Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 10º lição da CPAD para a classe de Jovens do 4º trimestre de 2016, aliás se não leu a 9º lição clique aqui.

licoes-biblicas-de-jovens-do-4-trimestre-de-2016
Comentarista: Thiago Brazil

Oi, leitor pra você que chegou neste Post, o título acima corresponde a 9º lição da CPAD para a classe de Jovens do 4º trimestre de 2016, aliás se não leu a 8º lição clique aqui.

A partir de 2013 em todos os canais de televisão ou sites de notícias, passou a ser ouvir falar de um tal de estado islâmico, ISIS, no inicio a maior parte das pessoas não deu muita atenção ao que parecia mais grupo terrorista com inspiração na AL Qaeda de Osama Bin Laden, contudo, logo o tal de estado islâmico se mostrou cada vez mais ousado e cruel, tanto pela rápida expansão na Síria e no Iraque, quanto pela selvageria de seus membros, uma das coisas que me chamou a atenção é que o grupo se acha mais santo ou mais puro na observação das leis e costumes islâmicos do que os demais grupo terroristas , devido a isso, tomou para si a missão de impor sobre os demais islâmicos como estes devem viver segundo a sharia e o alcorão. O que se observa no grupo terrorista, é que sua crença ao invés de ajudar a salvar pessoas, as mata, ao invés de promover a paz, faz a guerra, entretanto, este comportamento não é restrito aos islâmicos, cristãos e judeus outrora  tiveram seus grupos de ‘puros’ que preferia matar  os infiéis ao invés de converter- los a cristo.

Hayat Boumeddiene 'appears in Islamic State film' - 06 Feb 2015
muçulmanos que matam muçulmanos…[e todos que entrem em seu caminho]
Uma das acusações contra o cristianismo feito por anticristãos se deve ao motivo que em séculos passados, a fé foi usada como desculpa para perseguir e matar pessoas que tinha crenças diferentes, infelizmente nem toda pessoa que se diz cristão de fato conhece a Deus, o próprio Jesus combateu esta falsa religiosidade ao conhecer uma mulher que tinha uma religião parecida com o judaísmo, entretanto, por mais que conhecesse os dogmas religiosos, sua vida estava distante de Deus.

inquisicao-catolica
Inquisição cristã 

O estado daqueles que desenvolvem uma inadequada adoração

No evangelho de são João 4, a bíblia registra um encontro de Jesus com uma mulher samaritana, para quem não conhece a cultura da época de Jesus, Samaria era toda uma região que havia sido colonizada por descendentes de judeus e outros povos mesopotâmicos, que até tinham algumas semelhanças com os judeus, contudo, eram odiados por estes últimos, para os judeus não era admissível falar com um samaritano, pois para estes,os samaritanos, além de fruto de miscigenação de povos, praticavam o sincretismo religioso; Ter contato com um samaritano era motivo de vergonha e considerado passível de impureza cerimonial impedindo o judeu de oferecer sacrifício no templo.

Apesar de todo o background acima, Jesus teve um diálogo com a mulher samaritana:

Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse:— Por favor, me dê um pouco de água.(Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida.) A mulher respondeu:— O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.) Então Jesus disse:— Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida.

A primeira coisa que se nota nesta conversa é a rispidez com que a mulher responde a Jesus, para ela não importava se ele estava com sede ou se morresse por causa disso, o problema era dele, afinal ele era diferente dela, era Judeu e era homem, naquele momento, a mulher samaritana não via em Jesus um ser humano e sim um inimigo, alguém que deve ser aniquilado, sem piedade ou misericórdia.

indiferenca-a-dor-alheia
Que sentimento esta imagem passa para você?

O motivo pelo qual citei o estado islâmico é que toda pessoa que se diz cristão, mas não conhece a Deus de verdade, tem predisposição para ser indiferente ao sofrimento alheio, esta história que a bíblia registra, demonstra  que todos nós a medida que vivemos um cristianismo falso, sem cristo e sem conhecer a sua palavra, passaremos agir como a mulher samaritana, não se importando com as necessidades reais de pessoas de carne e osso como nós em nossa frente, devido a esta pertencer a outra religião ou ter um estilo de vida diferente do nosso, mas atenção isso piora! A medida que nós afastamos de Deus e abraçamos o legalismo, estaremos dispostos a matar outras pessoas dizendo defender a nossa fé.

Quando se trata de adoração sem conhecer a Deus, podemos resumir essa mensagem em três linhas:

Uma característica comum a todo falso adorador é o desprezo pelo próximo.

Todo falso adorador é indiferente ao sofrimento alheio daquele que é diferente de si.

O preconceito é natural ao ser humano, contudo, se torna cruel e indiferente quando a pessoa não conhece a Deus.

Quando Deus se torna um Severino quebra-galho

Leia a continuação do dialogo de Jesus com a mulher:

Ela respondeu:

— O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó?Então Jesus disse:— Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.Então a mulher pediu:— Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água.

Já observou que a momentos em nossa vida que esquecemos que somos cristãos? Basta o primeiro imprevisto e logo voltamos a ser o crente ‘sapatinho de fogo’, quando digo nós, me incluo, pois acredito que todo o cristão em algum momento de sua vida, se afastara de Deus sem perceber que o esta fazendo, nestes momentos a graça de Deus permiti que obstáculos surjam em nosso caminho  para que venhamos a repensar a nossa trajetória de vida, entretanto, ó que dizer da pessoas que usam Deus como o personagem do humorístico zorra total, Severino Quebra galho?

severino-quebra-galho
Deus quebra-galho aqui…

Foi o que aconteceu no diálogo de Jesus com a mulher samaritana, ela até se interessou pelo que Jesus estava oferecendo, contudo, sua intenção era apenas evitar o estresse de ter que sair casa, no sol quente para buscar água, ela não estava interessada em uma riqueza espiritual e eterna, sua preocupação era terrena e perene.

Uma palavra que representa bem este tipo de pessoa é pragmatismo, uma pessoa assim não tem paciência para esperar a vontade de Deus, sua fé serve apenas para auxiliar em problemas situacionais, em resumo: esta pessoa vive de imediatismo, só busca a Deus nós momentos difíceis, infelizmente esta pessoa  já caiu na armadilha de satanás, a mesma que Eva e Adão caíram, a mesma acredita que pode obter tudo de Deus em troca de uma adoração superficial.

A verdadeira adoração

A continuação do dialogo de Jesus com a samaritana:

 Jesus disse:

— Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.

Sabe qual é o principal problema que o cristianismo enfrenta quando se torna maioria em um local? A conversão deixa de ser genuína e passa a ser difundida devido à cultura local incentivar o estilo de vida cristão. Esta tem sido a causa que leva ao surgimento dos cristãos sem igreja ou desigrejados, países como EUA, Reino Unido, Alemanha e países escandinavos, já foram o berço do protestantismo mundial, contudo, se tornaram nações de pessoas distantes de Deus, que novamente precisam de um avivamento.

igreja-bar
E pensar que já foi um local de adoração a Deus

O que nós torna um verdadeiro cristão e um verdadeiro adorador é o conhecimento que temos do senhor  através de sua palavra , isso significa que além conhecemos sua vontade devemos colocá-la em prática em nossas vidas

No diálogo de Jesus com a samaritana, ele explica a adoração que Deus espera de nós, em espírito e em verdade, podemos resumir suas palavras:

Adorar a Deus em espírito nada mais é do que o ser humano retornando a sua função primordial no plano divino. É a forma mais simples de adorar a Deus, pois as ferramentas necessárias já estão embutidas no ser humano, o que lhe falta é senso de direção.

Adorar a Deus em verdade é a forma mais difícil, pois requer que nossa vida reflita o caráter e a nobreza de cristo, só conseguem adorar a Deus em verdade, aqueles que de fato conhecem a Deus e permitiram ser moldados pela sua palavra.

 Os efeitos da verdadeira adoração

gargalhada
A verdadeira adoração é como um sorriso: contagiante!

Sabe qual é a melhor sensação que um ser humano pode sentir em toda sua vida? É ser reconhecido por Deus. Para isso ocorrer é necessário que haja  comunhão entre Deus e  a pessoa, quando isso ocorre, a vida desta pessoa é transformada radicalmente para melhor, ela se torna uma benção no local onde vive, sua vida passa a ser exemplo de sucesso e de inspiração para os vizinhos.

A melhor forma de você entender os resultados que a comunhão com Deus traz é sorrir em um ambiente em que as pessoas estão tensas, à medida que você começa a sorrir, as pessoas no ambiente começam a relaxar e muitas vezes começam sorrir também.

Portanto que possamos conhecer mais a cristo e sua palavra  para que não sejamos religiosos e sim verdadeiros cristãos.

Anúncios