Responda rápido: o que é melhor ganhar $100 mil reais hoje ou $10 mil reais durante 10 anos? A sua resposta a esta pergunta define a forma que você tenta ser feliz.

Recentemente, reli o excelente livro do professor Nicholas Nassin Taleb, A Lógica do Cisne Negro, o que me proporcionou momentos de aprendizado tanto sobre riscos relacionados ao sistema financeiro, quanto ao fato de sermos ignorantes sobre vários assuntos(incluindo o futuro) e + Importante: não reconhecermos isso. Foi uma leitura prazerosa, não só pelo aprendizado mas por perceber o quanto das lições aprendidas são válidas para a vida espiritual e emocional de qualquer pessoa.

livro logica cisne negro

Uma das lições foi justamente a forma que tentamos encontrar a felicidade. Na maior parte das vezes queremos receber  tudo o quanto desejamos de uma vez só,  se possível envolto em uma caixa de presente,pois erroneamente, imaginamos que isso nós fará feliz, entretanto, existe um conceito chamado de Felicidade Hedônicaeste conceito defende a idéia de que temos uma vida satisfatória e feliz não por receber uma grande vitória ou benção de uma única vez e sim por recebermos pequenas vitórias e bençãos constantemente. Por este motivo fiz a pergunta no inicio do texto, geralmente, as pessoas que preferem receber os $100 mil agora, alegam os seguintes motivos: 1º não sabem se estarão vivas daqui a 10 anos; 2º o dinheiro total na mão agora, tem mais valor do que recebe-ló por 10 anos. Este argumentos são lógicos e até compreensivos,contudo escondem uma armadilha: A pressa em obter o prazer instantâneo.Neste ponto é que mora a raiz do problema, uma pessoa que recebe um valor monetário com o qual não esta acostumado a trabalhar, acaba por dissipa-ló com coisas que no momento da bonança são aparentemente úteis e devido ao dinheiro extra, ilusoriamente, se tornam baratas. Além disso, a outros 2 fatores que devem ser considerados: A sensação de felicidade que os $100 mil causarão na pessoa que escolher o dinheiro total de uma vez,será única, se esta pessoa quiser sentir a sensação novamente, terá que fazer ou ganhar outros $100 mil novamente, por outro lado, a pessoa que escolhe receber os $100 mil em 10 parcelas por 10 anos, acaba por escolher ter 10 momentos de prazer e felicidade ao longo da sua vida, sem falar que valor recebido não é alto o suficiente para a pessoa se sentir rica e nem baixo o suficiente para não ser significativo ao dono, logo esta pessoa tem maiores chances de fazer um uso sábio do valor. Outro fator que influi na felicidade da pessoa que escolhe receber o dinheiro todo de uma única vez é a sensação de perca que aqueles $10 mil  farão ao longo dos 9 anos seguintes, principalmente quando houver momentos de extrema necessidade; A pessoa que escolhe receber aos poucos, acaba se preparando para os chamados ‘Cisnes Negros’,  aqueles acontecimentos inesperados que impactam a vida de todos, sendo que pode ser um acontecimento negativo ou positivo, de qualquer forma esta pessoa tem um seguro de 10 mil, que pode ser utilizado para atravessar as turbulências da vida ou investir em uma oportunidade única.

leao vs hm

O interessante é que este conceito (Felicidade Hedônica) esta em conformidade com a Bíblia, em Provérbios 10:22 lemos “A bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores”, que Deus abençoa as pessoas isto não é novidade, contudo chama atenção o fato de que ela não traz problemas futuros, isto é, Deus não dá algo maior do que eu e você possamos administrar, ele é um pai responsável que dá bençãos e responsabilidades segundo a capacidade do filho de gerência-lás. Agora como isso ocorre? Através de pequenas vitórias e desafios que vencemos diariamente. Assim como receber 10 mil ao longo de 10 anos nos proporciona 10 momentos distintos de felicidade,Deus nos ajuda a chegar a um grande objetivo com pequenos passos que damos em direção a este alvo. Para concluir, um exemplo bíblico do conceito de Felicidade Hedônica, é  o caso de Davi que derrotou o gigante Golias. Para que Davi conseguisse a sua grande vitória perante o filisteu,  ele derrotou inúmeros Leões e Ursos ao longo de sua vida de Pastor de ovelhas, logo quando chegou para lutar contra o gigante,o combate em si não era difícil, afinal se um adolescente consegue vencer Leões e Ursos, por que não poderia vencer um ser Humano?

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José