Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 3º lição da CPAD para a classe de Jovens do 1º trimestre de 2017.

Colaboração: Daniele Braga

licoes-de-jovens-do-1-trimestre-de-2017
Comentarista: Alexandre Coelho

Você sabe qual é o empreendimento mais organizado do mundo? Vou  dar algumas dicas… Não é a Apple, nem é o Google, muito menos a Microsoft, também não é a ExxonMobil e muito menos a ONU ou a União Européia, e se você pensou que era o governo americano ou qualquer outro governo de estado, você errou feio.

O empreendimento mais organizado do mundo é uma empresa privada, empresa no sentido de ter um objetivo e metas para alcançá-lo, tem uma escala hierárquica forte e centralizada, tem tradição e reconhecimento internacional, fundou a tradição da governança corporativa há séculos antes que o conceito existisse, se você ainda esta boiando, de uma olhada no titulo e pense à respeito dele. Abaixo uma foto do CEO da empresa.

papa-francisco

Pode ser surpreendente para você, mas a igreja católica é a empresa mais organizada do mundo, ela gera valor para aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas, em centenas de países. Mas porque um evangélico como eu esta dizendo isso? A igreja católica é mais antiga instituição presente na história humana, se imaginarmos que a mesma teve inicio com os apóstolos de Jesus, já se foram mais 1900 anos de história, durante este tempo, a instituição passou por imperadores romanos sanguinários, pelas invasões bárbaras, pela conversão dos invasores em cristãos, pelos diversos cismas, por inúmeras pragas e doenças que afetaram o mundo como a peste negra, pelas cruzadas, pelas invasões muçulmanas, Vikings e mongolóides, por diversos impérios na Europa, pela reforma protestante, pela 1º e 2º guerra mundial, pelas revoluções comunistas, pelo marxismo cultural, ainda assim continua de pé, já não tem o poder e a influencia que exercia durante a idade média, contudo, continua a influenciar a moral e a ética ocidental nos dias de Hoje.

donald_mcdonald
Olha só quem copia a padronização de serviço Católico

É lógico que não é uma instituição perfeita, caso contrário não seria necessária a reforma protestante, como cristão evangélico, enxergo à luz da bíblia alguns pecados fatais contra a fé cristã, por exemplo, a adoração a santos e a Maria, ao invés da adoração de Jesus, contudo, a instituição deixou um importante legado para a história humana, tanto na ciência através de seus padres cientistas como Mendel, Copérnico, Lemaitré, no campo moral e filosófico, como Agostinho de Hipona, Erasmo de Roterdã; no campo administrativo, criou a uniformização dos serviços em qualquer parte do mundo, sendo copiada por todas as empresas multinacionais atualmente, foi também a primeira instituição a promover a qualidade em seus serviços; no campo do conhecimento, foi a fundadora das mais antigas e principais universidades da Europa, além disso, é a proprietária da maior biblioteca do mundo, a biblioteca do Vaticano, com os originais em grego e hebraico da bíblia sagrada, e por falar em bíblia, a mais importante contribuição da igreja católica para o mundo foi organizar e trazer a tradução da bíblia dos originais gregos e hebraicos para a Vulgata Latina, que por sua vez foi utilizada para traduzir a palavra de Deus para as demais línguas.

biblioteca-do-vaticano
Boa parte dos originais da bíblia estão neste lugar

Agora pensa comigo, seria possível uma instituição passar por tudo o que a igreja Católica passou e ainda deixar um legado positivo para a civilização ocidental, sem que houvesse organização? É impossível . Como disse anteriormente, a igreja católica tem erros em sua teologia de salvação, mas é um exemplo de organização eclesiástica.

A necessidade de liderança na igreja

Toda instituição tem que ter um líder ou uma liderança. A principal função da liderança é fazer com que os objetivos e metas sejam alcançadas por seus subordinados. Não é diferente na igreja, uma igreja sem uma liderança eficaz não esta dentro dos planos de Deus, afinal, Deus é organizado e cobra organização de seus filhos. O que Deus espera dos líderes de sua igreja é a administração racional e organizada de seu rebanho, para isso é preciso que estes líderes saibam viver com disciplina e bom senso.  Voltando ao exemplo da igreja católica, se você perguntar para qualquer pessoa no mundo, quem é o líder da igreja romana, ela vai saber a resposta. O fato é que a liderança da igreja não pode ser apenas conhecida e referenciada pelos seus fiéis, as pessoas não cristãs também devem reconhecê-la como líder da igreja de Cristo. Em atos dos apóstolos, a bíblia revela que Herodes resolveu perseguir a igreja através de seus líderes capturando a Pedro e matando a Tiago, ou seja, tanto para organização da igreja, quanto para a perseguição do mundo é necessário que haja líderes reconhecidos.

Formas de governo da igreja

As igrejas cristãs estão divididas em 3 modelos de administração:episcopal,congregacional e presbiteral, na maior parte das vezes,ás instituições cristãs tem uma fusão de dois ou até mesmo os três modelos em uma administração.

Episcopal

O modelo episcopal se baseia na autoridade de um líder Máximo que toma as decisões tanto ministeriais quanto espirituais, auxiliado por um conselho ministerial, tem como exemplos, a igreja católica e a igreja anglicana, sendo que os seus líderes Máximos (o papa e a rainha do Reino Unido) tomam decisões com ajuda de um conselho de Cardeais.

Congregacional

O modelo congregacional se baseia no poder de escolha da congregação, tanto em assuntos administrativos quanto em assuntos litúrgicos, ao pastor cabe ensinar a palavra de Deus. Exemplos deste modelo, são as igrejas Batista no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.

Presbiteral

Neste modelo, a administração da igreja é feita por um grupo de membros eleitos por um determinado período cuja função é administrar os assuntos seculares relacionados à igreja, ao pastor cabe ensinar a palavra de Deus.

ad-logo.jpg

A Assembléia de Deus tem uma fusão destes três modelos, sendo que o modelo congregacional se revela no acesso a corpo de membro da igreja, tanto para estar em comunhão com os demais membros quanto para ser excluído do rol de membros , é necessário o apoio unânime da igreja, por outro lado no que tange os assuntos ministeriais dentro de um campo missionário (cidade ou região) o modelo adotado é o episcopal, sendo o pastor presidente do campo a autoridade máxima na tomada de decisão, por outro lado, quando se trata de decisões doutrinárias e teológicas ou missionárias em nível estadual ou nacional, o modelo é o presbiteral, onde um grupo de ministros de cada campo missionário é escolhido para representar aquele campo em um congresso estadual ou nacional da AD.

Oficiais da igreja

cgadb
Oficiais da igreja AD-CGADB

Se você já observou as nomenclaturas dos inúmeros tele evangelistas já deve ter visto de tudo. Desde patriarca, pai apóstolo, apóstolo, missionário, Bispo, padre e pastor.

Boa parte destes nomes pomposos tem haver com o ego dos que se auto-intitulam isso e aquilo outro, o fato é que a bíblia tem uma função específica para pastor, presbítero e diácono.

Pastor ou Bispo

É o principal líder da igreja, sua função primordial é cuidar das necessidades espirituais dos membros que Deus colocou sobre seu cuidado, para isso ele deve ensinar e viver a palavra de Deus.

Presbíteros

Sua função principal é auxiliar o pastor na sua tarefa espiritual, para isso eles podem dentro da autoridade pastoral, pregar e ensinar a palavra de Deus.

Diáconos

Sua função principal é dar suporte ao trabalho do pastor e dos presbíteros, tanto em questões administrativas, quanto na manutenção da ordem do culto e outras funções que sejam requisitadas pela liderança eclesiástica.

Conclusão

É impossível que a igreja de Cristo influencie o mundo sem que não haja organização administrativa e espiritual, por outro lado, a organização da igreja de Cristo começa na vida de cada cristão.

Anúncios