Já passou pela sua cabeça, a idéia de provocar a própria morte? Já se perguntou o porquê de inúmeros casos de suicídios recentes? Enquanto escrevo, o caso mais recente envolvendo um famoso, foi o músico Chester Bennigton que  se matou através de  estrangulação por enforcamento; Ultimamente esta se tornando raro, entre, jovens e adolescentes, o indivíduo que nunca pensou na hipótese.Contudo, se você esta lendo este Post e anda refletindo sobre o assunto,tentado, ajuntar coragem para praticar o ato final, significa que você ainda não se entregou, não se rendeu ao completo desespero.

Este Post foi escrito para você que está se sentido ou já se sentiu, nas seguintes situações:

  1. Você se sente inútil, um verme fazendo peso na terra.

Quando você olha pra sua vida, não vê utilidade alguma para sua existência. É como se você estivesse apenas sobrevivendo, vegetando, quase como se fosse um mero animal de carga, que nasce,come, morre e depois ninguém mais se lembra.

  1. Você não tem um lugar no mundo

Você não tem nenhuma causa ou ideal para seguir. Pra você tanto faz o rio correr pra cima ou pra baixo. Simplesmente, você ligou,o dane-se tudo e  todos e esta sobrevivendo ao que se passa em seu redor. Você ta sem um objetivo de vida.

  1. Você se sente desprezado, sozinho na multidão.

Você está cercado de pessoas, mas se sente só. Tipo: quando você tá com seus amigos, tomando um Danone, parece que tudo vai bem, até que você chega em sua casa e ai começa aquela deprê. Basicamente você se esconde no meio da pessoas, tem companhia, mas continua sozinho.

  1. Você perdeu alguém que amava ou foi traído.

Seja por traição ou por vacilo, você tomou um chute na bunda e agora tá na sofrência. Parece que ninguém mais gosta de você. Muitas vezes você acha que não irá encontrar ninguém que goste de você, do jeito que você é.

  1. Ninguém te ouve. Não estão nem ai com sua opinião.

É como se todo mundo te ignorasse. Você não consegue ter ou manter uma amizade por muito tempo, parece até que as pessoas tem nojo de você. Muitas vezes você tentar agradar, mas simplesmente não recebe nenhuma atenção em troca, ou pior, ao invés de atenção, recebe desprezo, seja por palavras, gestos ou olhares de desdém.

Se você esta sentido ou passando por um destes momentos citados acima, logo, virá ou já veio, a sua mente, a idéia ou vontade de se matar.O motivo é bem simples: a medida em que você vai perdendo as suas esperanças de dias melhores para sua vida, o desespero toma conta de sua mente e te leva a tomar decisões cada vez mais radicais e insanas.Entretanto, se você esta lendo este texto e esta passando por um momento assim, significa que sua esperança ainda não morreu, ou seja, ainda tem solução pra sua vida.

Mas então, o que fazer quando o suicídio se torna uma opção de fuga do sofrimento? A seguir vai uma lista do que fazer para sair desta ‘neura’.

1º Não se Isole das Pessoas.

Tem gente que se esconde no meio da multidão. Quero dizer o seguinte: o cara tá cercado de pessoas, mas não consegue se conectar emocionalmente com elas. São relações sem uma empatia profunda. Portanto,quando digo que você não deve se isolar das pessoas, quero dizer que precisa ter laços reais de sentimento. Mas ai tá o problema da maior parte dos jovens e adolescentes de hoje, criar laços reais de amizade. Muitos de nós, tem milhares de amigos em redes sociais, mas não conhece nem 10% deles, quanto mais, sobre a vida dessas pessoas, enfim, a pessoa ta cercada de ‘amigos’ mas se sente só. Agora sabe o que é pior? Infelizmente, todos nós temos uma tendência de nos momentos em que estamos angustiados ou transtornados com algo ou alguém, isolamo-nos em uma ilha mental e até mesmo física.

Este blog é de  caráter cristão, portanto, tem que ter bíblia, olha só um exemplo deste tipo de comportamento:Elias, o cara se isolou de todo mundo e adivinha só o que aconteceu: queria morrer pra que todo seu sofrimento acabasse. Não é diferente das pessoas de hoje.Portanto, não se isole, lute para ter conexão reais com as pessoas ao seu redor.

E por falar em vontade de morrer… Elias foi um dos caras mais resilientes da Bíblia, justamente porque sabia suportar as dificuldades da vida, mais nem sempre foi assim… que ver? As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

elias-pq

2º Peça Ajuda e Ajude aos Outros.

Isso é óbvio. Se você esta com um problema que não consegue solucionar, chame quem pode. Contudo, para a minha geração, pedir ajuda é sinal de fraqueza, ainda, mais quando envolve problemas relacionados a vida social ou pessoal.

Para pra pensar, o que os famosos, cantores, atores, youtubers e socialites de hoje, vendem aos seus fãs… Auto-suficiência. Todo mundo quer ser independente. Todo mundo quer ser o dono do próprio nariz. Todo mundo quer ser auto-suficiente. O problema é que todos nós precisamos de ajuda o tempo todo.

Aliás, não existe ser humano algum que possa dizer que é uma ilha, uma rocha. O que nós éramos, somos e seremos esta relacionado as nossas interações pessoais;(nossa que filosofia,rsrsrs) Mas porque é tão fácil compramos a idéia da auto-suficiência, de que não precisamos dos outros? É por que simplesmente, todos nós, seres humanos, somos orgulhosos por natureza. Vencer o orgulho próprio e reconhecermos que não sabemos de tudo, que não temos tudo e que dependemos mais de Deus, e de sua graça, do que conseguimos imaginar, é apenas para os fortes.

Agora, já reparou que a maior parte dos suicidas são homens? Adivinha só, qual gênero tem mais dificuldades de pedir ajuda?…

Agora, já reparou que a maior parte dos suicidas são egoístas? Já observou que muitos suicidas até ajudarão, financeiramente, ONGs e projetos sociais, mas raramente saiam de casa para ver como o seu dinheiro estava sendo investido? Aliás, o próprio ato do suicídio em si, é egoísta, afinal, a pessoa se mata e não pensa nas conseqüências que sua morte causará pra sua família, amigos e sociedade.

Mas repare um detalhe: você jamais verá uma pessoa que ajuda outras, mais necessitadas do que ela, se suicidando. Sabe o porquê? Quando estamos servindo outras pessoas em suas dificuldades, começamos a perceber que não estamos sós, que além de nós mesmos, as demais pessoas passam por dificuldades maiores do que as nossas, e o melhor de tudo: o próprio ato de ajudar, acaba por ser um dos melhores anti-depressivos que existe, pois percebemos que temos utilidade no mundo, que não somos produtos do acaso, que existe um propósito para nossa vida.

Portanto, envolva-se em atividades sociais que buscam ajudar alguém necessitado. (há uma dica: evite mandar apenas seu dinheiro para ONG  ou igreja, muitas vezes, a sua presença traz mais resultados positivos do que sua grana)

3º Converse com as Pessoas e Ouça o que Elas têm a Dizer.

Uma coisa que tenho observado ultimamente é que muitas vezes preferimos conversar por um aplicativo de Messenger do que se encontra com a pessoa cara a cara. Eu mesmo tenho feito isso, e posso dizer que só dá PT. Em meu último relacionamento amoroso, foi justamente esse hábito que desgastou a relação, basta, um erro ortográfico ou de pontuação, para começar o desentendimento, a verdade que nenhum aplicativo supera a conversa frente-a-frente,olho no olho.

É incrível quando você tem uma conversa proveitosa com alguém, e não estou dizendo apenas no sentido romântico, vale tanto para aquela conversa entre amigos, como para aquela que você engata com desconhecidos.

Aliás, já percebeu que os jovens de hoje não conversa mais com estranhos, quero dizer, não dá, nem mais um bom dia, uma boa tarde, uma boa noite… Quer ver uma coisa interessante, quando estiver em uma fila de um estabelecimento qualquer, reparem nas pessoas idosas, elas conversam como se fossem amigos de longos tempos, contudo, na maior parte da vezes, se conheceram naquela fila, por outro lado, dificilmente, você vai ver um jovem, quanto mais um adolescente conversando com outra pessoa; a situação piora, quando estão na fase da ‘revolta’, ai só conversam com outros revoltadinhos da mesma turma.

Mas porquê conversar com outras pessoas, nós ajuda a vencer a idéia do suicídio? Se você já foi a um psicólogo ou viu uma cena retratando um consultório do tipo, já deve ter observado que há um divã onde o cliente senta-se ou deita-se e psicólogo faz algumas perguntas para o paciente responder. Mas você sabe o porquê do psicólogo insistir tanto em uma resposta? A cura do paciente, na maior parte das vezes, esta na sensação de ser ouvido atentamente pelo psicólogo.

Todo ser humano gosta disso. Todo ser humano precisa disso. A própria bíblia encoraja as pessoas a orarem a Deus, justamente, por isso. Se o cara tem fé que Deus o ouve, é como se todo dia ele fosse a um psicólogo e contasse tudo que esta fazendo.

Foi assim que Deus curou a profunda depressão de Elias, foi assim que Deus curou a alma de Jó, simplesmente ouvindo o que eles tinham para dizer. Agora pense: quantas vezes nós temos dado atenção às pessoas ao nosso redor? Já não é fácil você da atenção ao seu youtuber favorito ou a seu melhor amigo, imagina então, ouvir quem esta em uma posição inferior a sua! Exige sacrifício. Entretanto, no ponto acima, escrevi que quando ajudamos outras pessoas em maior necessidade do que a nossa,acabamos por ajudar a nós mesmos.

(e por falar em ouvir o que as pessoas tem a dizer…estou fazendo um experimento social. Se você esta querendo conversar com alguém,desabafar, simplesmente ser ouvido. Manda um oi no inbox do  meu perfil no Facebook. Prometo que irei te escutar e só vou dar palpite se você pedir.)

4º Chore Mais.

Pode parecer estranho, mais quando choramos, parte de nossa angústia, desespero ou preocupação desaparece. O problema é que para a maior parte das pessoas, chorar é sinal de fraqueza, é o ápice da humilhação. Sabe aquela história de que Homem não chora…pois é, não é a toa que os números de suicídios são maiores entre os homens, veja aqui,aqui e aqui.

Já reparou que não existe criança suicida? Com exceção daquelas que são obrigadas a carregarem bombas em seus corpos ou de servirem como escudo humano para terroristas, é raro haver casos de suicídio até os 12 anos. Mas, sabe o porquê? Criança quando esta com dor, ela chora; se apanha dos pais ou de colegas na escola, adivinha só…ela chora; se os pais estão se separando…choram; se ficarem com notas baixas ou reprovarem na escola…choram; enfim, crianças, quando estão sob estresse, angústia ou medo, simplesmente se acalmam chorando.

Agora vai falar para um homem que ele deve chorar para se sentir melhor… Não estou dizendo, que o cara deve sair chorando em qualquer lugar, mas se você esta angustiado ou desesperado, a melhor coisa a fazer, é entrar em seu quarto, trancar a porta e chorar.

5º Evite Tomar Decisões Quando Estiver Desesperado

Uma das melhores bênçãos que a maturidade traz é a paciência. Na medida em que você sobrevive às dificuldades e problemas de sua vida, você se torna mais forte, resiliente e Antifrágil. De vez em quando, fico relembrando alguns perrengues que passei em minha adolescência e no inicio de minha juventude, na época, pareciam o fim do mundo, hoje tenho problemas bem maiores, entretanto, já não me desespero facilmente. Uma pessoa na fase adulta é obrigada a se tornar paciente e a pensar na hora de tomar decisões, obviamente, as exceções são os adultos que teimam em não amadurecer, contudo, quando se é jovem ou adolescente, é tudo pra ontem, não obstante, são justamente estes indivíduos que acabam sendo usados por movimentos violentos ou revolucionários como ponta-de-lança, já que unem a vontade de mudança imediata com a falta de paciência. Quando se trata de casos de suicídio, a taxa de incidência é maior exatamente nesta fase da vida, onde a pessoa acha que tudo é preto ou branco, 0 ou 1, vida ou morte. A falta de paciência aliada ao desespero faz com que jovens e adolescentes, se matem por pouca coisa.

Portanto, se você esta tendo desejos repentinos por se matar, saiba que estes desejos não são normais e que se você tiver paciência, logo, estes desejos  passaram; com tempo, você vai perceber que sua vida não é tão ruim, que tem gente que vive em situação pior do que a sua e não esta reclamando. Permita que a esperança que esta dentro de você, supere seu desespero. Como? Tendo paciência.

Conclusão

Bem se você leu até aqui, meus parabéns pela sua paciência. Você pode vencer inúmeras dificuldades. Agora deixa eu te contar uma coisa: Eu já passei por momentos em que pensei em me matar. A minha sorte foi que tive uma criação cristã, onde fui ensinado que Deus pode transformar caos em benção, num piscar de olhos.

Talvez você não acredite em Deus como eu, mas sei que  dentro de você há um sentimento inexplicável, poderoso e único, que pode te ajudar a vencer qualquer situação adversa em sua vida. Este sentimento chama-se FÉ. Foi pela fé que venci os desejos de praticar suicídio, é pela fé que tenho vencido as minhas dificuldades e tenho certeza que minha fé em Deus, me ajudará a alcançar os meus sonhos.

Um das histórias mais lindas da bíblia para mim é a de José(e por falar nele, escrevi um livro sobre sua vida).

Imagine ser rejeitado por sua família, ser escravizado, ser punido com a prisão por um crime que não cometeu, e ainda assim, superar tudo isso e alcançar seu sonho? Conheça a surpreendente história de José, e as lições que podemos tirar dela, para vencemos os obstáculos de nossa vida!

jose-pq

O cara foi traído pelos irmãos, vendido como escravo, foi vítima de calúnia por sua patroa, foi prisioneiro por aproximadamente 7 anos, contudo, em poucas horas, Deus transformou a sua vida. De prisioneiro, se tornou governador do Egito, o país mais rico de sua época. Agora, pense comigo: você não acha que ele tinha inúmeros motivos pra desistir de sua vida? Estava distante da família, vivendo como escravo em uma prisão, porque não acabar logo com tudo, se matando? José não se matou porque tinha fé. Fé que Deus o ajudaria a realizar os seus sonhos. O mesmo vale pra você, caro leitor. Fé em Deus  que ele é justo.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11:1-6

Fica na paz de Deus!