo 1:18, e nem o que o credo da igreja Católica-Protestante diz. Jesus não foi eternamente gerado; Sua divina natureza é Jeová – EU SOU O QUE SOU! Jesus não era eternamente gerado: Sua natureza foi gerada à época em Maria (Lc 1:31-35; Gl 4:4). 

A segunda razão deste provérbio não ensina tal bobagem por causa da sua óbvia personificação da sabedoria como sendo uma mulher. O Filho de Deus é uma mulher? Salomão descreveu o uso da sabedoria por Deus na criação, sob a figura de uma mulher. Por quê? Para destacar o apelo da sabedoria para você por este uso inspirado de uma poderosa ferramenta literária. Se a sabedoria era essencial para Deus na criação, você, também, certamente necessita dela! Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso!

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq

Anúncios