Este artigo faz parte do meu livro: As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

Depois que Elias entra em um estado depressivo, só Deus consegue libertá-lo, nesse ínterim de tempo o mesmo pouco valor da a sua própria vida, tanto pedindo a morte, como se arriscando em deserto extremamente inóspito. Porém ao chegar à cadeia de montanhas do Sinai em que fica o monte Horebe, o mesmo tem um encontro com Deus que muda a sua vida.

Neste encontro Elias foi confrontado consigo mesmo, primeiro por uma série de eventos em que todo o ambiente ao seu redor é abalado e ainda assim não muda sua decisão de morrer antes da hora prevista por Deus, e por fim no diálogo que ele tem com Jeová, é possível perceber que Deus atua como um psicólogo moderno, ele convida Elias a desabar toda a sua raiva e estresse, nisso ele mostra para Elias o seu erro e o próprio desabafo de Elias trás paz a sua mente.

RECEITA DE BOLO

beauty girl cry

O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses no capitulo 4 e nos versículos 6 e 7 nos da à receita seguida por Elias para escapar da depressão, observe:

“não estejais inquietos por coisa alguma:antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e suplicas,com ação de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento,guardara os vossos corações e os vossos sentimentos em cristo Jesus.” (edição revista e corrigida sbb cpad.)

1º não se preocupar demasiadamente. Apóstolo Paulo deixa claro que o princípio da depressão é ansiedade, portanto, não ande ansioso, ou melhor, confie no senhor, não permita que sua fé se abale, afinal, ansiedade é um sintoma da incredulidade.

2º converse com Deus, desabafe com senhor, conte aquilo que você sente e precisa. Foi o que Elias fez na caverna do monte Sinai, ele contou para Deus o seu problema, e não teve medo de desabafar sua insegurança e necessidade de companhia.

3º seja grato a Deus pelo que ele tem feito. Um coração agradecido é sinal de quem reconhece a soberania divina e coloca sua fé na graça de Deus, e isso alegra o senhor.

O resultado:

1º paz que excede todo conhecimento. Esta paz é inexplicável, pois não significa a ausência de conflito externo ou interno, contudo, essa paz trás a certeza da vitoria, é uma paz baseada na fé e esta na esperança em um Deus que não falha.

2º mente tranquila. Quem tem a paz de Deus, consegue manter sua mente arejada, o sentimento de culpa e acusação desaparece dando lugar a animação, alegria e principalmente criatividade. Observe que isso não significa ignorância em relação aos problemas e conflitos, contudo os mesmos se tornam factíveis de serem solucionados.

3º emocionalmente estável. Depois de alcançada a paz que só Deus pode dar e termos a nossa mente tranquilizada pela ação do espírito santo, as nossas emoções e sentimentos se estabilizam, como resultado das ações anteriores;

Tudo isso aconteceu com Elias, ele recebeu a paz que excede todo o conhecimento, teve sua mente tranquilizada por Deus e suas emoções foram estabilizadas (o sentimento de autocomiseração e perca da autoestima desaparecerão, conforme o relato bíblico), foi exatamente esta a receita que segui para se livrar da depressão em minha vida, não foi fácil, no entanto com a graça de Deus, se tornou possível, tive que lutar com a preocupação demasiada, observei que boa parte das preocupações eram o que o apóstolo Paulo chama de “dardos inflamáveis do maligno”, ou seja, pensamentos plantados por satanás para tentar me levar a um estado de revolta contra Deus, e pior é que boa parte deles se baseavam em acontecimentos futuros que jamais poderia prever ou antecipar se a eles, depois de vencida essa batalha, tive que contar ao senhor como eu me sentia, isso é “deixando tudo no altar”, o desabafo ajudou a perceber que por mais que eu me sentisse acuado, maltratado, Deus pela sua misericórdia estava cuidando de mim, por fim orei a Deus reconhecendo a sua soberania e agradecendo o favor imerecido, com isso o resultado, não demorou aparecer, a paz que é impossível de se explicar, eu assenti, a sensação de que tudo vai da certo, de que as coisas vão se resolver, de que você é mais do vencedor, só mesmo quem passou por isso consegue entender o que significa paz inexplicável,  e esta paz ajudou a racionalidade a voltar a  minha mente, muitos situações que eram difíceis de se resolver, começaram a ter solução, e fato de saber que nem tudo estava perdido, estabilizou as minhas emoções, principalmente a sensação de raiva, revolta e desespero.

Hoje eu posso dizer que estou vacinado contra a depressão, porém isso não significa que não tenha momentos de desânimo ou que fique ansioso, contudo, sei que a uma saída, como também que a depressão é uma escolha entre confiar em Deus ou viver em ansiedade. Meu pedido a você leitor é que não permita que sua vida seja transtornada pela ansiedade e pela depressão, é possível, sim ter uma vida tranquila e segura em Deus, apesar de viver em meio aos conflitos, lutas e problemas cotidianos.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida e você quer saber como me livrei da depressão seguindo uma receita bíblica, vai lá na Amazon e me dá uma moral, retribua a generosidade comprando um dos meus livros.

As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

As 10 lições que aprendi com José.

Anúncios