Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 10º lição da CPAD para a classe de Jovens do 1º trimestre de 2017.

licoes-de-jovens-do-1-trimestre-de-2017
Comentarista: Alexandre Coelho

Uma das mais importantes lições que Jesus ensinou aos seus discípulos, se trata da solidariedade em relação ao próximo. O evangelho de Jesus Cristo é baseado em seu sofrimento na cruz, isto significa que Jesus morreu em prol de 2 missões fundamentais, se pegarmos como símbolo a cruz de cristo, a haste vertical significa a missão de religar o homem com Deus, já a haste vertical significa a missão de trazer justiça e harmonia para todos os homens. A igreja de cristo deve estar atenta a estas duas situações.

O cuidado de Deus para com os pobres

Deus nunca se esqueceu dos pobres e dos necessitados. Apesar da pobreza ser uma conseqüência do pecado, ainda assim o senhor todo poderoso, amparou aos  pobres através de uma série de exigências e normas, na jurisdição de Moises, essa  leis eram do  tipo ‘welfare state’, onde os produtores eram obrigados pela lei, à deixar parte de seu trabalho para os pobres e necessitados. No NT, a bíblia declara que houve uma especial atenção para com as pessoas necessitadas por parte dos cristãos, neste caso o auxilio era mantido pela doação voluntária dos cristãos ao ponto de alguns deles venderem suas propriedades a fim de que pudesse doar o dinheiro da venda para o auxilio dos mais necessitados. Em tempos recentes, estes atos foram usados como argumento a favor do comunismo como prova de que o tal movimento surgiu com os cristãos primitivos, entretanto, cabe ressaltar que nenhum cristão era obrigado a vender suas propriedades e doar o dinheiro para comunidade, ao contrário, do que é feito pelos socialistas, que roubam as propriedades alheias em nome da redistribuição e da igualdade financeira, os cristãos primitivos doavam seus bens porque tinham uma fé viva e acreditavam na provisão divina;

Exemplos da igreja Primitiva

Quem tem prioridade em receber ajuda dos cristãos? Os cristãos primitivos davam prioridades aos idosos, principalmente as viúvas, além disso, priorizavam os irmãos da comunidade que estivessem passando por dificuldades ao invés de pessoas não cristãs, contudo, se houvesse dinheiro suficiente, os pagãos também eram contemplados com ajuda.

O fato é que sempre houve e haverá pobres no mundo, devido ao pecado que impera na natureza humana. A completa extinção da pobreza só será possível com a redenção do mundo e do universo.

A Fé sem obras é morta

Por que devemos ajudar? Um dos maiores benefícios do evangelho é a liberdade de escolha que Deus nós dá. Deus não obriga as pessoas obedecerem a sua vontade pela força, antes ele da à liberdade  de escolha a elas. Isso significa que Deus não obriga pela força, um cristão doar seu dízimo, oferta ou ajuda ao necessitado, ao contrário, ele espera que a pessoa tome a iniciativa de obedecer a sua palavra e faça tudo isso por sua própria vontade.

Podemos escolher obedecer a Deus e sua palavra ou podemos fingir que não ouvimos, contudo, se de fato somos cristãos e filhos de Deus, obedeceremos a sua vontade e doaremos tanto dízimos como ofertas solidárias.

Mas até que ponto devemos ajudar? Jesus disse que sempre haveria pobres no mundo, isso significa que a demanda por recursos dos cristãos nunca acaba. O que devemos ter em mente é que ajudar, não significa sustentar por tempo indefinido. A nossa ajuda deve ser pontual e significativa em um dado momento e não o tempo todo. O motivo é impedir o parasitismo social dentro da igreja de cristo, neste caso, a pessoa ao invés de procurar trabalho, passa a viver do sustento dado pelos cristãos. O Apóstolo Paulo deixou claro aos cristãos em Tessalônica em sua 2º carta 3.12 que todo o cristão deve comer o pão de seu trabalho e aquele que não trabalha deve procurar trabalhar.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

elias-pq

As 10 Lições que aprendi com o profeta Elias

jose-pq

As 10 Lições que aprendi com José

Anúncios