Certa vez, ouvi uma pregação relacionada ao famoso evangelista Billy Graham, onde ele fazia uma pergunta: Porque os cristãos primitivos em menos de 30 anos sacudiram as bases religiosas e culturais do império romano e os milhões de cristãos atuais, não fazem nem cócegas nos padrões seculares? A resposta do evangelista era o fato dos cristãos primitivos não amoldarem a palavra de Deus e nem seu modo de vida, aos padrões do mundo de então. Eles não se comprometeram e nem se amoldarão à cultura do império romano, ao contrário, a confrontaram. Se para os romanos era natural o aborto e o abandono de crianças indesejadas a beira do Tibre, os cristãos diziam que filhos era uma herança divina legada por Deus aos seres humanos, se os romanos adoravam inúmeras divindades, os cristãos pregavam a Jesus Cristo  ressuscitado, se para os romanos, as arenas de lutas eram espetáculos públicos que ajudavam a manter a população sobre controle, os cristãos afirmavam que a presença do espírito santo na mente de cada pessoa trazia alegria, satisfação e autocontrole, se para os romanos abastados, o homossexualismo era um estilo de vida fantasiosa, para os cristãos, tal comportamento significava que estas pessoas viviam distantes de Deus e que o todo poderoso, havia abandonados estas pessoas as suas fantasias sexuais. Em todas as áreas da cultura e do modo de vida romano, os cristãos eram a contracultura.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 11º lição da CPAD para a classe de Jovens do 3º trimestre de 2017.

Lição Jovens - 3° trimestre de 2017

Crescimento evangélico e crenças religiosas

No primeiro século da era Cristã, o cristianismo cresceu de forma acelerada , se espalhando por todo o império romano e pelas regiões próximas a ele, foi necessário que os apóstolos em Jerusalém realizasse um concílio, onde ficou decidido que nenhuma carga ou preceito que não houvesse conectado ao sacrifício de Jesus, seria repassado aos novos cristãos.Esta resolução ajudou a unificar as diversas nações, tribos e línguas sob a supremacia de cristo. A resolução dos apóstolos também ajudou a formar o modo de vida cristão, desta forma ficou fácil se reconhecer um cristão em qualquer parte do império, simplesmente pelo seu comportamento social.

Nos séculos 20 e 21 de nossa era, os números de pessoas que se dizem  cristãos evangélicos cresceram de forma vertiginosa, segundo o IBGE, em 1980 o número era de 6,6% da população total, em 1991, 9,0%, no ano 2000 subiu para 15,4%, já no ano de 2010, o índice era de 22,2%, contudo quando observamos o Brasil  de hoje não estamos vendo diferença  positiva em relação ao passado quando éramos uma minoria de menos de 7%, na verdade parece que piorou, ao invés de ‘onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus’ parece que onde abunda a graça de Deus, o pecado se multiplicou’, acredito que tal situação esta relacionado ao sincretismo religioso e principalmente ao fato dos cristãos de hoje estarem amoldando a sua vida ao modo de vida mundano.

Os males do sincretismo cultural e religioso

Algum tempo atrás era fácil você reconhecer um evangélico da Assembléia de Deus na rua ou em um espaço público. Apesar de não ser requisito para a salvação, os chamados ‘bons  costumes’ ajudaram a cimentar e construir o caráter e a identidade da Assembléia de Deus no Brasil e a medida em que estes costumes vão se perdendo  é possível se perceber que a instituição vai enfraquecendo nas  suas principais características como a evangelização e o batismo com espírito santo. Mas porque permitimos que chegássemos a este ponto? Acredito que parte disso foi o desejo de tornar o cristianismo, principalmente a vertente pentecostal, mais fácil de viver ou palatável ao mundo secular, o problema é que nesta atualização de costumes, algumas doutrinas anticristãs se infiltraram no meio.

Hoje as duas maiores ferramentas de satanás contra a igreja de cristo é o amoldar e comprometer-se com mundo. Amoldar ao mundo significa que não há mais diferença em ser cristão ou não. Veja a quantidade de pessoas que se dizem cristãos, mas que você não consegue ver uma mudança de caráter ou de comportamento em relação aos não-crentes. Por outro lado, satanás tentar comprometer o cristão com o pensamento social do mundo, o ‘ZEILGEST’ do momento, e qual é ele?O homossexualismo é algo normal, que Deus os fez assim, que o gênero sexual é uma construção social e não uma determinação biológica imposta por Deus, ETC; Em todos os casos, o mundo através das mídias tentar amoldar as pessoas a estas idéias, quando não consegue, faz com que estas pessoas se comprometam a não reagirem de forma contrária ao Zeilgest do momento, infelizmente, muitos cristãos e instituições cristãs estão se comprometendo com este tipo de situação, já não pregam mais contra estes tipos de pecados e fingem que tudo esta bem.

O adultério espiritual

adulterio religioso

Você já deve ter visto ou ouvido falar de uma destas igrejas ‘moderninha’, em que algum tipo de pecado condenado pela bíblia é encorajado e aceito como uma expressão da ‘graça de Deus’, as mais conhecidas são aquelas que aceitam a homossexualidade como um comportamento normal, mais há outras que aceitam o sexo antes do casamento, a bebedeira, a poligamia, o aborto, etc;

Todas estas instituições estão cometendo o pecado de adultério espiritual, isto é, eles sabem que tal atitude é antibiblícas, contudo, foram amoldados ao modo de pensar do mundo secular e se comprometeram com pecado, ao ponto de transformar a verdade absoluta de Deus em uma meia verdade relativa.

Conclusão

O evangelho de Jesus Cristo continua sendo poderoso para  salvar,libertar e curar a todos quantos estejam em prisões espirituais impostas pelo pecado e por satanás, contudo, para que o evangelho de Jesus  alcance estas pessoas através de nossas vidas é mais do que necessário que voltemos as escrituras e que coloquemos Deus no centro de nossa vida.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

 

Anúncios