É simplesmente estranho. A pessoa esta com a saúde, mas tem sintomas de alguém que esta doente. Dorme o tempo todo, esta triste o tempo todo, perde o apetite ou come demais, perde a vontade de fazer atividades em grupos, a pessoa se auto-isola do convívio social, contudo na maior parte das vezes não existe nenhuma doença física que a deixe com os sintomas citados acima, sua doença é psiquiátrica e recorrente, esta associada a alteração do humor e da auto estima, esta pessoa é mais uma a sofrer com a Depressão.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 8º lição da CPAD para a classe de Jovens do 3º trimestre de 2017.

Lição Jovens - 3° trimestre de 2017

Há algum tempo atrás escrevi, falei aqui neste blog sobre a depressão e como sair dela, usando o exemplo do profeta Elias. Os textos a seguir fazem parte do 1º livro: As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

Como surge e os sintomas da Depressão

A depressão é mais uma das inúmeras patologias, que podemos chamar de mal do século 21, infelizmente é muita antiga, mais do que se possa imaginar, afinal, sempre houve pessoas que em momentos de desespero, perderam a fé na vida, em si mesmas e em Deus, aliás, se podemos definir a depressão, eu a definiria, como a perca de fé na vida.

O profeta Elias foi o mais ilustre personagem bíblico atingido por ela, o que é uma constante advertência a todos os cristãos de todas as épocas: você não é de ferro, não é Superman evangélico, muito menos homem de ferro cristão, todos nós estamos sujeitos a repetir a situação de Elias.

Mas como Elias acabou em um estado depressivo? Na lição anterior falamos sobre a ansiedade e o perigo que ela representa, contudo não foi relatado no que ela se transforma quando não é tratada, é justamente nesta lição, que explicamos a conseqüência final da ansiedade: a depressão.

A depressão pode surgir de inúmeras formas, desde uma situação traumática, ao um desânimo constante, porém a ansiedade é que mais contribui para o surgimento. Por quê? Todas as vezes que começamos a nos preocupar com o futuro de forma demasiada, estamos colocando o nosso cérebro para tentar desvendar o além que não conhecemos, o resultado é que boa parte daquilo que imaginamos nunca acontece, e isso influência de forma negativa na nossa vida, pois essa esperança não realizada cria a sensação de fracasso e de limitação pessoal, e estes sentimentos geram a depressão. Devido a isso Jesus cristo alertou em Mt 6:33 para que não andássemos ansiosos a fim de que as excessivas preocupações não nos tirassem alegria de viver. Foi à lição que Elias precisava aprender, sua necessidade de ser aceito pela comunidade israelita, como profeta, patrício e irmão, eram condicionados em sua mente, pela extinção do culto á baal em Israel, para que isso ocorresse os profetas de Baal deveriam se expulso, esta foi a sua fonte de ansiedade.

MAL DO SÉCULO XXI

Depois que percebe que sua ansiedade, havia feito sair do propósito divino, Elias entra em estado de depressão, a bíblia registra o tutorial do estado depressivo:

1º O medo se transforma em pavor. (1 RS 19.3). Ter medo é um sentimento natural ao ser humano, afinal o medo prolonga as nossas vidas (imagine que você não tivesse medo de pular de grandes alturas ou que não tivesse medo de ser condenado por Deus ao inferno e assim vivesse de qualquer maneira), contudo, se medo se transformar em pavor (medo incontrolável) as decisões são tomadas de maneira desastrosa, sem pensar e sem se importar com as conseqüências.

2º Elias se isola do convívio social. (1 RS 19.3). Esta decisão é fruto de alguém que esta vivendo em depressão, o ser humano é social por natureza, assim em momento de perigo, procuramos a companhia de nossos semelhantes, contudo, quem está dominado pelo pavor, não consegue tomar decisões sensatas e o mais comum é se isolar.

3º Perca de autoestima positiva (1 RS 19.3). Quando, nos isolamos das pessoas, perdemos uma importante ajuda: a opinião alheia, a mesma pode ser ácida, contudo, na maior parte das vezes, somos confortados pelas pessoas ao nosso redor o que diminui a dor que passamos e levanta a nossa autoestima, isto ocorre, pois a nossa autoestima (aquilo que pensamos de nós mesmos) é influenciada pelo que as pessoas ao nosso redor dizem sobre nos. Elias ao se isolar do contato humano, acaba perdendo sua autoestima positiva.

4º Autocomiseração (1 RS 19.4). quando perdemos a nossa autoestima positiva, o sentimento de autocomiseração ou complexo de vítima, assumi o comando de nossa mente, e depois este complexo impedi qualquer ação que nos impele a sair do estado de letargia emocional, já que sempre encontramos culpados por nossa situação e passamos a esperar que outros façam aquilo que precisamos.

5º perca de sensibilidade espiritual. Observe o fato do anjo do senhor esta do lado dele e o mesmo continua a dormir. Depois que a depressão toma conta de Elias apenas Deus consegue mudar a situação e isso nos traz um importante alerta se permitimos que ansiedade se  transforma em depressão, corremos grande perigo.

A Receita Bíblica para se livrar da Depressão

Depois que Elias entra em um estado depressivo, só Deus consegue libertá-lo, nesse ínterim de tempo, Elias, dá pouco valor a sua própria vida, tanto pedindo a morte, como se arriscando em um deserto extremamente inóspito. Porém ao chegar à cadeia de montanhas do Sinai em que fica o monte Horebe, o mesmo tem um encontro com Deus que muda a sua vida.

Neste encontro Elias foi confrontado consigo mesmo, primeiro por uma série de eventos em que todo o ambiente ao seu redor é abalado e ainda assim não muda sua decisão de morrer antes da hora prevista por Deus, e por fim, no diálogo que ele tem com Jeová, é possível perceber que Deus atua como um psicólogo moderno, ele convida Elias a desabar toda a sua raiva e estresse, nisso ele mostra para Elias o seu erro e o próprio desabafo de Elias trás paz a sua mente.

O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses no capitulo 4 e nos versículos 6 e 7 nos da à receita seguida por Elias para escapar da depressão, observe:

“não estejais inquietos por coisa alguma:antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e suplicas,com ação de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento,guardara os vossos corações e os vossos sentimentos em cristo Jesus.” (edição revista e corrigida sbb cpad.)

1º não se preocupar demasiadamente. Apóstolo Paulo deixa claro que o princípio da depressão é ansiedade, portanto, não ande ansioso, ou melhor, confie no senhor, não permita que sua fé se abale, afinal, ansiedade é um sintoma da incredulidade.

2º converse com Deus, desabafe com senhor, conte aquilo que você sente e precisa. Foi o que Elias fez na caverna do monte Sinai, ele contou para Deus o seu problema, e não teve medo de desabafar sua insegurança e necessidade de companhia.

3º seja grato a Deus pelo que ele tem feito. Um coração agradecido é sinal de quem reconhece a soberania divina e coloca sua fé na graça de Deus, e isso alegra o senhor.

O resultado:

paz que excede todo conhecimento. Esta paz é inexplicável, pois não significa a ausência de conflito externo ou interno, contudo, essa paz trás a certeza da vitória, é uma paz baseada na fé e esta na esperança em um Deus que não falha.

2º mente tranquila. Quem tem a paz de Deus, consegue manter sua mente arejada, o sentimento de culpa e acusação desaparece dando lugar a animação, alegria e principalmente criatividade. Observe que isso não significa ignorância em relação aos problemas e conflitos, contudo os mesmos se tornam factíveis de serem solucionados.

3º emocionalmente estável. Depois de alcançada a paz que só Deus pode dar e termos a nossa mente tranquilizada pela ação do espírito santo, as nossas emoções e sentimentos se estabilizam, como resultado das ações anteriores;

Tudo isso aconteceu com Elias, ele recebeu a paz que excede todo o conhecimento, teve sua mente tranquilizada por Deus e suas emoções foram estabilizadas (o sentimento de autocomiseração e perca da autoestima desaparecerão, conforme o relato bíblico), foi exatamente esta a receita que segui para se livrar da depressão em minha vida, não foi fácil, no entanto com a graça de Deus, se tornou possível, tive que lutar com a preocupação demasiada, observei que boa parte das preocupações eram o que o apóstolo Paulo chama de “dardos inflamáveis do maligno”, ou seja, pensamentos plantados por satanás para tentar me levar a um estado de revolta contra Deus, e pior é que boa parte deles se baseavam em acontecimentos futuros que jamais poderia prever ou antecipar se a eles, depois de vencida essa batalha, tive que contar ao senhor como eu me sentia, isso é “deixando tudo no altar”, o desabafo ajudou a perceber que por mais que eu me sentisse acuado, maltratado, Deus pela sua misericórdia estava cuidando de mim, por fim orei a Deus reconhecendo a sua soberania e agradecendo o favor imerecido, com isso o resultado, não demorou aparecer, a paz que é impossível de se explicar, eu a senti, a sensação de que tudo vai da certo, de que as coisas vão se resolver, de que você é mais do vencedor, só mesmo quem passou por isso consegue entender o que significa paz inexplicável e esta paz ajudou a racionalidade a voltar a  minha mente, muitos situações que eram difíceis de se resolver, começaram a ter solução e o fato de saber que nem tudo estava perdido, estabilizou as minhas emoções, principalmente a sensação de raiva, revolta e desespero.

Conclusão

Quando leio a historia de Elias,Davi,José e Jó, percebo que por mais que a pessoa seja justa,honesta e seja um servo do senhor, isto não impede que venha sobre essa pessoa, dificuldades,lutas que acabam por deixar esta pessoa triste ou angustiada. Infelizmente muitos Cristãos tem uma visão errada do evangelho de Cristo, acham que sempre vão estar por cima, que são super crentes e que situações como a Depressão que assolou o profeta  Elias, ocorrem apenas com descrentes ou afastados de Jesus,entretanto, é bom relembrar que todos estes homens,servos de Deus, passaram por algum tipo de adversidade que os desanimaram, contudo, não se deixaram abater.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

Anúncios