Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 1º lição da CPAD para a classe de Jovens do 2º trimestre de 2017.

revista de jovens 2017-2
Comentarista:César m. Carvalho

Qual é a fonte da felicidade? A resposta para esta pergunta, dependerá de qual fonte você esta procurando. Se estiver procurando uma fonte de prazer rápido e sem compromisso com ninguém a não ser os seus próprios desejos, então o mundo será a sua fonte de felicidade desejada, porém se desejas encontrar uma felicidade que se perpetue na eternidade, as palavras de Jesus, são princípios a serem seguidos em busca da felicidade eterna.É importante  esclarecer algo: não se pode beber da água das duas fontes ao mesmo tempo. Ou se rejeita uma e escolhe a outra, ou nada feito.

A palavra de Deus tem conselhos para todos os aspectos de nossa vida. Boa parte  dos ensinamentos bíblicos são derivados de princípios de vida estabelecidos por Deus em sua palavra,entre estes princípios, se destacam o famoso sermão do monte, uma coletânea de princípios pelo qual podemos alcançar a felicidade eterna. Podemos separar os princípios ensinados no sermão do monte em 3 tópicos principais:  a felicidade por meio da submissão a Deus, a felicidade por meio do serviço ao próximo e a felicidade por meio do sofrimento por causa de Deus.

A felicidade por meio da submissão a Deus

oracao-e-sub
A melhor adoração se resume a submissão

1- bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Quando Jesus diz ‘pobres de espírito’ ele esta se referindo as pessoas que não se apoiam em seu próprio ego ou capacidade para alcançar a graça de Deus, está pessoas não são de ‘gênio’ difícil, ao contrário, são pessoas com disposição em ouvir conselhos e são capazes de se humilharem perante a voz do senhor. não são pessoas revoltadas com Deus, antes ao ouvirem a palavra de Deus buscam obedece-lá.

2- bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Jesus estava se referindo as pessoas que se angustiam com o nível da violência e do pecado em que  se encontra o mundo atual. Tais pessoas buscam resgatar os perdidos, contudo nem sempre são ouvidas e levadas em consideração,restando, senão as lágrimas em favor dos que se perdem e não tem esperança de vida eterna.

3- bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

Neste principio, Jesus se refere as pessoas que tem como hábito evitar a exaltação dos ânimos.Pessoas assim são ponderadas e cordiais. Buscam viver de forma serena e pacífica com Deus, seus vizinhos e consigo próprio. São pessoas que evitam a todo custo, situações de conflito interpessoal.

A felicidade por meio do serviço ao próximo

servindo ao prox

1- bem aventurado os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

Jesus esta se referindo as pessoas que vivem sob sua lei: ame a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo.Pessoas assim buscam agir de forma justa e igualitária para com as pessoas ao seu redor. Além disso, está pessoas sentem tristeza e angústia ao verem a injustiça sendo praticada e tolerada pela sociedade. É importante se ressaltar que estas pessoas não fazem ‘Justiçamento’, isto é, a sua própria justiça,antes confiam no senhor e na sua justiça para que puna os injustos.

2- bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Neste princípio, Jesus se refere as pessoas que tem benevolência para com o próximo,não só os pobres e necessitados, mas também daquelas pessoas que não tiveram misericórdia e nem pena para com outras pessoas. Isso não significa que uma pessoa misericordiosa, seja conivente com o crime e nem que seja contrário ao castigo merecido, entretanto, esta pessoa busca perdoar e amenizar o sofrimento alheio.

3-bem aventurado os puros de coração, porque eles verão a Deus.

Jesus está se referindo as pessoas que tem ou buscam ter uma mente sadia. Pessoas assim evitam pensamentos ou desejos impuros, ao contrário, pessoas com a mente sadia fogem de locais ou situações que levem a pensamentos carnais. Pessoas com a mente pura agem com motivações claras e nobres e suas ações sempre são transparentes.muitas vezes são julgadas como ingênuas, burras e teimosas, contudo são pessoas coerentes com sua mente e vivem segundo a palavra de Deus.

A felicidade por meio do sofrimento

igreja perseguida

1-bem aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Jesus  se refere as pessoas que buscam promover a paz e a compreensão entre pessoas diferentes.Pessoas pacificadoras promovem a união e o bom senso, mesmo que sofram no processo, muitas vezes, estas pessoas precisam colocar suas vidas e bens em risco para que o processo de apaziguamento seja concluído com sucesso.

2-bem aventurado os que sofrem  perseguição por causa da justiça, porque deles é reino dos céus.

Este princípio ensinado por Jesus, demonstra que as pessoas que buscam viver de forma justa e fazem a vontade de Deus, experimentam ainda que por pouco tempo e em uma baixa escala, o reino de Deus na terra. Entretanto, a felicidade não provém diretamente do ato de justiça que foi feito e sim da perseguição sofrida por causa dele. esta perseguição é movida por pessoas sob orientação maligna, entretanto, a perseguição é uma prova incontestável de que estamos dentro da vontade de Deus.

3- bem aventurado quando perseguidos e caluniados por causa de Deus,[…] exultai porque grande é vosso galardão nos céus.

Esta é sem duvidas a maior fonte de felicidade que um cristão pode usufruir. O motivo é simples: se um cristão é perseguido ou caluniado por causa do nome de Jesus, é porque está muito parecido com Cristo, ao ponto do mundo não ver mais diferença entre um e outro. Além disso, ser perseguido por causa de Jesus e de sua palavra, nos coloca em pé de igualdade com os profetas bíblicos, apóstolos de jesus e com os demais santos que morreram por amor a cristo.

Conclusão

Jesus deixou bem claro no sermão do monte que a fonte de felicidade que ele proporciona aos seus discípulos é diferentes em relação ao que mundo oferecer. O mundo oferece prazeres carnais temporários, cujo final resulta em morte e separação eterna de Deus. Por outro lado, Jesus, oferece a felicidade por meio de uma vida pacífica, piedosa, equilibrada e grata à Deus.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família. Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

Anúncios