Neste último trimestre de 2017, estamos iniciando uma lição que trata a respeito do caráter dos seguidores de  Jesus Cristo. A principal mensagem de jesus para seus seguidores foi: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus“.Mateus 5:13-16

Observe que nas palavras de Jesus, é necessário arregimentar pessoas que sejam capazes de testemunhar a respeito do próprio Cristo e da graça de Deus através de suas próprias vidas, para isso, suas vidas devem ser carregadas de uma singularidade marcante que as façam ser reconhecíveis em qualquer lugar em que estejam. mais quais são estas marcas que tornam singular, um seguidor de Cristo? o próprio jesus, as definiu no famoso sermão do monte.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 1º lição da CPAD para a classe de Jovens do 4º trimestre de 2017.

liçao jovens 4.tri

Contudo,porque, o senhor Jesus comparou o caráter de seus discípulos aos Sal e a Luz?no segundo trimestre deste ano 2017, escrevi este post sobre o assunto, reescrevo aqui novamente, acrescentando algumas outras notas:

Sal da terra e Luz do mundo

O  célebre evangelista Billy Graham  em uma de suas mensagens, assim falou: ‘se um cristão vive ou têm popularidade perante o mundo, tem algo errado com este cristão.’ O fato é que o mundo sempre foi o mesmo. Sempre esteve sob o controle maligno, logo se um cristão começa a se tornar popular perante os infiéis, é porque deixou de ser servo de cristo e passou a servir ao mundo. a verdade é que todo mundo odeia um verdadeiro cristão.

Jesus ensinou através de dois exemplos o papel que ele espera que seus discípulos assuma perante o mundo. nestes dois exemplos, o mestre utilizou elementos do cotidiano das pessoas de sua época, entretanto, tais elementos continuam relevantes até os dias de hoje.

O Sal

Vocês são o sal da terra’

Este elemento era um item essencial em qualquer cozinha no mundo antigo, ainda hoje é um dos principais temperos utilizados na culinária. Apesar do uso culinário, o sal tinha inúmeras utilidades na antiguidade, servindo de conservante para carnes e outros alimentos ou até como soldo dos legionários romanos, aliás, a palavra salário surgiu deste caso em que os soldados romanos recebiam sal como pagamento pelos seus serviços.

É interessante que o senhor jesus começa seu discurso afirmando que seus seguidores são o sal da terra. Isto significa que ser ‘sal da terra’ é uma obrigação das pessoas que dizem ser cristãs.Logo, se uma pessoa diz ser seguidora de Cristo e sua vida é igual a das pessoas que não vivem segundo a palavra de Deus, tal seguidor é hipócrita.  Esta pessoa parece ser ‘Sal da terra’, contudo, apenas parece.

Jesus ao utilizar o exemplo do Sal, queria ensinar como deve ser o comportamento de seus discípulos perante o mundo secular, isto é, eles devem conservar o mundo da natureza humana a fim de que esta não domine completamente toda a moral, ética e pensamento humano. contudo, é importante se ressalvar que o sal, por mais conserve a carne, não impede que o processo de putrefação ocorra, apenas retardar sua velocidade. Esta é uma importante lição de Jesus para seus discípulos: por mais que lutemos para conservar a moral e ética cristã ainda assim não poderemos vencer o avanço da natureza humana sobre aqueles que vivem dominados por ela, isto significa que não é possível se construir um paraíso na terra, antes a igreja de cristo deve estar preparada aguardando a redenção que se aproxima. Enquanto isto não ocorre, devemos buscar ser o sal que impede a deterioração da humanidade, entretanto, lembrando que no processo devemos buscar o equilíbrio, nem muito salgado, e nem insípido.

O cristão deve ser para o mundo, como o sal é para os alimentos. Algo essencial, que dá sabor. agora observe, um detalhe: muitos de nós cristãos evangélicos, crescemos com a mentalidade de que a igreja e o cristão devem viver separados do mundo, o que é verdade, porém, não significa fora do mundo! a nossa vida e nosso caráter é o que impede a humanidade de se atolar na iniquidade completa. Somos a contracultura do mundo. Não é atoa que para o Anticristo se revelar e tomar o poder do mundo político,financeiro, cultural e religioso para si, é necessário que a igreja seja arrebatada por Jesus primeiro, afinal ela impede que o ‘homem do pecado’ tome o poder total para si.

Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.”

Entretanto, o que significa sal insípido? quando Jesus proferiu estas palavras, ele estava comparando a vida de um falso cristão ao tratamento que era dado ao sal em sua época, quando este perdia o sabor. O sal insípido era estocado no templo até o inverno servindo como estrado e anti escorregante nas escadarias do templo e nas alamedas de jerusalém, assim Jesus comparava um falso cristão como alguém que serve apenas para ser pisado. Além disso, a palavra Insípido, é derivada das palavras ‘estúpido’ e ‘indolente’, podendo ser trocada pelas palavras ‘bobo’, ‘lerdo’ ou ‘tolo’. isso significa que se Jesus fosse dizer tais palavras nos dias de hoje, ele diria que uma pessoa que perde o caráter cristão é um ‘bobo da corte’, um palhaço que serve para o divertimento da platéia.

A Luz

‘Vocês são a luz do mundo’

Jesus utilizou a luz para ensinar o lado b da lição acima. se por um lado o uso correto do sal, faz com que este desapareça no alimento em que esta sendo utilizado, a luz, pelo contrário, é notável quando é utilizada. No primeiro exemplo, Jesus utiliza um elemento, que age na discrição e no equilíbrio para influenciar o meio em que esta inserido, no segundo exemplo, a notoriedade se torna essencial para que fim seja alcançado. ao citar o fato de que impossível se esconder uma cidade edificada sob uma colina durante a noite, visto que as luzes da cidade serão vistas ao longe, Jesus estava ensinando aos seus discípulos que haveriam momentos em que precisaremos sair do anonimato e nós colocar sob uma grande arena de testemunhas que estarão observando os nossos passos e comportamento, contudo através do nosso exemplo devemos influenciar a mudança de vida do maior número de pessoas, de modo que as trevas do pecado possam ser subjugadas pela luz de cristo em cada de seus discípulos.

Quando falamos na luz em um sentido espiritual, associamos a idéia de iluminar algo ou alguém, entretanto, a luz faz mais do que isso, ela mostra o que esta escondido e revela as coisas como realmente são. Pense nisso: você já dever ter visto ou participado de uma brincadeira, onde uma das pessoas esta com os olhos vendados, impossibilitando que a luz reflita em sua íris e assim veja os objetos que estão sendo colocados na suas mãos, em alguns casos a pessoa consegue acertar o nome do objeto,entretanto, na maior parte das vezes não consegue e alguns casos a pessoa sente medo ou nojo de objetos inofensivos devido a sensação que o objeto causou em seu tato. Este medo só é controlado quando é retirada a venda dos olhos permitindo que a luz do ambiente revele os contornos dos objetos presentes no local. Assim deve ser a vida de um verdadeiro cristão, ele deve fazer com que idéias,ideologias, pessoas e situações possam ser discernidas pela luz da palavra de Deus.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros, físico e e-book, publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

As 10 Lições que aprendi com José

Em E-Book e Livro Físico.

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

Em E-Book e Livro Físico.

elias-pq

Anúncios