Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 8º lição da CPAD para a classe de Jovens do 1º trimestre de 2017. Caso não tenha visto a lição anterior, clique aqui.

licoes-de-jovens-do-1-trimestre-de-2017
Comentarista: Alexandre Coelho

Já reparou que existem pessoas com uma capacidade especifica ou talento para uma determinada tarefa especifica? Algumas pessoas nascem com uma incrível predisposição para a coordenação motora; O que as demais pessoas levam anos de prática para dominar, pessoas dotadas de uma coordenação motora inata  com alguns treinos e visualizações  da atividade-meta sendo exercida é o suficiente para pegarem o jeito da coisa.por outro lado, algumas pessoas tem um senso analítico incrível, conseguem perceber padrões de comportamento em meios ou situações que a maior parte das pessoas não vêem correlação.(campeões de xadrez tem esta habilidade) outras pessoas nascem com uma incrível sensibilidade artística  através da qual conseguem sintetizar o belo e o abstrato de forma original.

O fato é que todo o ser humano tem um talento ou interesse  por algum tipo de habilidade ou função e quando este individuo foca seus esforços para desenvolver esta aptidão, seu trabalho se torna com o tempo, uma referencia naquela profissão.

Em relação aos dons espirituais, Deus pai, através de seu santo espírito, capacitou cada ser humano com um dom espiritual que é despertado quando a pessoa reconhece  Jesus cristo como salvador de sua alma, isso significa que Deus tem um plano para cada pessoa na face da terra,entretanto, também significa que não cabe ao individuo escolher qual será o plano divino para sua vida e nem como ele ocorrera,quando se trata de dom espiritual, a sentença é a mesma, não cabe ao individuo escolher qual habilidade espiritual recebera de Deus, mas este deve  buscar conhecer a vontade de Deus para sua vida e se submeter a ela. O motivo pelo qual Deus não permitiu o ser humano escolher qual dom espiritual ou como será o plano divino em sua vida é que este corre o risco de roubar a Gloria de Deus no processo de escolha e atuação. Se Deus permitisse a escolha humana na questão dos dons espirituais, abriria um precedente para a posterior alegação de superioridade espiritual por parte do ser humano que ao receber uma habilidade espiritual de atuação em massa, como o dom de profecia ou da palavra de sabedoria, poderia  ser achar melhor do que é, se tornando uma pessoa arrogante e orgulhosa, é isto seria o fim desta pessoa.

A diversidade dos Dons

Mas quais são os dons espirituais doado por Deus a sua igreja? Eles são divididos em 3 áreas especificas: dons do saber e conhecimento, dons de elocução e dons de poder e maravilhas.

Os dons do saber e do conhecimento envolve todo tipo de habilidade espiritual onde um indivíduo guiado pelo espírito santo consegue elucidar, analisar e sintetizar de forma clara a palavra de Deus, de maneira que esta possa ser aplicada no viver dos ouvintes. Os dons do saber se dividem em 3 áreas: Palavra de sabedoria, o indivíduo com esta habilidade espiritual tem a capacidade de trazer uma resposta, palavra ou discurso com base na bíblia para qualquer pessoa em qualquer situação, são pessoas com capacidade de aconselhamento e persuasão.Palavra de ciência,o indivíduo com esta habilidade , é capaz de analisar e sintetizar passagens bíblicas e correlacionar com eventos atuais, tirando do texto bíblico, conselhos e mensagens para o dia atual.alguns pastores são conhecidos por esta habilidade, como Pr Silas malafaia, Ari Paulo, Josué Brandão, Billy Graham, Hernandes Lopes.Dom Discernimento de espíritos, a pessoa com esta habilidade espiritual tem a capacidade de identificar falsos ensinos e falsos profetas, além disso,conseguem perceber antecipadamente quais são as reais intenções das pessoas que se dizem movidas pela mão de Deus.

Os dons de elocução são os mais conhecidos pelos cristãos e pelos não-cristãos, envolve o dom da profecia, onde o indivíduo sob atuação do espírito santo prever o futuro de uma pessoa ou situação, o dom da variedade de línguas e da interpretação destas línguas, sendo que estes últimos são mais comuns no meio pentecostal. O dom da variedade de línguas, também conhecido por línguas estranhas, é a capacidade dada por Deus para que uma pessoa possa louvar o seu nome em uma língua ou vocabulário ininteligível do ponto de vista humano, contudo, este vocabulário pode ser traduzido para a língua local através de uma pessoa capacitada com o dom de interpretação de língua estranha. Os dois dons têm como finalidade aumentar a fé da igreja e servem como um sinal de Deus para os fieis, por outro lado, o dom de profecia é um sinal de Deus para o mundo.

Os dons de poder são os mais conhecidos pelos não cristãos, as pessoas capacitadas com estes dons têm a habilidade espiritual de operar curas e milagres sobrenaturais, tais dons interferem na ciência humana de forma que não são passiveis de explicação. Por outro lado, as pessoas capacitadas com este tipo de habilidade, são as que mais sofrem tentações e também são as pessoas com maior probabilidade de errar e cair em pecado.

A contemporaneidade dos Dons

Para as igrejas tradicionais, principalmente as de origem calvinista, os dons espirituais cessarão com a morte do apóstolo João, contudo não há base bíblica para se crer nisso, ao contrário, Jesus disse em mc 16.16-18 que aqueles que criam nele, curariam pessoas e sem nome e falariam novas línguas, já em mt 28.20 Jesus disse que estaria conosco sempre, isso significa que sua presença é real para todo aquele que nele crer.

Obviamente há no meio cristão, principalmente no ramo pentecostal, pessoas que fingem estar sobre a orientação divina e acabam por banalizar os dons espirituais seja profetizando sem orientação do espírito santo ou com profecias contrárias as doutrinas bíblicas, há também aqueles que fingem estar falando em línguas estranhas e imitam outras pessoas, isto tem levado algumas pessoas a comparar o movimento pentecostal atual com a igreja de corinto, uma igreja abençoada por Deus com todo o tipo de dom espiritual, contudo, uma igreja carnal e desorganizada, o fato é que precisamos tomar cuidado com os extremos, tanto por parte daqueles que não acreditar que os dons espirituais é ação do espírito santo na igreja, quanto por parte daqueles que não temem ao senhor e mancham seu santo nome.

Anúncios