O que significa o termo ociosidade mórbida? A palavra ociosidade é um vocábulo ‘bonitinho’ para preguiça, está por sua vez, é definido pelo dicionário online Houaiss como ‘ Aversão ao trabalho; pouca disposição para trabalhar. Lentidão em fazer qualquer coisa’, já a palavra ‘mórbida’ eu peguei emprestado do termo obesidade mórbida, significando neste artigo uma preguiça que faz mal à saúde física, mental e financeira do preguiçoso.

A bíblia orienta o ser humano sobre todos os aspectos da vida, e isso inclui a utilização de nosso tempo. Esta é uma das lições esquecidas por boa parte dos jovens cristãos de hoje, com o aumento da produtividade do trabalho e o aumento da riqueza mundial, a vida se tornou fácil de viver se comparado com os nossos antepassados, no século 19, um trabalhador precisava gastar 75% do seu salário mensal para que pudesse comprar pão para e si e sua família, no ano de 2005, um pessoa adulta vivendo no ocidente teria gasto apenas 14% do seu salário com alimentação; o fato é que o capitalismo permitiu que as pessoas tivessem mais tempo para si, para fazerem aquilo que gostam, contudo, o mesmo capitalismo abriu um precedente perigoso: a preguiça exagerada.

É importante se salientar que todo ser humano precisa de um momento de descanso, entretanto, Deus fez a noite para que pudéssemos descansar. O problema é quando começamos a colocar o conforto e o descanso antes do trabalho e de nossas obrigações. A bíblia sempre condenou os excessos, e isso inclui o ócio exagerado, é verdade que existem momentos em nosso cotidiano que precisamos de uma pausa, contudo, não podemos permitir que a procrastinação tome conta de nossas vidas.

ocio
Cuidado com esse negócio de sombra e água fresca.

O artigo a seguir da Let God be True, defini o porquê de Deus em sua palavra condenar a preguiça exagerada.

Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão. Provérbios 20.13

Uma das regras mais simples para obter sucesso é o de odiar o sono. É claro, você necessita de sono; mas você deve aprender a odiar o tempo gasto na cama. A vida é curta – cada dia é curto – e o tempo gasto na cama vai voltar para lhe assombrar. Salomão analisou a vida com a mente mais sábia na história do mundo. Os seus provérbios inspirados transmitem a verdadeira sabedoria para o seu sucesso.

A pobreza dista apenas de um cochilo. Se você gosta de sua cama quente pela manhã e tem pavor de deixar o seu casulo para enfrentar as oportunidades do dia, você está caminhando ladeira à baixo. Se você diariamente furta alguns minutos a mais para se aconchegar antes de levantar, eventualmente você vai terminar na pobreza. Salomão lhe diz para abrir os seus olhos … e levantar para encarar o dia! 

Como rei e pai, o homem sábio observou que uma das características pessoais de tipos preguiçosos era o de estender o sono ao invés de acordar e enfrentar o dia. Se você abre os seus olhos, coloca os seus pés no chão e começa a se agitar, você está saindo à frente do seu vizinho que pestaneja e está a caminho de ser produtivo. Lembre-se de que o pássaro que cedo madruga é o que pega a minhoca! 

Se você sorri para si mesmo todas as manhãs a respeito da alegria de não fazer nada no conforto de sua cama e o quanto que você odeia levantar e se agitar … em outras palavras, amando o sono … você está permitindo que um hábito perigoso se desenvolva. Se você já está acordado ao ponto de considerar tais pensamentos você está suficientemente acordado para se levantar e fazer alguma coisa produtiva! Levante-se! 

Salomão ensinou uma grande ética de trabalho, porque Deus espera que os homens trabalhem muito. Ele deu a responsabilidade a Adão para cuidar e manter o Éden (Gn 2:15). Ele julgou o homem pelo pecado prometendo a ele o pão tão somente como o resultado do suor (Gn 3:19). Ele foi ainda mais longe ao determinar, como punição, que o homem que não trabalhasse muito deveria passar fome (Pv 20:4; IITs 3:6-12). Deus julgou a cidade de Sodoma, em parte, pela ociosidade das meninas e das mulheres (Ez 16:49)! Levante, mulher! 

A diligência recompensa os homens e a preguiça os destrói (Pv 10:4; 12:24; 13:4; 22:29). Ele zombou de homens preguiçosos. Ele ordenou que observassem as formigas: eles sabem como trabalhar (Pv 6:6-8)! Ele perguntou se eles, em algum tempo, iriam levantar (Pv 6:9)! Ele afirmou que a pobreza viria tão certa quanto o viajante que chega ao seu destino ou a ausência de resistência a um homem armado (Pv 6:10-11; 24:33-34). Ele comparou aqueles minutos a mais se revolvendo na cama a uma porta que vai e vem sobre as suas dobradiças (Pv 26:14)! 

O dormir a mais lhe deixa sonolento (Pv 19:15; 23:21). Quanto mais tempo você passar na cama e se abstém de alimento, o seu metabolismo se reduz proporcionalmente. É claro que você necessita de sono; mas você não precisa daqueles minutos adicionais depois que você acorda pela manhã! Aquela hora de inatividade prolongada e de cochilos vai fazer com que seja cada vez mais difícil se levantar ao invés de ser mais fácil. 

Mas é claro que o preguiçoso justifica a sua dependência do sono (Pv 26:16)! Mas os militares sabem como treinar essas crianças arrogantes e teimosas – eles exigem que se levantem às 5:00 da manhã ao invés das 7:00 que eles poderiam ter escolhido na vida civil! Se você está obcecado com alguns minutos a mais na cama, então vá para a cama mais cedo à noite! E quer saber de uma coisa? Como soldados e homens bem-sucedidos descobriram, levantar cedo pode facilmente se tornar um hábito!

Há um limite para esta regra e o abençoado Deus do céu mostrou a Sua misericórdia colocando limitações. Ele não quer que você levante cedo demais, que vá dormir tarde demais ou você se irritando com os seus esforços – ao invés disso Ele quer que você durma, porque Ele te ama. Quando você presume que são os seus esforços que fazem a diferença na vida, Ele os considera ofensivos e errados (Sl 127:1-2). Ele quer que você coloque a sua confiança n´Ele para que haja diferença! 

Amando o sono na cama lhe trará pobreza financeira, mas ser preguiçoso e sonolento com as coisas de Deus certamente lhe trará a sua ruína espiritual. Ser preguiçoso na leitura de sua Bíblia, nas suas orações e em assistir as pregações da palavra de Deus lhe fará pobre em sua caminhada com Deus. É por isso que temos repetidos avisos na Bíblia a respeito de acordarmos espiritualmente (Mt 24:42-44; 25:1-11; 26:36-45; Rm 13:11-14; Ef 5:14-21; ITs 5:6-10)! Levante!

Conclusão

renovação espiritual
Precisamos arrancar defeitos

A verdade é que não existe nenhum ser humano nos dias atuais, que em algum momento de sua vida não tenha permitido que o ócio exagerado o fizesse procrastinar em alguma tarefa.

Eu mesmo já tive momentos assim, ultimamente tenho me policiado para não me auto-sabotar através da procrastinação e do ócio mórbido, entretanto, não é algo fácil, contudo é possível pela mudança de habito e da mente.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.Saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José