Antes de tudo. O que é sabedoria pra você? Antes que analisemos os meios de comunicação e como interagir com a mídia, é importante se definir o que significa ser sábio do ponto de vista bíblico.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 11º lição da CPAD para a classe de Jovens do 4º trimestre de 2017

liçao jovens 4.tri

Pra começo de conversa, a bíblia declara que o princípio da sabedoria é o temor a lei de Deus. Em outras palavras, para alguém ser considerado sábio por Deus, esta pessoa precisa respeitar e cumprir seus princípios estabelecidos em sua palavra. E por falar em sabedoria, a origem latina da palavra é sapere que significa aquilo ou aquele que tem sabor; Jesus disse que seus discípulos deviam ser sal da terra, isto é, eles têm que ter um sabor específico e marcante. Em outras palavras, um verdadeiro discípulo de Jesus é uma pessoa sabia, portanto dever agir como tal.

Mas como dever ser a interação sábia do cristão com os meios de comunicação? A primeira coisa que o cristão deve compreender é que a natureza caída do homem perverte todo e qualquer instrumento para a prática do mal. Contudo, isso não significa que o instrumento em si, seja mal ou ruim, ao contrário, ele é neutro, pode ser usado para bem quanto para mal. Aplique esta lição aos meios de comunicação, que infelizmente foram demonizados ao longo dos anos pelos evangélicos no Brasil. Na teoria, a mídia é responsável por informar, opinar e entreter o público com conteúdo de qualidade, entretanto, a questão da qualidade é onde ocorre a batalha entre a decência e a imoralidade. A autora Nancy Pearcey assim definiu esta questão “A linha entre o bem e mal não é traçada entre uma parte ou outra da criação, porém passa pelo coração humano- em nossa disposição de usar a criação para o bem ou mal.” Em outras palavras, a qualidade do que se ver e ouve na mídia é definida pela mente das pessoas que produzem e das pessoas que consomem esta produção. Não adianta condenar a rede Globo e apelidar de ‘esgotosfera’ por produzir entretenimento anticristão e imoral, se você continua consumindo a grade de produção dela.

A segunda forma sábia de um cristão interagir com a mídia é combatendo o estrago que ela causa quando usado para a glorificação do mal e de uma vida sem Deus. Este estragos são:

1.Sexo na Tv tem correspondência com a gravidez na Adolescência.

Estudo feito pela revista cientifica Pediatrics, revelou que adolescentes com altos níveis de exposição a conteúdo sexual, tem o dobro de chances de se envolverem em casos de gravidez na adolescência. Além disso,constatou-se que programas com alto teor sexual, são gatilhos para a sexualização precoce de pré-adolescentes.

2.Álcool na Tv estimula consumo imediato de bebidas.

Cientistas da universidade de Radboud-Holanda, chegaram a conclusão que as pessoas são sugestionadas a consumir álcool quando vêem este comportamento na TV ou em filmes. Eles acompanharam 80 jovens enquanto assistiam TV, e perceberam que aqueles com maior nível de exposição a cena de consumo de álcool, bebiam 2 vezes mais do que o grupo de controle.

3.Novelas promovem o aumento do divórcio.

Um estudo do BID (banco interamericano para o Desenvolvimento) sugere uma ligação entre as novelas da Globo e o aumento do número de divórcios no Brasil. Segundo o estudo, o aumento dos casos de divórcio, ocorreram na medida em que o sinal da emissora carioca, se espalhou pelo país, sendo que os números são maiores nas pequenas cidades, já que neste locais as pessoas passam mais tempo na frente da tv.

4.Jovens que ouvem musica sexual transam mais cedo.

Jovens que ouvem os chamados ‘proibidões’, transam mais cedo, geralmente ainda na adolescência. Esta pesquisa foi feita pela universidade de Pittsburgh, que consultou 711 jovens de 3 grandes escolas da cidade.

O cristão deve aprender a combate estes males sociais pela causa deles, isto é, divulgação e vulgarização do sexo e da violência. Contudo este combate não se da por meio violentos e sim por meios legais, seja cobrando dos órgãos competentes a fiscalização do teor sexual e violento que é veiculado na grades de produção das redes de Tv, e principalmente, não financiando e nem apoiando órgãos e empresas que produzem e distribuem produções contrárias a palavra de Deus.

Por fim, o cristão sábio deve buscar utilizar as mídias, principalmente as digitais, para a evangelização das pessoas ao seu redor. Um bom exemplo foi o caso de Martinho Lutero, que utilizou a imprensa móvel, uma tecnologia recém- desenvolvida para distribuir e espalhar a sua mensagem por toda a Europa.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

elias-pq