Já parou pra pensar qual é o animal mais atarefado que existe? Há  inúmeros animais que parecem estar ligados no 220 volts, 24 horas por dia, por exemplo, os invisíveis como bactérias e fungos, que fazem seu trabalho sob quase toda circunstancia,entretanto, tais animais não são visíveis a olho nu aos homens, necessitando de aparelhos especiais para sua visualização, logo sua constante labuta não pode ser admirada e nem comparada a outros tipos de animais,contudo, existe um animal que mesmo uma criança,pode vê-ló e encontra-ló, melhor ainda, este animal pode ser facilmente utilizado como exemplo de conduta e sua lição é facilmente compreendida por qualquer ser humano. Este animal é a formiga.

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 2º lição da CPAD para a classe de Jovens do 3º trimestre de 2017.

Lição Jovens - 3° trimestre de 2017

Apesar de ser um dos menores insetos, tem a maior taxa de sucesso entre a classe e esta presente em quase todo o planeta terra, com exceção das terras antárticas e árticas, não há  local no planeta terra em que as formigas não tenha colonizado. Toda esta colonização ocorreu devido a uma característica intrínseca das formigas: a organização aliada ao trabalho.

Não existe formiga sem atividade laboral. Toda formiga tem um propósito para qual nasceu. Os machos nascem para uma única e exclusiva atividade: fecundar em um vôo a rainha, e esta por sua vez tem como finalidade, prover  larvas que se transformaram em operárias e soldados para o formigueiro.

Agora observe um detalhe: Formigas não tem calendário, contudo ajuntam sua comida no verão para resistir ao inverno, formigas não tem ferramentas de construção, contudo suas casas se estendem por Kms de distancia e são resistentes a enchentes, terremotos e outras calamidades, formigas não planejam suas vidas,contudo aproveitam toda oportunidade de comida fácil, formigas não são seres racionais contudo Salomão as usou como exemplo de diligencia e sabedoria.

A formiga representa tudo aquilo que Deus espera de seus filhos, Diligência no trabalho e esforço para realizar suas atividades.Existe um provérbio popular que diz ‘Deus ajuda a quem cedo madruga’ a idéia por trás do ditado esta correta, pois a bíblia tem inúmeros exemplos de homens que se esforçaram e de suas fraquezas tiraram forças e por isso foram recompensados por Deus. Exemplos como o de Jacó, José, Davi, Gideão, Josué, etc. Todos estes homens tinham dificuldades em suas vidas, contudo jamais ficaram de braços cruzados esperando que seus problemas se resolvessem  por si mesmos, ao contrário fizeram tudo o que podiam fazer e Deus pela sua Graça, os abençoou. Que ver? Jacó tinha recebido a bênção de Deus através de seu Pai, mas não ficou esperando que um anjo descesse do céu e entregasse tudo o quanto ele queria, antes ele foi a luta, trabalhou duro e se esforçou ao Maximo e Deus o enriqueceu.Davi, não se contentou apenas em cuidar bem das ovelhas de seu pai, ele fez isso e muito mais, matou um gigante que assombrava a Israel contudo antes disso já havia matado a leões e ursos, em resumo, era um cara esforçado nos trabalhos. Gideão não se contentou em comer o resto que os midianitas deixavam depois do saque que faziam nas lavouras dos israelitas, antes ele tratou de esconder seu trabalho da ganância dos ‘gafanhotos’ e por causa disso foi chamado de homem de valor pelo próprio Deus. O que se nota nestes homens era o seu senso de urgência, aquele sentimento de que preciso fazer hoje para colher amanhã,  o sentimento de que não da pra colher sem plantar, o sentimento de que as coisas precisam ser para ontem e o tempo que perdi hoje não terei ele de volta.

Se a formiga é símbolo da diligencia e do esforço, o animal símbolo da indolência é a preguiça. Quem já viu este animal se movimentar já deve ter notado o tédio que dá observá-lo sair de um local para outro.Nem mesmo quando esta em risco de predação por um outro animal, a preguiça desperta do torpor em que vive ainda mais se for um gavião real, a preguiça é comida e nem percebe quem a matou. Assim é a vida de uma pessoa que não se esforça, o adjetivo que lhe cabe é preguiçoso.

preguiça estudando.jpg

A verdade é que toda pessoa preguiçosa não tem senso de urgência. Para uma pessoa assim, As coisas que necessita sempre viram do nada ou do governo ou quem sabe de Deus. Ao invés de buscar e correr atrás, preguiçosos sempre buscam uma vaca para mamar na teta, ao invés de produzir sua própria riqueza, buscam que Deus lhe dêem sua fortuna, a qual julgam ter o direito de herdar,entretanto em Pv 6.11 diz que estas pessoas receberam a pobreza e a miséria como se estivessem sendo assaltadas por um ladrão, isto significa que passaram necessidades quando menos imaginam.

preguiça

Uma pessoa preguiçosa é comparada na bíblia há um cadáver ambulante devido ao seu imobilismo, Pv 6.9. Uma pessoa assim não tem capacidade de iniciativa própria, é sempre necessário que sua motivação para agir seja exterior, são pessoas movidas a chutes na bunda! Agora engana se quem pensa que a preguiça é apenas a falta de vontade de trabalhar ou a falta de esforço, ela envolve também o entorpecimento intelectual, isso significa que pessoas preguiçosas odeiam conhecer e aprender novas habilidades ou novos conhecimentos a respeito da vida, tudo aquilo que signifique trabalho ou mudança de caráter é simplesmente rejeitado pelo preguiçoso intelectual, o resultado não tarda aparecer: são pessoas que não conseguem se reciclar, se aprendeu a fazer algo de um jeito, vai ter que fazer aquilo pelo resto da vida ou passará fome! São contrários a qualquer mudança do Status quo, pois não conseguem imaginar suas vidas de outra forma. Não obstante, todo preguiçoso intelectual espera ficar milionário do dia pra noite, são os bobos que gastam seu dinheiro na loteria ou que sonham com uma herança de algum parente rico ou quem sabe que Deus terá de misericórdia deles e enviará um anjo com um cheque em branco… Jesus disse que pessoas assim, até o pouco que tem, lhes será tirado.

chapolin preguiça

E você leitor, que tipo de pessoa é:  preguiçoso ou diligente?

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias