Já se arrependeu de ajudar alguém? Você já deve ter notado ao longo da sua vida que existem pessoas que nos fazem um bem enorme quando estão longe de nós. Algumas dessas pessoas tem sérios problemas com seu próprio passado ou problemas relacionados a sua vida íntima e muitas vezes descarregam essa carga de decepções na vida das pessoas que estão ao seu redor. Em alguns momentos devemos buscar ajudar,entretanto, há momentos que a pessoa não pode mais ser ajudada, isto ocorre quando ela não sente nenhuma necessidade de mudar, você fala com ela e acaba ouvindo um xingamento ou até mesmo uma agressão. Nesta hora a melhor dica que a bíblia deixa é ser afastar.

transtorno-bipolar

Por:Let God be True.

Homem de grande ira tem de sofrer o dano; porque, se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo novamente. Provérbios 19:19

Existem pessoas que não conseguem evitar conflito ou problemas. Cada vez que você se volta, eles estão numa disputa com outra pessoa. Se você os ajuda a sair de uma situação difícil, eles rapidamente se metem em outra. Eles têm temperamento quente e espírito desgovernado, por isso não há esperança para eles. Eles terão uma vida de problemas, destroem seus relacionamentos e depois morrem solitários. 

A lição é simples. Em primeiro lugar, se você não governa a sua raiva, Deus e os homens o punirão pelo seu temperamento. Um homem sábio confessará o seu espírito raivoso, rogue a Deus para ajudá-lo a obedecer ao provérbio no que diz respeito à ira. Em segundo lugar, se você ajuda uma pessoa que tem um temperamento quente, você estará ajudando-o novamente no mês que vem, pois ele não consegue viver bem com os outros. O seu espírito egoísta e temperamento quente explodirão novamente quando houver uma pequena ofensa real ou percebida. 

Nem a raiva nem o temperamento são nobres. Não é uma característica de masculinidade ou autoridade. Não é evidência de um homem forte – é a prova de um tolo fraco (Ec 7:9). Um grande homem governa o seu espírito e controla a sua raiva; tolos são governados por seus espíritos e controlados pela sua raiva. A ira causa cegueira e é vinculativa, por isso que ajudar um homem de temperamento curto a sair de um problema gerado pela raiva não o protegerá por muito tempo: ele pecará novamente pela raiva logo, logo. 

A ira é raiva violenta. É o vulcão emocional que irrompe no coração de um tolo quando ele é ofendido ou não consegue fazer com que a sua vontade impere. É um mal terrível, e conduz a muitos pecados do pensamento, da fala e da ação. Jesus Cristo sabia que ela estava na raiz do assassinato, por isso Ele condenou qualquer raiva injustificada como assassinato à vista de Deus (Mt 5:21-22). Um homem com um temperamento será culpado de muitos pecados (Pv 10:12; 12:16; 14:17; 15:18; 17:19; 22:24-25; 26:21; 29:22; 30:33). 

Se um homem não aprendeu a governar o seu espírito, você teria que salvá-lo vezes após vezes dos problemas causados pela ira dele (Pv 27:3). Ele é um peso para se lidar com ele, porque você tem que estar constantemente cobrindo ou corrigindo as suas paixões tolas. Livrando-o hoje de uma confusão que a raiva dele criou não vai lhe ajudar amanhã – ele fará isso novamente. Um homem sábio evitará homens raivosos, porque não vale a pena tê-los como amigos (Pv 13:20; 21:24; 22:24-25; 29:22). 

Aprenda a odiar a ira profana (Pv 27:3-4). É a obra da carne e do velho homem, não de um novo homem filho de Deus (Ef 4:31; Cl 3:8). Reduz o número de vezes que você fica com raiva (Pv 16:32). Homens gloriosos adiam a ira (Pv 19:11). Somente tolos liberam a ira (Ec 7:9). Aprenda a terminar com a raiva rapidamente e por fim aos conflitos, pois dão lugar ao diabo (Ef 4:26-27). Ao invés disso, exalte a misericórdia (Pv 3:3; 21:31). Aprenda a amar, que é a maior graça de Deus para conosco, e é a maior graça que podemos mostrar aos outros (ICo 13:4-7,13). O amor nos ensina a tolerar, suportar e sofrer durante muito tempo; o amor nos ensina a não sermos facilmente provocados. Deus é amor. Você conhece a Deus (I Jo 4:7-8,16)?

CONCLUSÃO

pessoastoxicas

Para muitos cristãos, a palavra ‘desapegar’ serve apenas para maus hábitos que levam a pecar contra Deus, contudo, a palavra de Deus deixa claro: devemos desapegar de pessoas tóxicas, que desprezam a correção divina, tais pessoas estão experimentando o que o apóstolo Paulo chamou de ‘abandono por parte de Deus’ em Rm 1.24:”Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros.” Ao ler este versículo, muitos de nós cristãos, achamos que se trata de uma palavra direcionada a comunidade gay, contudo ele se estende a todas as pessoas que não reconhecem a soberania divina ao não obedecer a sua lei e inclui as pessoas raivosas, que não sabem viver em paz em uma comunidade.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

Anúncios