Este artigo faz parte do meu livro: As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo [mais] do que o vestuário?

depressao

A depressão é mais uma das inúmeras patologias, que podemos chamar de mal do século 21, infelizmente é muita antiga, mais do que se possa imaginar, afinal, sempre houve pessoas que em momentos de desespero, perderam a fé na vida, em si mesmas e em Deus, aliás, se podemos definir a depressão, eu a definiria, como a perca de fé na vida.

O profeta Elias foi o mais ilustre personagem bíblico atingido por ela, o que é uma constante advertência a todos os cristãos de todas as épocas: você não é de ferro, não é Superman evangélico, muito menos homem de ferro cristão, todos nós estamos sujeitos a repetir a situação de Elias.

Mas como Elias acabou em um estado depressivo? Na lição anterior falamos sobre a ansiedade e o perigo que ela representa, contudo não foi relatado no que ela se transforma quando não é tratada, é justamente nesta lição, que explicamos a conseqüência final da ansiedade: a depressão.

A depressão pode surgir de inúmeras formas, desde uma situação traumática, ao um desânimo constante, porém a ansiedade é que mais contribui para o surgimento. Por quê? Todas as vezes que começamos a nos preocupar com o futuro de forma demasiada, estamos colocando o nosso cérebro para tentar desvendar o além que não conhecemos, o resultado é que boa parte daquilo que imaginamos nunca acontece, e isso influência de forma negativa na nossa vida, pois essa esperança não realizada cria a sensação de fracasso e de limitação pessoal, e estes sentimentos geram a depressão. Devido a isso Jesus cristo alertou em Mt 6:33 para que não andássemos ansiosos a fim de que as excessivas preocupações não nos tirassem alegria de viver. Foi à lição que Elias precisava aprender, sua necessidade de ser aceito pela comunidade israelita, como profeta, patrício e irmão, eram condicionados em sua mente, pela extinção do culto á baal em Israel, para que isso ocorresse os profetas de Baal deveriam se expulso, esta foi a sua fonte de ansiedade.

MAL DO SÉCULO XXI

Depois que percebe que sua ansiedade, havia feito sair do propósito divino, Elias entra em estado de depressão, a bíblia registra o tutorial do estado depressivo:

1º O medo se transforma em pavor. (1 RS 19.3). Ter medo é um sentimento natural ao ser humano, afinal o medo prolonga as nossas vidas (imagine que você não tivesse medo de pular de grandes alturas ou que não tivesse medo de ser condenado por Deus ao inferno e assim vivesse de qualquer maneira), contudo, se medo se transformar em pavor (medo incontrolável) as decisões são tomadas de maneira desastrosa, sem pensar e sem se importar com as conseqüências.

2º Elias se isola do convívio social. (1 RS 19.3). Esta decisão é fruto de alguém que esta vivendo em depressão, o ser humano é social por natureza, assim em momento de perigo, procuramos a companhia de nossos semelhantes, contudo, quem está dominado pelo pavor, não consegue tomar decisões sensatas e o mais comum é se isolar.

3º Perca de autoestima positiva (1 RS 19.3). Quando, nos isolamos das pessoas, perdemos uma importante ajuda: a opinião alheia, a mesma pode ser ácida, contudo, na maior parte das vezes, somos confortados pelas pessoas ao nosso redor o que diminui a dor que passamos e levanta a nossa autoestima, isto ocorre, pois a nossa autoestima (aquilo que pensamos de nós mesmos) é influenciada pelo que as pessoas ao nosso redor dizem sobre nos. Elias ao se isolar do contato humano, acaba perdendo sua autoestima positiva.

4º Autocomiseração (1 RS 19.4). quando perdemos a nossa autoestima positiva, o sentimento de autocomiseração ou complexo de vítima, assumi o comando de nossa mente, e depois este complexo impedi qualquer ação que nos impele a sair do estado de letargia emocional, já que sempre encontramos culpados por nossa situação e passamos a esperar que outros façam aquilo que precisamos.

5º perca de sensibilidade espiritual. Observe o fato do anjo do senhor esta do lado dele e o mesmo continua a dormir. Depois que a depressão toma conta de Elias apenas Deus consegue mudar a situação e isso nos traz um importante alerta se permitimos que ansiedade se  transforma em depressão, corremos grande perigo.

alex-gordo
Obesidade:Resquícios da depressão.

Assim como Elias eu também permitir que ansiedade se  transformasse em depressão em minha vida, por duas vezes isso ocorreu, a primeira vez eu estava entre os 13 e 14 anos de vida, foi uma época que não gosto de relembrar, pois estava sob influencia maligna, se não fosse a graça de Deus atendendo as orações de minha mãe e minha avó, só Deus sabe onde estaria. A segunda vez em que estive depressivo foi entre os 19 e 21 anos, nessa época eu engordei 20 kg, o que só aumentou o estado de baixa estima,tal estado ocorrer depois de ficar desempregado por mais de 1 ano e viver as custas de minha avó, foi horrível, contudo, novamente pela graça de Deus eu fui salvo da depressão, tenho conseguido emagrecer e consegui um emprego público,como também concluir nesse tempo o curso superior que fazia, porém as lembranças da depressão levarei pelo resto de minha vida, é exatamente estas lembranças que me inspiram a escrever este relato, pois é possível sim com ajuda de Deus sobreviver a depressão, assim como ele ajudou o profeta Elias a enfrentar suas inseguranças ele pode ajudar você também.

Se este artigo gerou valor positivo para sua vida e você quer saber como me livrei da depressão seguindo uma receita bíblica, vai lá na Amazon e me dá uma moral, retribua a generosidade comprando um dos meus livros.

As 10 lições que aprendi com o profeta Elias.

As 10 lições que aprendi com José.