Você já deve ter ouvido aquela famosa expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, a idéia é que uma ação simples mais rotineira e perseverante em algum momento vai chegar ao objetivo pretendido. O nome deste conceito é esforço repetitivo,de fato, em muitas situações de nossa vida, alcançamos vitórias através da paciência e da perseverança, o tal esforço repetitivo, contudo, nem sempre será possível colocar esforço repetitivo em tudo até porquê nem sempre teremos tempo para ver os nossos objetivos serem alcançados, haja vista que uma pedra pode levar séculos para ser furada por um fluxo constante de aguá. Isto significa que devemos procurar combinar perseverança e paciência com precisão e criatividade, resultando em uma ação que seja eficaz em curto espaço de tempo. A este conceito damos o nome de esforço efetivo.

abel_pastor-caim_lavrador

Para que você entenda a diferença entre esforço repetitivo e  esforço efetivo, vamos analisar a história de dois irmãos bíblicos, Abel e Caim, registrada  em  Gn 5.1-8

Adão teve relações com Eva, a sua mulher, e ela ficou grávida. Eva deu à luz um filho e disse: — Com a ajuda de Deus, o Senhor, tive um filho homem.E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor.O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o Senhor. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao Senhor. O Senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o Senhor disse: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: — Vamos até o campo.Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou.

1º lição: tomar iniciativa nem sempre leva a bons resultados

Quem tomou a iniciativa de adorar a Deus foi Caim. Ele partiu do principio de quanto mais cedo começasse mais tempo ele passaria oferecendo ofertas a Deus em troca de sua comunhão. Caim observou seu pai Adão oferecendo sacrifícios e tentou imita-ló na esperança de que a repetição de ofertas faria com que Deus perdoasse os seus pecados e restaurasse a aliança quebrada no jardim. Abel, por outro lado, observou durante algum tempo, o pai e irmão repetirem seus esforços em vão, sem que Deus recebesse suas ofertas. Contudo, isto fez Abel pensar em uma nova forma de adorar a Deus, algo que chamasse a sua atenção.

2º lição: nem sempre Esforço Repetitivo gera bons resultados

Quando Caim resolveu adorar a Deus, partiu do princípio que seu esforço em obter a oferta do sacrifício seria levado em consideração por Deus na hora de receber a sua oferta. O esforço de Caim era grande, ele tinha achar uma terra adequada para plantio da semente, depois ele tinha que arar esta terra, semear e esperar a semente nascer, logo após precisava cuidar da lavoura para que as pragas não a invadisse, por fim vinha à colheita, depois disso era necessário separar as melhores sementes para o replantio e só então ele tirava seu sustento e a oferta para Deus. O fato de Caim oferecer cereais, frutas e verduras para senhor como oferta não era errado, o problema era que ele repetia o erro de seu pai, que como qualquer agricultor fazia uma seleção das melhores sementes para o replantio deixando as ruins para a subsistência e para oferta de adoração a Deus.

3º lição: Esforço Efetivo requer criatividade e precisão

Enquanto Caim e Adão ofereciam produtos de suas lavouras a Deus como sacrifício, Abel ofereceu um sacrifício inusitado para época, a vida do melhor animal de seu rebanho. A Bíblia não esclarece quando foi que os homens passaram a comer carne de animais, mais diz quem foi o primeiro criador. O motivo é que a terra não produzia conforme a necessidade humana, devido ao pecado, sendo, portanto necessário o consumo de animais para complementação da dieta humana. Abel foi o primeiro pastor de ovelhas registrado na bíblia, sua criatividade foi criar para si uma profissão que não era difícil comparada a de agricultor de seu irmão, seu esforço não era exaustivo, bastava cuidar das ovelhas dando água, pasto e proteção contra parasitas e predadores, em troca recebia lã e carne. Sua criatividade nasceu da observação do trabalho dos pais e do irmão assim como sua oferta. Ao invés de repetir o esforço dos demais e oferecer a Deus o que sobrava de seu rebanho, Abel foi preciso em sua oferta, sacrificando o melhor carneiro de ao senhor.

Ao oferecer o seu melhor animal, Abel usou de precisão em sua adoração. O motivo: o animal que oferecera a Deus era um futuro reprodutor de seu rebanho, este animal traria Abel um rebanho saudável e forte, em outras palavras, Abel ofereceu a Deus o seu futuro e sua independência financeira. Em hebreus 11, a bíblia declara que Abel foi aceito por Deus através de sua fé depositada na graça e no cuidado divino. Ao ofertar o seu melhor animal, Abel se colocou a mercê da vontade de Deus. Se Deus o quisesse, Abel continuaria a prosperar como pastor de ovelhas, caso contrário ele fracassaria em seu trabalho.

4º lição: Esforço Efetivo só é possível através da fé

Quando Abel resolveu oferecer a Deus o melhor animal de seu rebanho, ele não sabia se Deus aceitaria a sua oferta. Até aquele momento ele não tinha visto ninguém oferecer um animal em sacrifício ao senhor, contudo, ele  sabia que Deus não havia aceitado nenhuma oferta  de produtos da terra de Adão e Caim.portanto, só restara a Abel, a fé na misericórdia divina.

Foi pela fé que Abel conseguiu aprovação divina, ele não sabia se Deus aceitaria a sua oferta, mas decidiu oferecê-la mesmo assim. Esforço repetitivo se baseia em experiência anterior e tradição. Esforço Efetivo se baseia em experiência anterior e fé em algo novo.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida, eu tenho 2 livros publicados na Amazon que podem abençoar ainda mais a sua vida.saiba como venci a depressão e ansiedade e como aprendi a conviver em paz com a minha família.Baixe o aplicativo Kindle  gratuitamente para o seu Smartphone ou computador.

elias-pq

AS 10 LIÇÕES QUE APRENDI COM O PROFETA ELIAS

jose-pq

AS 10 LIÇÕES QUE APRENDI COM JOSÉ

Anúncios