Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 3º lição da CPAD para a classe de Jovens do 1º trimestre de 2017.
Colaboração: Daniele Braga

Você sabe qual é o empreendimento mais organizado do mundo? Vou dar algumas dicas… Não é a Apple, nem é o Google, muito menos a Microsoft, também não é a ExxonMobil e muito menos a ONU ou a União Européia, e se você pensou que era o governo americano ou qualquer outro governo de estado, você errou feio.
O empreendimento mais organizado do mundo é uma empresa privada, empresa no sentido de ter um objetivo e metas para alcançá-lo, tem uma escala hierárquica forte e centralizada, tem tradição e reconhecimento internacional, fundou a tradição da governança corporativa há séculos antes que o conceito existisse, se você ainda esta boiando, de uma olhada no titulo e pense à respeito dele. Abaixo uma foto do CEO da empresa.
Pode ser surpreendente para você, mas a igreja católica é a empresa mais organizada do mundo, ela gera valor para aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas, em centenas de países. Mas porque um evangélico como eu esta dizendo isso? A igreja católica é mais antiga instituição presente na história humana, se imaginarmos que a mesma teve inicio com os apóstolos de Jesus, já se foram mais 1900 anos de história, durante este tempo, a instituição passou por imperadores romanos sanguinários, pelas invasões bárbaras, pela conversão dos invasores em cristãos, pelos diversos cismas, por inúmeras pragas e doenças que afetaram o mundo como a peste negra, pelas cruzadas, pelas invasões muçulmanas, Vikings e mongolóides, por diversos impérios na Europa, pela reforma protestante, pela 1º e 2º guerra mundial, pelas revoluções comunistas, pelo marxismo cultural, ainda assim continua de pé, já não tem o poder e a influencia que exercia durante a idade média, contudo, continua a influenciar a moral e a ética ocidental nos dias de Hoje.

É lógico que não é uma instituição perfeita, caso contrário não seria necessária a reforma protestante, como cristão evangélico, enxergo à luz da bíblia alguns pecados fatais contra a fé cristã, por exemplo, a adoração a santos e a Maria, ao invés da adoração de Jesus, contudo, a instituição deixou um importante legado para a história humana, tanto na ciência através de seus padres cientistas como Mendel, Copérnico, Lemaitré, no campo moral e filosófico, como Agostinho de Hipona, Erasmo de Roterdã; no campo administrativo, criou a uniformização dos serviços em qualquer parte do mundo, sendo copiada por todas as empresas multinacionais atualmente, foi também a primeira instituição a promover a qualidade em seus serviços; no campo do conhecimento, foi a fundadora das mais antigas e principais universidades da Europa, além disso, é a proprietária da maior biblioteca do mundo, a biblioteca do Vaticano, com os originais em grego e hebraico da bíblia sagrada, e por falar em bíblia, a mais importante contribuição da igreja católica para o mundo foi organizar e trazer a tradução da bíblia dos originais gregos e hebraicos para a Vulgata Latina, que por sua vez foi utilizada para traduzir a palavra de Deus para as demais línguas.

Agora pensa comigo, seria possível uma instituição passar por tudo o que a igreja Católica passou e ainda deixar um legado positivo para a civilização ocidental, sem que houvesse organização? É impossível . Como disse anteriormente, a igreja católica tem erros em sua teologia de salvação, mas é um exemplo de organização eclesiástica.
A necessidade de liderança na igreja
Toda instituição tem que ter um líder ou uma liderança. A principal função da liderança é fazer com que os objetivos e metas sejam alcançadas por seus subordinados. Não é diferente na igreja, uma igreja sem uma liderança eficaz não esta dentro dos planos de Deus, afinal, Deus é organizado e cobra organização de seus filhos. O que Deus espera dos líderes de sua igreja é a administração racional e organizada de seu rebanho, para isso é preciso que estes líderes saibam viver com disciplina e bom senso. Voltando ao exemplo da igreja católica, se você perguntar para qualquer pessoa no mundo, quem é o líder da igreja romana, ela vai saber a resposta. O fato é que a liderança da igreja não pode ser apenas conhecida e referenciada pelos seus fiéis, as pessoas não cristãs também devem reconhecê-la como líder da igreja de Cristo. Em atos dos apóstolos, a bíblia revela que Herodes resolveu perseguir a igreja através de seus líderes capturando a Pedro e matando a Tiago, ou seja, tanto para organização da igreja, quanto para a perseguição do mundo é necessário que haja líderes reconhecidos.
Formas de governo da igreja
As igrejas cristãs estão divididas em 3 modelos de administração:episcopal,congregacional e presbiteral, na maior parte das vezes,ás instituições cristãs tem uma fusão de dois ou até mesmo os três modelos em uma administração.
Episcopal
O modelo episcopal se baseia na autoridade de um líder Máximo que toma as decisões tanto ministeriais quanto espirituais, auxiliado por um conselho ministerial, tem como exemplos, a igreja católica e a igreja anglicana, sendo que os seus líderes Máximos (o papa e a rainha do Reino Unido) tomam decisões com ajuda de um conselho de Cardeais.
Congregacional
O modelo congregacional se baseia no poder de escolha da congregação, tanto em assuntos administrativos quanto em assuntos litúrgicos, ao pastor cabe ensinar a palavra de Deus. Exemplos deste modelo, são as igrejas Batista no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.
Presbiteral
Neste modelo, a administração da igreja é feita por um grupo de membros eleitos por um determinado período cuja função é administrar os assuntos seculares relacionados à igreja, ao pastor cabe ensinar a palavra de Deus.
A Assembléia de Deus tem uma fusão destes três modelos, sendo que o modelo congregacional se revela no acesso a corpo de membro da igreja, tanto para estar em comunhão com os demais membros quanto para ser excluído do rol de membros , é necessário o apoio unânime da igreja, por outro lado no que tange os assuntos ministeriais dentro de um campo missionário (cidade ou região) o modelo adotado é o episcopal, sendo o pastor presidente do campo a autoridade máxima na tomada de decisão, por outro lado, quando se trata de decisões doutrinárias e teológicas ou missionárias em nível estadual ou nacional, o modelo é o presbiteral, onde um grupo de ministros de cada campo missionário é escolhido para representar aquele campo em um congresso estadual ou nacional da AD.
Oficiais da igreja

Se você já observou as nomenclaturas dos inúmeros tele evangelistas já deve ter visto de tudo. Desde patriarca, pai apóstolo, apóstolo, missionário, Bispo, padre e pastor.
Boa parte destes nomes pomposos tem haver com o ego dos que se auto-intitulam isso e aquilo outro, o fato é que a bíblia tem uma função específica para pastor, presbítero e diácono.
Pastor ou Bispo
É o principal líder da igreja, sua função primordial é cuidar das necessidades espirituais dos membros que Deus colocou sobre seu cuidado, para isso ele deve ensinar e viver a palavra de Deus.
Presbíteros
Sua função principal é auxiliar o pastor na sua tarefa espiritual, para isso eles podem dentro da autoridade pastoral, pregar e ensinar a palavra de Deus.
Diáconos
Sua função principal é dar suporte ao trabalho do pastor e dos presbíteros, tanto em questões administrativas, quanto na manutenção da ordem do culto e outras funções que sejam requisitadas pela liderança eclesiástica.
Conclusão
É impossível que a igreja de Cristo influencie o mundo sem que não haja organização administrativa e espiritual, por outro lado, a organização da igreja de Cristo começa na vida de cada cristão.