É raro encontrar uma pessoa que não tenha em sua casa, um cômodo,sala ou canto onde se guarda  as ‘tranqueiras ’, basicamente ,todo  tipo de objeto que achamos que em algum momento terá alguma utilidade e enquanto essa utilidade não chega, simplesmente amontoamos tudo em um só lugar, até que de tanto ‘troço’, o local fica intransitável. Obviamente que  para a bagunça ser completa não pode faltar as teias de aranha,baratas,ratos,escorpiões e um pouco de adrenalina quando aparece uma cobra,enfim, a única maneira de impedirmos  que a ‘tranqueira’ fica fora de controle é a constante reciclagem dos objetos que acumulamos em nossas dispensas,armários ou porões.

Recentemente ouvi uma palestra realizada pelo Pr. Valberto Santana, cujo título era ‘Limpe a sua Lixeira’, onde o palestrante alertava para o risco do acúmulo de lixo em nossa vida espiritual e emocional. o conceito da mensagem é que tudo aquilo que não trás vantagem ou impedi  que os planos  de Deus em nossas vidas sejam efetivados, são lixos que devem ser jogados fora.

A palestra foi baseada no texto bíblico de Neemias 2.11-15:

Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração. Eu me levantei no meio da noite e saí, junto com alguns dos meus companheiros. Só levei um animal, o jumento que eu montava. Era noite quando eu saí da cidade pelo Portão do Vale, no oeste, e fui para o sul, passando pela Fonte do Dragão, até o Portão do Lixo. Conforme andava, eu ia examinando as muralhas da cidade que haviam sido derrubadas e os portões que haviam sido destruídos pelo fogo. Então virei para o norte e fui para o Portão da Fonte e para a Represa do Rei. Mas o jumento não pôde encontrar lugar para passar pelo entulho. Por isso, fui até o vale do Cedrom e passei por ele, sempre olhando para as muralhas. Então voltei pelo mesmo caminho pelo qual tinha ido e entrei de novo na cidade pelo Portão do Vale.”

Observe :

1º  Deus tinha um plano para a vida de Neemias.

2º Neemias não contou a ninguém, o plano que Deus colocou em seu coração para realizar.

3º Neemias tomou uma atitude para colocar o plano divino em prática.

4º O acúmulo de lixo impediu Neemias de seguir o roteiro que ele havia programado.

5º Neemias teve que dar uma volta maior do que necessário, devido ao lixo em seu caminho.

6º Enquanto não retirou todo o lixo, Neemias não pode concluir o plano de Deus para sua vida.

Deus havia colocado na mente de Neemias o desejo de reconstruir os muros de Jerusalém. Ele formulou um plano de ação para executar seu projeto, contudo, seu primeiro obstáculo foi à quantidade de entulho que se encontrava no local em que o muro devia ser construído. Esse lixo, acabou por obstruir o seu planejamento, obrigando-o a limpar todo aquele entulho. Trazendo isso para a nossa vida, a lição que fica é que todas as vezes em que há entulho acumulado em nossa vida espiritual e emocional, a execução dos planos de Deus em nós, acaba por ser atrasado devido a este lixo acumulado, só podendo ser recomeçado quando limpamos a ‘tranqueira’ acumulada.

Mas o que é lixo espiritual?

No sentido espiritual, o lixo é todo tipo de atitude, ação ou sentimento contrário a palavra de Deus e a sua vontade para as nossas vidas. O lixo significa também, todo tipo de pecado que acostumamos a praticar, sabendo que o ato em si é pecado, mas estamos presos, enraizados a ele que já não sentimos mais vergonha de pratica-ló e muitas vezes acabamos tentado justifica-ló diante de Deus.

Lixo emocional

No sentido emocional, o lixo significa todo o tipo de sentimento que nos afastar da vontade do senhor Deus para nossas vidas. Desde desejos carnais, até à sentimentos contrários a natureza humana. Além disso, todo tipo desejo assassino, seja o ódio,a inveja, o orgulho, a avareza ou qualquer tipo de idolatria que retira a gloria devida a Deus, são lixos emocionais e sentimentais que precisam desaparecer para que o projeto de Deus em nossas vidas possa ser concluído.

Por que é tão difícil limpar nossa lixeira?

A verdade é que muitas vezes nós apegamos a objetos inúteis, mas não conseguimos perceber isso, sendo necessário que outra pessoa arranque eles de nós. Você já deve ter visto uma pessoa idosa, com este tipo de problema. Em alguns casos, é necessário se tirar a força o lixo que foi acumulado.

Entretanto o pior lixo não é aquele que sabemos que precisar ser jogado fora, é aquele não percebemos, que não sentimos sua existência. Por exemplo, o mau cheiro causado pelo nosso suor, seja em nossa roupa, no lençol de cama, no edredom, na toalha de banho, ou nas axilas, são fontes de mau cheiro que nem sempre são perceptíveis ao causador delas, nestes casos é necessário que outra pessoa comunique ao ‘fedido’ que ele esta com ‘prazo de validade vencido’, isto é comum, na infância e na pré-adolescência, onde é necessário que os pais chamem atenção de seus filhos contra estes odores. Podemos fazer uma analogia na vida espiritual, quando algumas de nossas atitudes acabam por entristecer o espírito de Deus e nem sempre percebemos isso, mas Deus pela sua infinita misericórdia usa uma pessoa ou situação para nos alertar quanto ao ‘mau cheiro’ que estamos exalando.

Como livrar-se do lixo

É algo óbvio, mas primeira coisa que Neemias fez para se livrar do entulho, foi tomar consciência da existência dele. Como disse anteriormente, existem alguns tipos de lixo que não percebemos sua existência até que alguém ou uma situação faz com que nos deparemos com eles. Muitas vezes temos sentimentos,desejos ou praticamos ações que são como o mau cheiro do lençol de cama: acostuma-se fácil ao ponto de não mais diferenciamos odor nenhum. Até que Deus pela sua graça envia alguém ou cria uma situação que traz a nossa consciência, o nosso pecado. Um bom exemplo foi o caso do profeta Isaias, que enquanto não viu Deus assentado sobre o seu trono, não percebeu que tinha lábios impuros, sendo necessário que o anjo do senhor purificasse a sua boca.

Isaías 6.1-8:

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam. Eles diziam em voz alta uns para os outros:“Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso;a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!”

O barulho das vozes dos serafins fez tremer os alicerces do Templo, que foi ficando cheio de fumaça. Então eu disse:— Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!

Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. Ele tocou a minha boca com a brasa e disse:— Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados.

Em seguida, ouvi o Senhor dizer:— Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?Então respondi:— Aqui estou eu. Envia-me a mim!

Observe:

1º uma situação incomum levou Isaías a perceber seu pecado.

2º Ele tomou uma atitude para limpar o lixo: reconheceu que precisava ser limpo e permitiu que o anjo do senhor o limpasse através do brasa em sua boca.

3º O projeto de Deus na vida de Isaías, só iniciou-se depois que ele foi limpo.

 A segunda atitude que devemos tomar é fazer o que Isaías fez: reconhecer o nosso pecado e permitir que o senhor no livre dele. Entretanto, entre o reconhecer e purificar,existe a dor. Observe que Isaías só teve os lábios purificados depois que a brasa  o tocou, ou seja, foi necessário suporta a dor da queimadura. A verdade é que temos defeitos ou pecados que estão tão enraizados em nós, que para serem arrancados é necessário se esforçar ao ponto de termos que sacrificar partes de nosso ser, de nossos sentimentos e desejos. Não obstante, Jesus, disse em um sermão, que se o teu olho ou tua mão te impede de entrar no céu, o melhor a fazer é arranca-lós fora, ou seja, tem lixos que precisamos ‘cortar na carne’ se quisermos retira-lós de nossa vida.

Conclusão

Você já imaginou a vida humana sem a produção de lixo? é simplesmente impossível. Na vida espiritual e emocional não é diferente.Enquanto vivermos estaremos na constante dualidade:acumular/desapegar. Em toda palestra, essa foi para mim a principal lição. Não importa se você tirou o lixo de hoje, saiba que logo vai haver mais e que será necessário elimina-ló, se quiser avançar nos propósitos de Deus para sua vida.E aqui fica uma outra dica: se você não esta conseguindo se livrar do lixo que esta enraizado em sua mente, não desista em continuar tentado, em algum momento você vai conseguir. Por maior que seja o entulho, uma hora ele acaba.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

Anúncios